Lei seca
Vocês estão acompanhando a repercussão da ´lei seca´ no trânsito. Tolerância zero com o álcool. Há motorista chiando. Há motorista preso. Há gente esperneando por toda parte. Um amigo meu, de tão assombrado com a nova lei, nem mais está usando álcool no tanque. O carro dele é flex, mas mesmo assim só está colocando gasolina. Álcool, nem pensar. Está na hora também de uma ´lei seca´ no futebol. Hora de parodiar: se vai jogar, não beba. Se vai beber, não jogue. Questão de compromisso. Campeonatos competitivos como a Série A e a Série do Brasileirão jamais podem abrigar jogadores que trocam a noite pela dia ou que, no lugar do treino intensivo, optam pelas baladas da madrugada. Madrugada é para seresteiros, fãs das músicas de Orlando Silva, Sílvio Caldas... Jogador de futebol, que se preza, não envereda pelos tortuosos caminhos das noitadas. Quem farreia logo se denuncia em campo.
BirinaiteDurante muito tempo o futebol cearense manteve benevolência para com jogadores chegados ao birinaite. Os exemplos negativos vêm mais da década de 60, quando treinadores iam buscar ídolos nos lupanares. Como os ídolos brilhavam assim mesmo, virou cultura.
FracassoCansei de ouvir até cronista esportivo dizendo que pouco importa a vida do jogador fora de campo se em campo ele resolve o problema. É verdade. Mas hoje em dia é difícil um jogador que comete extravagâncias corresponder na hora do jogo. Geralmente ele fracassa.
ExplicaçãoTorna-se cada vez mais difícil um ´bebinho´ chegar em campo e resolver o problema, pois o futebol de agora exige mais força física que o de antigamente. Antes, o talento sozinho tinha condição de se impor. Mas agora a marcação forte e a excelente preparação física dos adversários deixam em apuro os ´bebinhos´.
MinguadaA cota de R$ 38 mil do jogo do Fortaleza, sábado passado, não dá para cobrir sequer o salário de jogadores mais qualificados. Fazer futebol assim é muito difícil.
PosturaConheço Edilson José há muitos anos, desde o tempo em que ele era jogador de futebol. Leva vantagem o dirigente que, como Edilson, conhece as mumunhas dos ´boleiros´ porque conviveu com essa gente. Ele sabe do ardil que existe. Não é a primeira vez que Edilson dá o grito para segurar a situação. Não faz muito, no caso Palomares, ele definiu rumos. Agora não poderia ser diferente.
Futebol
No Ceará, jamais Allan Dellon mostrou o futebol que motivou a sua contratação. Veio o jogador; o futebol, não. Há 15 dias Lula disse no programa do Belmino (TV Diário) que mantinha Dellon porque ele poderia ´explodir´ a qualquer momento. Ah, sim!
PreferênciaO certo é colocar em ação quem queira honrar a camisa do clube alvinegro. Gente como Ederson, que ornamentou o Debate Bola de domingo passado, na TV Diário, com um golaço que só os craques sabem fazer. Gente que queira pegar firme como Izaquiel.
AmornarA mania de amornar certas situações com jogador que não tem compromisso com o clube alvinegro termina prejudicando a seriedade de um trabalho. Melhor encaminhamento teria se passasse a operar apenas com profissionais conscientes de suas obrigações perante o clube e perante a torcida.
DurezaLinha dura é o que pretende adotar Evandro Leitão com indisciplinados. Quem quer beber e fazer farra tem de procurar blocos de folia e não times de futebol. Longe o tempo em que havia como contemporizar. Hoje, com o futebol que exige preparo físico perfeito, não há como.
IntermunicipalJornalista Marconi Alves comunica que amanhã, quinta-feira, acontecerá importante reunião com representantes de seleções que vão disputar o Intermunicipal de futebol, promovido pela Apcdec. A reunião será às 14h30min, na sede do Sindicato dos Radialistas (Rua Capitão Melo, 3750). Informações pelo telefone (85)3283.4848.
"Luis Aragonés tornou-se o melhor treinador da história do futebol espanhol."Cesc Fábregas
Volante da Seleção da Espanha, campeã da Eurocopa 2008