´Limite do Limite´
O técnico do Corinthians, Mano Menezes, disse que ´em alguns momentos, a equipe jogou no limite do limite´. Portanto, o próprio treinador admitiu o desgaste máximo do grupo na vitória nos pênaltis sobre o Botafogo, triunfo que garantiu o Timão nas finais da Copa do Brasil. O que significa para o Fortaleza a classificação corintiana? Resposta simples: maior responsabilidade do Leão. Tal triunfo motivou a ´Fiel´ que, com certeza, lotará o Pacaembu. O tricolor cearense terá de fazer o seu papel, independe das conseqüências dos compromissos do time paulista na outra competição. Nada de pensar que o Corinthians irá se poupar, ainda que, de forma inconsciente, isso possa acontecer, pois nenhum jogador quer ficar fora de uma final. Ao Fortaleza importa a Série B. E deve esperar um Corinthians inteiraço, até porque estarão de volta André Santos, Fabinho, Lulinha e Douglas, que não atuaram contra o Botafogo.
Sem alardeO presidente do Ceará, Evandro Leitão, de forma discreta, ao seu estilo, vem conduzindo bem o Ceará. E colhe os frutos iniciais com o time no G-4. O projeto é Série A em 2009. Há os percalços, mas Evandro acredita que alcançará seu objetivo. Dedicação existe. Ótimo.
ArtilheiroPaulo Isidoro será importante na tarefa tricolor de buscar pontos em São Paulo, amanhã. Isidoro atravessa ótimo momento. Com cinco gols, é o artilheiro isolado da Série B nacional. Sua experiência será de grande valia nos momentos de definição diante do Corinthians.
EtapasLula Pereira está confiante. Agora que melhorou a produção na meia-cancha e no ataque, por certo dará maior atenção ao apoio que os alas terão de oferecer, de forma mais incisiva, ao ataque. A torcida é que poderia dar uma trégua, aliviando as pressões, mormente com relação ao ala Messias.
EmbotamentoEm qualquer atividade humana, não conheço ninguém que possa produzir bem sob vaias e pressão.
Gera desconforto ao atleta ser xingado nas vezes em que está com a bola. Dá embotamento, gente.
AssembléiaNo Ferroviário, com a saída de Francisco Neto e Valdir Sampaio, haverá assembléia para homologar o nome de Paulo Vágner como novo presidente do clube. Acontecerá terça-feira próxima, às 18 horas, na sede da CBTU.
Sensação
O jovem Osvaldo está convivendo bem com a inesperada fama. O rapaz simples, mas bem orientado, administra a situação sem deixar que haja qualquer influência disso no seu tipo de comportamento. Que bom.
Sucesso
Da mesma forma, o jovem Léo Jaime também tem procurado conviver com a nova situação de prestígio junto á torcida. Nesta fase é preciso dar ao atleta todo o apoio psicológico possível. Sucesso repentino tem um peso.
NordestinoCom sentimento nordestino torço pelo Sport contra o Corinthians, como já o fiz contra o Vasco, apesar de minhas simpatias vascaínas. Mas não há nordestino que suporte Edmundo, que nos chama de Paraíba, nem tampouco Eurico Miranda, que há alguns anos, vi arrogante, ofendendo cearenses no Castelão.
Cuidado com eleNo momento, Riquelme é o melhor jogador das Américas. Visão de jogo impressionante. Mesmo com o Fluminense tendo arrancado um empate em Buenos Aires, será difícil o jogo final contra o Boca no Maracanã.
VibraçãoHá muito eu não via Luís Carlos vibrar tanto quando o fez no primeiro gol que marcou no Brasiliense. Ele protestou contra críticas injustas que sofrera dias antes da partida. Luís, de forma acertada, preferiu não citar os nomes dos autores das críticas. Luís Carlos é um dos convidados do Debate Bola de domingo na TV Diário.
RecordandoMeu amigo, Cristiano Santos, enviou-me fotos que publicarei depois. Numa delas, está o querido Airton Monte, jogador dos bons nas décadas 50/60. Após encerrar a carreira, Airton foi conceituado comentarista esportivo. Airton Monte é pai do médico psiquiatra, Airton Monte, meu velho amigo. Airton, o filho, só chama o pai de ´Dom Airton´. Está no ´Aurélio´ que ´Dom´ é forma de tratamento dada a reis, príncipes e nobres e dignitários da igreja católica, sempre seguida do nome de batismo. Dom Airton, notável conhecedor do futebol argentino, merece, sim, esse tratamento.
"O Boca Juniors tem conquistado seus melhores resultados sempre fora de casa".
Renato Gaúcho, advertindo sobre o jogo de volta no Maracanã
Técnico do Fluminense