A estréia
A imprevisibilidade no futebol é uma das características que o torna atraente e interessante, no entanto existe uma certa lógica, que pesa na obtenção dos resultados. Para se conseguir êxito em um empreendimento, tem que se começar planejando, implementando as etapas até a execução total do projeto. Do novo time do Ceará que larga hoje, nas disputas da Segundona, montado às pressas, em que os jogadores se conheceram por menos de um mês, não se pode esperar muito neste início de competição. Os alvinegros sequiosos por poder encontrar um time competitivo e aguerrido, que o façam esquecer as últimas campanhas, terão quer saber esperar e dar o devido desconto ao treinador Lula Pereira, competente, mas não milagreiro. Tudo bem, que é essencial fazer dever de casa, numa competição como é a Série B. Largar com vitória seria bom, entretanto, resultado adverso não poderá ser considerado fator desestimulante.
ChanceCiel, habilidoso e bom finalizador, volta a ganhar chance de se firmar no ataque alvinegro. Qualidades futebolísticas para se tornar, quem sabe, ídolo, ele mostrou que possui, mas seu comportamento extracampo tem comprometido sua carreira. Agora, ele tem a chance de dar a volta por cima.
BurocraciaNa tramitação burocrática para regularizar seu numeroso elenco, o Ceará trabalhou bem. Dos jogadores considerados titulares e que formarão o time da estréia, somente o lateral Messias e o goleiro Gustavo não ganharam condições de jogo.
TitularMarcelo ganhou o duelo com Gustavo e será mesmo o titular do gol avinegro, hoje no Castelão. O goleiro Gustavo era o preferido do treinador Lula, pelo aspecto de vir jogando, até a semana passada disputou jogo defendendo o XV de Piracicaba.
PV
Por pouco, Ceará e Fortaleza não arrendaram o PV. Eles firmaram parceria e se reuniram com a prefeita Luizianne Lins e os secretários Roberto Rodrigues, da SER-IV e Roberto Gomes, Secel. Depois dos acertos iniciais, os integrantes da Prefeitura vetaram o arrendamento.
Sem torcida
Fortaleza abre sua participação no Brasileiro, encarando hoje, às 16h, o Bahia. Existe em torno desse jogo certa neutralidade com relação ao local da disputa de uma feita que o time baiano, punido, não contará com sua torcida (portões fechados), em Feira de Santana.
MotivadoLeão do Pici, que acabou de ganhar seu bicampeonato Estadual, vem no embalo e, sob o comando de Heriberto da Cunha, está supermotivado. O time para a partida no Estádio Jóia da Princesa será o mesmo que conquistou o título do Estadual.
DecisivoUm jogador experiente, empenhado, que obedece taticamente às orientações de seu técnico e que sempre aparece em jogadas decisivas, quando não deixa os companheiros em situação de gol, ele próprio decide. É com o talento de Paulo Isidoro que Heriberto da Cunha pretende levar seu time a um resultado positivo frente aos baianos.
2ª DivisãoA 2ªDivisão cearense terá sua largada hoje. São dez, os times participantes, e dentre eles os tradicionais Guarany, Itapajé e Tiradentes. A propósito, o ‘‘Cacique do Vale’’ formou boa equipe com destaques para Clodoaldo e Lequinha. A rodada de abertura marcada para hoje será São Benedito x Trairiense e Limoeiro x Tigre.