Matéria-535676

Nivelada

A Série B é uma competição nivelada, em que não há grandes diferenças técnicas, mas claro que existem equipes jogando um futebol de melhor qualidade. Todas saíram das disputas dos estaduais em início de temporada. Alguns desses 20 clubes conseguiram o feito maior de serem campeões dos Estados que representam, outros não chegaram ao topo. Um fator que pode influir na presença de um certo desnível é a reformulação total do time ou elenco de clubes que não tiveram bem nas competições regionais. Apontar time A ou B como favorito é inviável nesse momento. Mesmo se tendo um Corinthians que lutará para voltar à elite, não se vê o Timão como um dos quatro classificados antecipadamente. Pelo que fez no Paulistão, sagrando-se vice-campeã e também pelo time que manteve em duas temporadas, a Ponte, talvez seja candidata forte a subir, mas avaliar sua provável performance na Segundona é prematuro.

Virose

Tom Barros, titular desta coluna, foi acometido de virose e se encontra em franca recuperação. Na impossibilidade de vir a executar seu trabalho, o que o faz com propriedade, ele só estará de volta na próxima segunda-feira. Interinamente, estaremos ocupando seu espaço no Jogada.

Adversário

O Juventude, da cidade gaúcha de Caxias do Sul, tem um padrão técnico melhor. Não é à toa que os comandados do nosso conhecido Zetti chegaram a ser vice-campeões do gauchão. Apesar da regularidade, o Juventude pregou uma peça na finalíssima ao levar de 8 do Internacional, resultado incomum e de difícil atribuição a uma equipe que vinha muito bem.

Adversário II

O Bahia, primeiro adversário do Fortaleza, já é um tradicional rival dos cearenses. O tricolor baiano perdeu o campeonato para o Vitória e fez poucas contratações em virtude das dificuldades financeiras que atravessa. É um time jovem que vem em ascensão técnica, mas nada que não possa ser derrotado em Feira de Santana.

Motivação

A torcida do Ceará esqueceu a fraca campanha do Estadual e está motivada para a largada na Segundona. As contratações, embora não se possa diagnosticar ainda quem é quem, não deixaram de mexer com a galera, criando ambiente de otimismo e isso é bom para que o time se sinta prestigiado e possa contar com apoio incondicional na estréia.

Bom astral

Mesmo jogando fora, o bom astral no Fortaleza é contagiante. Afinal, o campeão estadual manteve a estrutura acrescida de alguns reforços. O time-base que conquistou o título deverá ser o da estréia no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana, contra o Bahia.

Apcdec

A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) lança, neste sábado, a partir das 10h, no Clube dos Diários, o 35º Intermunicipal de Futebol. Prefeitos de vários municípios foram convidados para o encontro. O presidente Adérson Maia acredita que o campeonato deste ano terá um recorde histórico de inscrições.

Goleiro

Não será contra o Juventude neste sábado, que Adílson, o ‘‘Paredão’’, recuperado de cirurgia, estará com a camisa número 1. O goleiro alvinegro cumprirá suspensão de um dos dois jogos, que terá de cumprir, por expulsão no jogo final do Ceará no Brasileiro/2007. O titular da posição será Marcelo Bonam, oriundo do Rio Preto, equipe do interior paulista.