Titulares
Não existe time misto do Corinthians. Existe o Corinthians paulista. Forte. Ora, André Santos, Carlos Alberto, Fabinho e Lulinha não jogaram contra o Botafogo porque estavam suspensos. Nem por isso disseram que o Coringão estava com time misto. O time de Mano Menezes tem um grande elenco. Taí, inclusive, a estréia de Elias, que era da Ponte Preta. O Fortaleza tem de encarar o Coringão sem essa de pensar que a equipe vem mais frágil porque mesclada. Ilusão. O Corinthians vem inteiraço, com o Pacaembu superlotado. Assim o Fortaleza enfrentará o Timão. O tricolor tem qualidade. Com o meia Lúcio e o atacante Fábio Oliveira à disposição, Heriberto da Cunha ha novas opções. Inicialmente, creio, ele adotará modelo cauteloso. Depois, estudadas as circunstâncias, poderá liberar gradualmente o grupo. Entendo que a melhor estratégia para o jogo de hoje é ser prudente, sem ser covarde.
ResponsabilidadeO jovem Osvaldo terá experiência fantástica: mostrar seu talento em pleno Pacaembu lotado. Em desafio assim, será importante que atletas mais experientes como Paulo Isidoro e Rômulo orientem Osvaldo, mormente se ele der sinais de que sente a responsabilidade.
ServiçoMárcio Azevedo, o melhor lateral-esquerdo do futebol cearense, esteve na mira do Corinthians. A transferência não se concretizou por pequenos detalhes. O interesse do clube paulista aconteceu em razão das boas apresentações que Márcio fez, quando dos jogos pela Copa do Brasil. Hoje, Márcio poderá incomodar os corintianos.
Oportunidade
Dedé, que tanto brilhou no Ferroviário, aguarda uma oportunidade no time de Lula. Pelo que apresentou no certame estadual, quero crer que, se for contemplado com uma chance, saberá segurá-la de vez.
Na filaExpectativa também com relação a Ederson. Voltou ao Ceará. Como outros, está na fila. Espera oportunidade. Referências elogiosas ao seu trabalho existem. Mas só mesmo Lula Pereira sabe qual o momento ideal para utiliza-lo. A conferir
Sem chanceArbitragem cearense ainda não apitou na Série B nacional 2008. Será discriminação? A propósito de arbitragem, lamentei Luzimar Siqueira ter ficado fora do quadro da CBF. Luzimar tem 37 anos. O limite da CBf é de 35 anos. Que pena!
Lateral-esquerdo
Depois de Márcio Azevedo, o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Cearense 2008 foi Esquerdinha, que o Ceará contratou. Tem potencial. Resta esperar que retome rápido sua melhor condição, já recuperado da contusão que sofreu. É bom.
AusênciaA propósito, foi pela ausência de Esquerdinha que o Icasa perdeu o poder de fogo que tinha pelo seu setor. E isso refletiu na queda de produção do grupo nas partidas finais do certame.
AmistosoHoje, em Seattle, Estados Unidos, o Brasil enfrenta o Canadá. A Canarinho da ´Era Dunga´, de agosto de 2006 a março de 2008, fez 26 jogos, 18 vitórias, seis empates e duas derrotas. Utilizou 49 jogadores.
Três jogosAté hoje, aconteceram três jogos entre as seleções principais de Brasil e Canadá: 1994, em Edmonton, 1 a 1 . Dunga atuou nessa partida; 1996, em Los Angels, Brasil 4 a 1, Copa Ouro; 2001, em Ibaraki, 0 a 0, Copa das Confederações. Dos atuais convocados, Lúcio atuou nessa última partida. (Dados de Airton Fontenele).
AçãoO presidente do Ceará, Evandro Leitão, tem mostrado jogo de cintura. Neste vaivém de atletas para a montagem final do elenco, sempre aparecem despesas extras que devem ser cobertas. Evandro tem conseguido manter o grupo em dia. Além disso busca novas parcerias. Agora no G-4, espera maior presença da torcida.
RecordandoEm 1976 estive no Pacaembu para narrar Corinthians e Fortaleza. Estádio superlotado. A torcida corintiana sempre foi presença viva. Eu trabalhava na Ceará Rádio Clube. Recebi todo o apoio de Walter Abrahão e Milton Camargo, dois nomes consagrados da Rádio e TV Tupi de São Paulo. O técnico Moésio Gomes comandou o tricolor cearense. O Fortaleza fez 1 a 0. Haroldo, ponta-direita, criou a jogada, mas não recordo quem concluiu. Não sei se Amorim. Silêncio no Pacaembu. Mas, ainda no primeiro tempo, Geraldão empatou. E o mesmo Geraldão virou para 2 a 1, placar final.
"Temos de levar em consideração também o desgaste físico".
Mano Menezes, analisando jogos da B e da Copa do Brasil
Técnico do Corinthians