Matéria-547538

Modelo ideal

É difícil uma equipe alcançar o ponto ideal. Há quem ache isso impossível. Mas é bom não confundir time ideal com time perfeito. São situações parecidas, mas diferentes. O Ceará do segundo tempo contra o Bahia projetou a imagem de uma equipe ideal, mas ainda carente de ajustes no setor defensivo. Já o time perfeito, engrenado, com todos os compartimentos justapostos, geralmente fica no rol das exceções. O modelo ideal do Ceará seria o do segundo tempo contra o Bahia, com as devidas correções na defesa. Mas vale lembrar que o modelo por mim considerado ideal pode não ser o melhor na avaliação do leitor. As concepções diferem bastante. Chamo de ideal um time com proposta ofensiva, espírito guerreiro, nítida definição tática, boa técnica e vontade coletiva. O Ceará esteve perto disso no segundo tempo do jogo de terça. Mas longe de ser admitido como time perfeito.

Qualidade

O volante Dedé, mesmo fora de sua posição, mostrou competência na ala direita. Calculem quando tiver chance de atuar como volante, onde brilhou no Ferroviário. Detalhe: Dedé é bom também nos chutes de longa distância, situação ainda não explorada no Ceará.

Aprimorar

Ciel bateu várias faltas da entrada na área do Bahia. Mas em nenhum momentos teve a precisão de que dele se esperava. Ao Ciel é necessário aperfeiçoamento para alcançar resultados satisfatórios. O aproveitamento do Ceará nas cobranças de falta está longe do que Lula deseja.

Serenidade

Mudança de treinador gera sempre inquietações. Fase de transição que traz muita expectativa. Aliás, no futebol ou em outro segmento profissional, alteração no comando cria ambiente que requer cuidados especiais. É o caso do Fortaleza no momento.

Programa

Alexandre Irineu, interino técnico tricolor, disse logo ao grupo que manterá basicamente o mesmo programa que vinha sendo seguido. Transferirá ao seu sucessor a responsabilidade das transformações que serão implementadas, segundo cobrança feita pelo diretor de futebol, Edilson José.

Presença

O trabalho está sendo acompanhado de perto pelo presidente Marcelo Desidério. O próprio Edilson José também está muito atento, pois mais do que nunca ele sabe da urgente necessidade de uma arrancada tricolor rumo ao G-4. A vantagem de Edilson está no fato de, como ex-jogador, ter amplo conhecimento da matéria.

Nível

O Fortaleza mudou de treinador várias vezes nos últimos tempos. Todos de elevado nível. Zetti, Paulo Bonamigo, Silas Pereira, Heriberto da Cunha, Hélio dos Anjos. Bagagem nacional e internacional. Pelo que conheço do alto comando tricolor, a linha será mantida.

Diferença

De Renan Mobarack (renan_mobarack@yahoo.com.br), que está em São Leopoldo, Rio Grande do Sul: ´No site da CBF (www.cbfnews.com.br), do dia 08/05/2008, foi divulgada a listagem oficial dos árbitros aspirantes à FIFA, mas não constam os nomes dos árbitros cearenses citados em sua coluna de 14/12/2008. Abraços´.

Resposta

Com relação aos árbitros cearenses no quadro da Fifa, caro Renan, havia uma expectativa. Quero crer que, no momento oportuno haverá o reconhecimento, pois eles já provaram que têm qualidade.

Efeito

Em 60 jogos do Campeonato Brasileiro, a arbitragem cearense foi contemplada apenas com uma partida. Marco Antonio Sampaio apitou um jogo do Bahia. Agora, ficaremos esperando os efeitos da conversa que o cel. Afrânio Lima manteve no Rio, protestando contra essa situação.

Atencioso

Heriberto da Cunha concluiu sua passagem pelo futebol cearense. De minha parte, agradeço a atenção que ele sempre teve para comigo. Jamais deixou de atender os convides para participar dos programas, mesmo quando os resultados dos jogos não eram bons. Sabia ser cortês, atencioso.

"Acreditamos que após as Olimpíadas o regime chinês não será o mesmo".
Henrique Nicolini, sobre o sopro de liberdades dos jogos olímpicos
Colunista da Gazeta Esportiva.Net