Um chute
O empate (1 a 1) conseguido pelo Fortaleza em Caxias do Sul foi um achado. Rômulo fez o gol exatamente na reta final quando maior era o sufoco enfrentado pelo Leão. O resultado não retratou a grande superioridade gaúcha no segundo tempo. Ponto para ser muito comemorado em razão das circunstâncias desfavoráveis. No primeiro tempo, o Fortaleza criou melhores situações. Osvaldo perdeu grande chance, quando pegou desguarnecida a trave do Juventude. Mas na fase final, a configuração mudou. Zetti fez entrar Maicon e depois Tiago. Foi para cima. Xuxa tomou conta do jogo. Sumiu o Fortaleza. Diego perdeu gol feito. Aviso dado. Xuxa fez 1 a 0. Tiago teve gol legítimo anulado. O tricolor cearense limitava-se a ver a banda passar. Heriberto demorou, mas fez entrar Mazinho Lima e, posteriormente, Raul. No único chute a gol dado pelo Fortaleza na fase final, Rômulo empatou. Um achado.
ObservaçõesCoincidência ou não, o Fortaleza sumiu após a saída de Erandir que, contundido, não voltou para a fase final. /// Heriberto demorou a mexer. Aceitou o avanço gaúcho e só mudou após levar o gol. /// Mazinho e Raul deveriam ter entrado mais cedo.
VizinhosSegundo Dacildo Mourão, os árbitros do Rio Grande do Norte estão na mesma situação dos árbitros cearenses: discriminados pela CBF. Não entram nem no sorteio, quer da Série A, quer da Série B. Até quando alguns estados nordestinos serão vítimas desse desigual tratamento?
ProgressoO Ceará está alcançando progressos. Isso é notório. Mas ainda há aspectos que merecem reflexão. O número de contratações, não raro, é questionado. Para uns, houve necessidade pela emergência na formação da equipe. Para outros, exagero que gerou custos desnecessários.
DespesasHá um ditado popular que diz: tudo demais é veneno. O dinheiro gasto com passagens e hospedagens de gente que já veio e foi embora daria por certo para ter contratado jogadores capazes de solucionar os persistentes problemas reinantes em Porangabuçu.
AcertosAinda bem alguns que chegaram dando conta do recado. Caso, por exemplo, de Marcelo Bonan, goleiro que vem cumprindo bem sua missão, inclusive elogiado pelo paredão, Adilson. Ciel, a despeito de contratempos, há mostrado boa participação. Precisa aprimorar apenas a finalização, pois está bem na movimentação.
CearensesTodos esperam que Dedé não seja mais um a esperar eternamente por uma chance no time principal. Terá ele desaprendido tudo o que mostrou quando no Ferroviário? O técnico Lula Pereira também deve, com a sua inteligência, traçar modelo onde, embora como alternativa, possa melhor aproveitar o atacante Vavá.
AvaliaçãoTudo é muito simples. Da mesma forma que Messias e alguns outros foram desligados, também os cearenses poderão ser desligados, desde que tenham em campo a oportunidade de avaliação que os outros tiveram. Aí, se não derem conta da missão, jamais poderão culpar o treinador.
PretextoSe os alvinegros citados não tiverem chance, por certo alegarão que estão fora por opinião do treinador. Mas, se utilizados, não poderão transferir a culpa do seu insucesso ao técnico Lula.
ComplicadoA Copa do Brasil termina hoje. Como nordestino, gostaria de ver campeão o time pernambucano. Mas reconheço que a situação é bem mais confortável para os corintianos. Detalhe importante: o Sport terá de buscar o ataque, sem poder sofrer gols. Isso complica. Mas...
SubidaNão faz muito, o futebol pernambucano, em baixa, ficou sem representantes na Série A, sendo o Fortaleza o único time do Nordeste na elite. Hoje, os pernambucanos decidem a Copa do Brasil e têm na Série A o Náutico (3º colocado) e o Sport (6º colocado). Síntese: o futebol pernambucano subiu. O nosso desceu.
"O pessoal fala da seleção que jogou a Copa de 1982, mas a de 58 foi uma maravilha".
Ari Clemente, preferindo a Canarinho campeã mundial na Suécia
Zagueiro do Corinthians na década de 50