Matéria-536015

Estruturado

Com uma base estruturada, o Fortaleza não está acomodado e sua diretoria corre atrás dos reforços. Já foram adquiridos sete jogadores que, em sua maioria, atuaram no Campeonato Cearense de 2008, dentro da política de priorizar os valores locais. Mais um zagueiro e um meia estão sendo contratados. Os dirigentes sabem que a jornada da Segundona é longa e é preciso ter um elenco expressivo. Heriberto da Cunha conhece as deficiências de seu grupo e deverá pedir mais peças de composição. O técnico leonino, por sinal, deverá repetir o time que se sagrou bicampeão cearense, no jogo de estréia, amanhã, no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana, diante do Bahia. Sobre esse confronto, o tricolor baiano, que não fez campanha favorável, no certame local, por sua vez não contará com apoio de sua inflamada torcida, não mete medo e é perfeitamente batível, desde que o Fortaleza saiba explorar esses fatores.

Destaque

O lateral Márcio Azevedo, destaque e melhor jogador do Certame Estadual, vem prendendo as atenções não só de vários clubes, mas também da própria mídia de outros Estados. Ele é uma das armas favoritas do treinador Eriberto da Cunha, no esquema por ele montado para tentar superar o Bahia.

SOS

É lastimável um clube da tradição do Ferroviário só ter quatro meses de atividades durante o ano. É preciso que se faça algo para tirar o time coral do caminho da extinção. Todo este quadro se deve, em parte, ao calendário sufocante da temporada do futebol. Além disso, nossos clubes não têm o hábito de planejar suas ações. Dá no que dá.

Paixão

Torcedor nutre paixão indescritível por seu time. Hoje, quando completa 75 anos, o Ferroviário recebe declaração de amor de seu aficionado, Antônio Carlos de Freitas Souza, que por e-mail, mostra sua admiração com o time coral, dizendo ser o Ferrão uma das razões maiores de sua existência.

Largada

Ceará e Fortaleza só estréiam amanhã, mas a Série B do Brasileiro dá a largada nesta sexta-feira, com a realização de quatro partidas. A competição, apesar de ‘‘marginalizada’’, por parte da imprensa, chega a ser empolgante em alguns aspectos e um deles é o acirramento das disputas entre torcidas, que não querem pensar seus clubes dentro dela.

Reformulado

Um time, quase na sua totalidade reformulado, vai ser o do Ceará na estréia do Brasileiro. Do grupo que disputou o Estadual, somente Michel e Chicão deverão ser titulares contra o Juventude, amanhã, no Estádio Castelão. Os demais novatos estrearão com a camisa alvinegra. É uma mudança significativa que a torcida verá. A propósito, galera superlota o Carlos de Alencar Pinto para conhecer novo Vozão.

Regularização

Com Adílson de fora, a briga pela titularidade do gol alvinegro vai ser decidida pela burocracia. De quem chegar primeiro a regularização do vínculo contratual, será o dono da camisa 1. Marcelo Bonan e Gustavo disputam vaga. Se os dois forem regularizados, Gustavo ganha duelo, pois vinha jogando pelo XV, já Marcelo estava há um mês parado.

Louvável

Dirigentes do Icasa não se deixam abater com a performance frustrante do Verdão na decisão. E o mais importante é que Zacarias Silva e Kléber Lavor já se arregimentam na reformulação do time para a Terceirona. Técnico Pagér, com passagem pelo Remo, foi contratado.