Avaliação
Ouvi de muitos analistas a opinião de que o Corinthians é um time de primeira na segunda divisão. Em outras palavras: o padrão corintiano está acima dos demais clubes da Série B nacional, razão por que vem mantendo 100% de aproveitamento. A maioria dos cronistas também concorda: uma das quatro vagas, possivelmente a primeira, já é do Corinthians. Espécie de classificação antecipada ou, mais que isso, um desfile superior desde a largada da competição, quer pela estrutura, quer pela tradição, quer pela diferença financeira. Em campo, o time vem mesmo confirmando tal situação. Pergunto: a qualidade do futebol cearense, com Fortaleza e Ceará, é de primeira ou de segunda divisão? Com toda isenção respondo: ainda é de segunda. Precisa melhorar para alcançar patamar mais qualificado. Mas o fosso não é intransponível. Apenas exigirá melhor investimento para chegar à elite.
PossibilidadeO Fortaleza, pela estrutura e aporte financeiro de empresas sólidas, dá sinais de que, com alguns ajustes, poderá chegar à Série A já no próximo ano. Ainda assim há o público reconhecimento de que dependerá de seu crescimento na competição. Tem boa força reserva no elenco.
IdadeLamentei ver o árbitro Luzimar Siqueira, por problema de idade, sem chance de ingressar no quadro da CBF. Por certo, daria importante contribuição à arbitragem nacional. Luzimar, em diversas ocasiões à frente de jogos decisivos, mostrou-se melhor do que muitos ´Fifa´ que vieram apitar aqui.
EsperançaO Ceará, que já fez parte do G-4, oscila um pouco mais. Mas tem demonstrado avanços. Lula disse que os cinco novos contratados chegaram com referências sólidas. Mas a definição de titularidade só acontece mediante a produção nos jogos, que difere da produção nos treinos.
GarraLula reconhece o talento do volante Dedé, mas está pedindo deste atleta mais espírito de luta, vontade, garra. Segundo o treinador, é preciso que Dedé seja mais guerreiro para ganhar a posição. Taí o recado.
MotivoSobre o motivo que o levou a treinar Dedé na lateral-direita, Lula Pereira explicou que foi simplesmente a falta de jogador para a posição. Mas não tenho dúvida de que, se produzir o que produzia no Ferrão, Dedé terá vaga no time titular.
SubstitutoMárcio Azevedo é página virada. Fez sua parte. Bom profissional. Agora cabe ao Heriberto da Cunha escalar o melhor dentre os disponíveis, isto é, Guto ou Eusébio. A propósito, Eusébio fez belo trabalho no Horizonte.
OportunidadeCostumo dizer que jogador se escala. Júnior Cearense deu sinais de melhor distribuição de jogo diante do Corinthians, mesmo tendo entrado no segundo tempo. Agora poderá até começar como titular.
AlaJogador que está na suplência deve psicologicamente se preparar para possível escalação. Nesta parte, Gilberto Matuto pode ficar atento. Ele brilhou no Icasa. E está de olho numa chance
PosseSerá no dia 14 de junho, um sábado, a solenidade de posse do presidente eleito do Ferroviário, Paulo Vágner, e de seu vice, Renato Rocha. Até lá, Francisco Neto e Valdir Sampaio continuarão tocando o barco. Valdir permanecerá na diretoria jurídica do clube. Para a festa, estão articulando a vinda do Santa Cruz de Recife, visando a um amistoso.
DivisãoÉ bíblico: reino dividido não se põe de pé. A divergência entre o vice-presidente da FCF, Mauro Carmélio (foto), e o presidente, Mário Degésio, só fragiliza um órgão que, por sua natureza, não raro é alvo de críticas. Unidade de pensamento, creio, seria melhor, pois evitaria situações desconfortáveis como no caso do Castelão.
RecordandoAs comemorações pela passagem dos 94 anos do Ceará Sporting Clube trouxeram lembranças de alvinegros históricos. Fernando Façanha (já falecido), Euler Pontes, Eulino Oliveira, Antonio Goes, Franzé Morais, Luís Teixeira de Pádua, Luís Campos, Ernando Uchoa Lima, dentre outros. Detalhe interessante: durante muitos anos, o dr. Ernando Uchoa Lima, um dos mais conceituados juristas de nossa terra, sempre dava a volta olímpica junto com o time alvinegro, quando de um título estadual conquistado. Hoje, pouco vejo esses alvinegros históricos.
"A dedicação dos jogadores está sendo excepcional. Eles estão dando o máximo".
Dunga, sobre o atual grupo
Técnico da Seleção Brasileira