Sensatez
Que bela entrevista o técnico Luiz Carlos Barbiéri concedeu aos integrantes do Debate Bola (TV Diário). Além de ser simpático, ele é do tipo que não foge dos assuntos. Analisou o insucesso da estréia, mas foi muito convincente quanto ao êxito que espera ter no comando tricolor em decorrência do trabalho que ali desenvolverá . Sobre o grupo, considera boa a qualidade. E entende que a retomada poderá acontecer naturalmente, sem transtornos. Barbiéri prefere observar mais. Atribuiu os equívocos do jogo passado, segundo depoimentos dos próprios jogadores, às dificuldades que os atletas tiveram na passagem do modelo 3-5-2 para o 4-4-2. Mas tudo é uma questão de tempo. A explanação foi ótima, segura. Barbiéri é simples, incisivo, sereno, convicto, sensato. Pelas coisas inexplicáveis do futebol, pode até não dar certo no Pici. Mas ele tem tudo para conseguir êxito na sua missão.
MomentoA frase dita por Barbiéri, inserida no rodapé, mostra a correção de sua linha de raciocínio, ou seja, é chegar para ficar. Não adiante desfilar no G-4 durante quase o ano todo para no fim experimentar a frustração de não subir. Chegar, sim, ainda que na última rodada.
EsperançaEsquerdinha e Izaquiel (o Zequinha) deram um show de simpatia e descontração no ´Debate Bola´. Pelo estado de espírito dos dois, não tenho dúvida de que mais cedo ou mais tarde terão suas merecidas oportunidades na Série B. As esperanças estão aí.
OpçãoEsquerdinha disse que também tem experiência na meia-esquerda, onde já atuou. Como o ala esquerda Fábio Vidal também está quase no ponto, as opções do Ceará estão sendo ampliadas. Esquerdinha poderá jogar na meia. Coisa recente, o volante Dedé foi utilizado na ala direita. E deu conta do recado. Mais opção.
EspanhaAcompanhei bom número de jogos da Eurocopa 2008, que a Espanha conquistou. Em nenhum vi o futebol-arte. Na maioria, força física, marcação, velocidade louca, alucinante, o tempo todo. Respeito os que gostam desse modelo tipicamente europeu, mas prefiro o futebol-arte, embora saiba que hoje é exceção na vitrine nacional e internacional.
Velho amigoA propósito de futebol internacional, sempre que vejo Josep Blatter logo lembro do Alternir Mossoró, operador de som da Verdinha, amigo do presidente da Fifa desde a Copa do Mundo de 1998, na França.
ArbitragemNa ´Copa das Confederações´, em 2009, na África do Sul (tipo ensaio para a Copa do Mundo de 2010), haverá a experiência da arbitragem a seis. Tudo bem. Mas preferia o avanço do uso da informática e da televisão para tirar dúvidas em lances polêmicos.
TécnicosAtenção moçada! Alô turma que discrimina os que têm mais de 60 anos. O técnico que ganhou a Eurocopa, comandando a Espanha, foi um senhor de 69 anos de idade, chamado Luis Aragonés. Será preciso dizer mais alguma coisa? Claro que não.
Tem mais
João Batista Belinaso Neto, mais conhecido como Léo Batista, apresentador da TV Globo, completará 76 anos de idade no próximo dia 22. E segue firme, dando seu recado com muita competência. /// Airton Fontenele, com 80 anos, ainda é o pesquisador mais consultado sobre a Seleção Brasileira.
InterpretaçãoDirão talvez que, nos dois tópicos anteriores, estou advogando em defesa própria, já que completei 61 anos de idade. Pode até ser. E que assim seja. Neste país, onde com 40 anos de idade a pessoa está sendo chamada de velha, é preciso que alguém levante a voz a favor dos idosos.
Artilheiro
Atenção jogadores de defesa do Fortaleza! No ataque do Vila Nova está o veterano Túlio Maravilha. O homem, com sete gols, é artilheiro da competição. O quarentão Túlio ainda é motivo de atenção especial. Foi por falta de atenção do Ceará que ele, já nos acréscimos, fez o gol da vitória do Vila Nova em Goiás. Recado dado.
"Mais do que agora, prefiro chegar ao G-4 na última rodada. Lá estarei seguro".Barbiéri
Técnico do Fortaleza