Três pontos
Este segundo jogo do Fortaleza na Série B tem significado importante. Explico: no ano passado, os maiores tormentos do Fortaleza, por mais paradoxal que pareça, aconteceram exatamente dentro de casa, onde o time padeceu uma seqüência de insucessos. No meu entendimento, ganhar em casa passa a ser prioridade para o tricolor, haja vista a experiência desafortunada que o impediu de alcançar a Série A já agora em 2008. A estréia tricolor (empate com o Bahia em Feira de Santana), embora não tenha sido boa do ponto de vista da produção, foi boa quanto à pontuação fora de casa. Ouvi analistas criticando, mormente porque o Bahia não experimenta grande fase. Ora, amigos, empatar com o Bahia, quer em Feira, quer em Salvador, é sempre um resultado aceitável. Inaceitável é perder pontos em casa. O time de Heriberto da Cunha é bom. Tem alternativas, repertório diversificado. Acredito na conquista dos três pontos.
SabeBonamigo conhece futebol e já deu prova disso como atleta e treinador. Muito cordial, sempre me atendeu, comparecendo ao Debate Bola (TV Diário), quando técnico do Fortaleza. Acho que cometeu equívoco em 2007 quando deixou o Leão e foi para o Goiás.
BoteRecordo quando Bonamigo traçava os planos para o jogo final de 2007 com o Icasa. A situação tornara-se equilibrada no primeiro jogo, quando deu empate. Bonamigo cuidou de mandar marcar Ciel e Wanderley no jogo de volta. E preparou o bote com Rinaldo. Deu tudo certo.
EstruturaNão sei as reais condições do Paraná no momento. De qualquer forma, a derrota em casa, na estréia, diante do Avaí por 1 a 0, dá indicativo de que a situação ainda é de estruturação. O Fortaleza tem a seu favor a condição de jogar no Castelão embora tenha necessidade de ganhar três pontos.
Campanha
Que bela campanha faz o Tiradentes na segundona cearense. Anima pensar no retorno do Tigre à primeira divisão, onde teve participações memoráveis, inclusive chegando ao título estadual em 1992, embora no tapetão, dividido com Ceará, Fortaleza e Icasa. Tempos de um Tiradentes forte, respeitado.
DesenvolvimentoA propósito de segunda divisão, muita expectativa sobre o Guarany de Sobral. Repito: pelo pólo de desenvolvimento que representa, é inadmissível a Princesa do Norte relegada a segundo plano, momento tendo um estádio muito bom como o Junco.
Presença
Dos 25 jogadores chamados pelo técnico Dunga, apenas Robinho (Real Madrid) esteve presente nas 16 convocações. Foi quem mais atuou (25 jogos). Assinalou oito gols. Não atuou apenas no revés (2 a 0) para Portugal.
Curiosidades
O maior artilheiro da era Dunga é Kaká (Milan): 13 convocações, 17 jogos, nove gols. /// Adriano (da Inter de Milão, emprestado ao São Paulo) foi convocado pela segunda vez por Dunga. /// O goleiro Diego Alves (Almeria/ES) é o único que ainda não jogou pela seleção principal do Brasil.
ArquivoEsses dados exclusivos sobre atletas da Seleção Brasileira constam do arquivo de Airton Fontenele.
AbertosParece até que eu estava adivinhando. Critiquei as punições que mandavam fechar os estádios, pois as considerava inócuas. E até lembrei a questão capitalista, ou seja, impedir a receita de quem tem obrigações a pagar. Agora a opção é a praça próxima. Prejuízo menor. Pelo menos.