Confiança
Nos treinamentos, confiança. No embarque, confiança. Em nenhum momento, transpareceu aquela preocupação que muitas vezes se observa quando um time viaja para enfrentar duro desafio lá fora. Assim a imprensa registrou as manifestações dos jogadores e da comissão técnica do Ceará com relação ao jogo de hoje em Santa Catarina. O lamento inicial por ter saído do G-4 logo foi substituído pelo desejo de voltar à zona de classificação, fato possível com vitória hoje sobre o Avaí. Utopia? Muitos dirão que sim, mormente porque vitória cearense em outras praças está no rol das exceções. O mais comum é o empate. Tudo bem. Não refuto dados concretos. Mas alimentar a esperança de vitória fora de casa deve fazer parte sempre. Se assim não fosse, nem adiantaria sair daqui. Sei que em 14 jogos que o futebol cearense fez fora de casa na atual Série B, não houve uma vitória sequer. Mas tudo tem a primeira vez.
Espaços
O Ceará, quinto colocado, vai encontrando seus espaços. Gradualmente supera os percalços iniciais. Ainda padece problemas de contusão de jogadores que, como Izaquiel e Esquerdinha, foram contratados pela certeza de que corresponderiam. Já, já estarão no ponto.
Soluções
Terei grande surpresa se Izaquiel e Esqurrdinha não resolverem o problema do Ceará nos respectivos setores. Acho que resolverão. Quando isso acontecer, Dedé será mais uma opção, mas desta feita como volante. As coisas estão se encaixando, tudo no devido tempo.
Mensagens
Não conto o número de mensagens que recebi, tanto no jornal quanto na televisão, a respeito da preferência da torcida tricolor sobre o técnico ideal para comandar o Fortaleza nesta nova fase. Os mais citados foram Argeu dos Santos e Jorge Veras. Mas, na maioria das vezes, a voz da torcida não afina com o pensamento do alto comando.
Teoria
É predominante a opinião de que um time montado durante o certame estadual e mantido para o Campeonato Brasileiro tem tudo para dar certo. Assim fez o Fortaleza. Ganhou o título e manteve a maioria do grupo. Mas na ´B´, no lugar do embalo, um retrocesso.
Permanência
A rigor, o Leão perdeu apenas Márcio Azevedo. E, assim mesmo, após algumas rodadas. Os demais estão aí. A saída de Heriberto da Cunha veio em decorrência dos resultados, não obstante ele ter alegado que saiu porque não foi atendido nas contratações solicitadas.
Seleção
Atenção Lula Pereira! Na Seleção da Série B (7ª rodada), escolhida pelos integrantes do site (futebolinterior.com.br), dois nomes do Avaí: o meia-atacante Válber e o técnico Silas Pereira. O primeiro pelo show que deu na vitória sobre o América/RN; o segundo porque levou o Avaí à vice-liderança.
Voltas da vida
Silas Pereira, que não deu certo no Fortaleza, está numa boa no Avaí, sendo elogiado por toda a crônica de lá. Já o Fortaleza passa fase de transição exatamente por problema de treinador. São as voltas que a vida dá.
Matemática
De Marcelo Paiva: ´Gostaria que você me explicasse a matemática introduzida no futebol. Exemplo: Gols - média de 5,7 ; finalizações, 3,4... Para mim, futebol é um esporte exato assim como a matemática. Como pode existir um gol e meio , duas bolas e meia na trave? Está na hora de acabar com essa bobagem´.
Toban
Prossegue até sexta-feira, na Base Aérea de Fortaleza, o Torneio de Bases Aéreas do Nordeste (Toban). Modalidades futebol soçaite, vôlei, cabo de guerra, corrida rústica, tiro prático avançado e conhecimentos militares. Visa ao congraçamento e aperfeiçoamento dos participantes.
Patrocínio
A cearense Carolina Carvalho (Carol), de apenas sete anos, é campeã de caratê e pretende disputar em São Paulo a Seletiva do Pan-Americano, que começa no dia 1º de julho. A Carol está pronta para ganhar medalhas. O problema é a falta de patrocínio para a viagem. Quem quiser patrociná-la deve ligar 9618.8850.
"Todos os outros técnicos da seleção também passaram por isso. Parreira, Zagallo..."
Dunga, sobre as vaias
Técnico da Seleção Brasileira