Disfarces
Fase de conclusões. Heriberto da Cunha faz menção aos bons resultados que obteve em Juazeiro. Play Freitas lembra o sucesso ao ganhar o primeiro turno diante do Fortaleza. Mas o técnico tricolor naquela ocasião era Silas Pereira. De conjeturas e lucubrações, cada um vai urdindo os planos para o jogo de amanhã. Quando Play fala sobre Esquerdinha, prefere tergiversar; quando Heriberto se refere a Lúcio, deixa sempre uma interrogação. Ninguém quer dar pistas. Quando muito, uma insinuação. Às vezes, o anúncio antecipado de uma escalação nada mais é senão disfarce. Síntese: desnortear é arma usada pelos técnicos que querem, com modelo tático diferente do esperado, surpreender o adversário. Antevejo a aflição dos narradores: jogo quase começando e nada das escalações. Faz parte. Há dias em que os técnicos as liberam mais cedo. Tomara que amanhã seja assim.
ProntoHeriberto pode ser reticente quanto à escalação do time, mas o meia Lúcio não deixa nenhuma dúvida: ´Estou pronto para jogar em Juazeiro´, afirmou. Diante da peremptória declaração do atleta, alguém tem dúvida de sua utilização amanhã? Creio que não.
Substituto
Sobre Esquerdinha, lateral-direito do Icasa, o substituto natural dele é o Marcelo, Romarinho da Barra. Marcelo, não raro, surge como homem surpresa, até mesmo pela meia-direita, fazendo conclusões. Também bate falta com perfeição, quando próxima à área contrária.
Mensagem
De Iranildo Teixeira (teixeiraji@yahoo.com.br): ´Já que o campeonato não é por pontos corridos, poderia pelo menos copiar a fórmula do Campeonato Paulista, ou seja, o saldo de gols dos primeiros jogos da semifinal e final teria influência na segunda partida´. Boa idéia para 2009, caro Iranildo.
Observações
Noto a divisão de opiniões quanto às contratações do Ceará. As críticas ficam concentradas exatamente na repetição de sempre: contratação em massa para montagem imediata. Como a fórmula não deu certo nos anos anteriores, nasce daí a desconfiança.
Riscos
Opto pela prudência diante dos fatos já por não conhecer a maioria dos novos atletas alvinegros. Pode cometer erro de avaliação quem tomar por base os fracassos anteriores, se o grupo agora é diferente. Reconheço ser mais uma operação de risco. Mas antecipar malogro também não deixa de ser um risco.
Gol do título
Em 2007, Rinaldo (Fortaleza) e Carlos Alberto (Maranguape) foram os artilheiros do certame cearense com 14 gols. Carlos Alberto jogou apenas as fases classificatórias. O 14º gol de Rinaldo foi exatamente o do título.
SugestãoO leitor Fernando Brígido (jfbrigido@gmail.com) gostou da sugestão segundo a qual no regulamento do Campeonato Cearense de 2009 deveria constar uma vaga na fase final para um terceiro time, que tenha maior número de pontos que os vencedores dos turnos. Questão de justiça.
Bom de papoWanderley Luxemburgo fala grosso e diz que hoje, em Recife, o Palmeiras não se acovardará diante do Sport pela Copa do Brasil. O Sport joga por um empate. Luxemburgo era técnico do Palmeiras em 1994, quando o Ceará, de Dimas Filgueiras, o despachou da Copa do Brasil dentro mesmo do Palestra Itália.
ArtilhariaEsquerdinha, do Boa Viagem, que tem 14 gols, só perderá a condição de artilheiro isolado do Campeonato Cearense 2008 se Paulo Isidoro marcar três gols nos dois jogos finais do certame. Situação válida também para Rômulo, que igualmente tem 12 gols.
OraçõesHoje, às 19h30, na Igreja de Santo Afonso (Igreja Redonda), na Parquelândia, Missa de 7º Dia pela alma do saudoso volante Evandro, que brilhou no Ceará e na Seleção Cearense na década de 60. Evandro, carinhosamente chamado de ´Diabo Louro´, era muito querido nos meios esportivos. Familiares e amigos em orações.
"Desse jeito, nem coração de cardiologista agüenta".
Emanuel Castelo Branco Mourão, sobre o sufoco da classificação
Médico cardiologista, torcedor do Fortaleza