Ao ataque
Lula Pereira foi incisivo na entrevista que deu ao programa a Grande Jogada (TV Diário), comandado pelo Sebastião Belmino. Ele disse que quer o Ceará agredindo a Ponte Preta. Agredindo, claro, no sentido de ir ao ataque, objetivo, em busca de gols. Síntese: exatamente o que o alvinegro não fez diante do Vila Nova, em Goiânia, quando foi pusilânime, prudente em demasia. Para isso, espera resposta positiva da nova dupla, Luís Carlos e Ciel. São dois atacante muito bons. Mas é preciso examinar o que muda na ligação. O trabalho para municiar os dois tem de ser bem diferente do que o Ceará apresentou no jogo passado, onde não funcionou o elo proposto, haja vista que apenas em duas oportunidades o time conseguiu encaixar os contra-ataques. Portanto, o desempenho de Luís Carlos e Ciel dependerá sobremaneira da produção da meia-cancha. Um setor intrinsecamente ligado ao outro
VitóriaSe o Ceará conseguir três pontos (é difícil, mas possível), chegará a cinco e passará a ter saldo de gols positivo. No momento, está zerado: fez dois, sofreu dois. Após o número de vitórias, o saldo é o segundo critério de desempate. Daí sua importância.
DiferenteVerdade que o time da Ponte Preta não é mais o mesmo que chegou ao vice-campeonato paulista. Vários jogadores saíram. Mas, ainda assim, é uma equipe que tem bons valores como César, zagueiro ex-Fortaleza, e o atacante Luís Ricardo, que está indo para o Cruzeiro.
RetornoA propósito, a zaga titular da Ponte Preta está voltando exatamente hoje, ou seja, César e Jean. O técnico Sérgio Guedes mostra-se mais tranqüilo, porquanto na estréia, sem a zaga titular, o time sofreu uma goleada: perdeu para o São Caetano por 3 a 0, embora no jogo seguinte tenha obtido vitória sobre o Bragantino por 1 a 0.
Invencibilidade
Antes de começar a Série B, a maioria da crônica já entendia como certo o retorno do Corinthians à Série A em 2009. Pelo menos até agora, o alvinegro paulista vem correspondendo: ganhou do CRB (3 a 2) e do Gama (3 a 1). 100% de aproveitamento. Marcou seis gols.
Duas frentesHoje, o Corinthians enfrenta o ABC em Natal. O ABC faz boa campanha: ganhou do Vila Nova (3 a 2) no Frasqueirão e empatou com o Avaí (0 a 0) no Ressacada. Como o Corinthians decide vaga com o Botafogo pela Copa do Brasil, quarta-feira próxima, resta saber como se comportará hoje.
DesgasteO Corinthians não terá sossego até o dia 31 de maio. Hoje pega o ABC, quarta-feira pega o Botafogo e, no próximo sábado, já enfrentará o Fortaleza em São Paulo. Portanto, uma seqüência de jogos que exigirá muito do elenco. Já o Fortaleza, após o jogo de ontem, só voltará a atuar no próximo sábado. Ficará, de camarote, vendo Botafogo e Corinthians se digladiando. E poderá tirar proveito do desgaste do Coringão.
Explicação
Não analisei o jogo do Fortaleza, ontem, porque o ´Jogada´ fechou antes de a partida terminar. As observações sobre o jogo do tricolor estão no primeiro caderno.
ContusãoLamento ver Izaquiel contundido. Ele tem futebol para ser titular do Ceará. Se apresentar o mesmo padrão de sua temporada no Horizonte, com certeza será um dos melhores da Série B. Quero crer que não se intimidará diante do novo desafio.
Falta de sorte
Há jogadores que não levam sorte. Cito Wanderley. Ele tinha feito belo campeonato pelo Icasa. Foi contratado pelo Ceará como grande esperança. Mas, antes da estréia, contundiu-se. E não mais conseguiu a desenvoltura que tinha no Verdão. Até voltou para o Icasa este ano.
A conferirWanderley formou com Ciel num conjunto onde os dois se destacaram. Ambos passaram pelo Ceará. Por motivos diferentes, não deram certo em Porangabuçu. Agora Ciel tem a segunda oportunidade. Há uma confiança muito grande nesta sua nova passagem, haja vista o propósito demonstrado pelo atleta. A conferir hoje.
"O pessoal está muito sensível. Eu não fiz nada demais".
Wanderley Luxemburgo, rebatendo críticas por falta de ética
Técnico do Palmeiras