Matéria-532949

Finalista por vocação

O Fortaleza não jogou bem, mas novamente fez o principal: ficou com a vaga na decisão do campeonato 2008. No tempo normal, o Leão exerceu o controle nos 15 minutos iniciais, mas gradualmente o Horizonte equilibrou e passou a criar as melhores chances com Stênio (duas vezes) e Júnior Cearense. Tiago Cardoso salvou. No Fortaleza, de Rômulo a melhor oportunidade. Intensa marcação. Na fase final, os momentos mais emocionantes. O goleiro Jefferson virou herói em cinco minutos: pegou pênalti de Simão e, minutos depois, fez, de pênalti, o gol da vitória: Horizonte 1 a 0. Ele ainda praticou arrojada defesa numa conclusão de Rômulo a queima roupa. Quando Taílson foi expulso, Horizonte administrou a vantagem até que Raul também expulso foi. A partir daí, Argeu mandou segurar o jogo. E o Horizonte o fez com muita competência. Prorrogação teve chances divididas. Nos pênaltis, deu Leão.

Observações

Parabéns ao Horizonte pela bela campanha. Só errou ao tropeçar na mesma pedra (os pênaltis). /// Predestinado Fortaleza. Chega à nona decisão seguida (de 2000 a 2008). /// Como dizia o saudoso Blanchard Girão, a mística daquelas camisas existe. Deu Leão, de novo.

Bravura

Jefferson ficou triste com o resultado. Mas ele foi o maior exemplo de bravura e dignidade. Deu a todos a lição de grandeza que só mesmo os grandes nomes expressam: pegou pênalti e fez o gol da vitória (1 a 0) no tempo normal. Orientou o grupo. Fez seu gol na série de pênaltis. Notável apresentação.

Show

No Fortaleza, Márcio Azevedo deu um show. Criou as melhores situações. Dribla bem e tem força física. Há necessidade de dois homens para tentar neutralizá-lo.

Diferença

Quem acabou fazendo a diferença porque garantiu o título do turno foi o goleiro Tiago Cardoso ao pegar o pênalti batido por Paulinho. Portanto, o homem da hora certa, ou seja, aquele que não pode errar. Tiago teve a frieza para definir a situação. E definiu.

Formação

Taí o Ceará já com 23 contratações. Goleiros: Adilson e Gustavo; lateral-direito, Rodrigo; zagueiros: Rafael Lima, Dezinho, Alex, Amaral Rosa e Rones; volantes: Chicão, Michel, Tiago Almeida, André, Robson, Mário Trad e Dedé; meias: Cleisson, William e Marcos Mendes.

Mais alvinegros

Atacantes: Ricardo, Luciano, Arlei, Vavá e Mirandinha. Como se observa, há carência de lateral-esquerdo, mas, com o fim dos certames estaduais, haverá disponibilidade. O técnico Lula já tem alguns em vista.

Conversão

Embora saiba que a possibilidade é remota, o dr. Clark Leitão tentará junto ao STJD a conversão em multa da pena importa ao goleiro Adilson, que assim teria condições de atuar na estréia diante do Juventude.

Ao vivo

Hoje, às 21 horas, a TV Diário mostra, ao vivo, Aracati x Horizonte pelo Campeonato Cearense de Futsal. Luís Carlos Amaral narra, Cacá comenta, reportagens de Ana Cláudia Andrade e análise de arbitragem de Hilton Alcântara. Show de transmissão. E tome Audiência!

Otimismo

O meia Wanderley, numa conversa pelo telefone, disse-me que o Icasa surpreenderá porque muita gente pensa que o time está morto em vista do fracasso no segundo turno e na Copa do Brasil. ´Enganam-se todos. Temos time para ganhar o campeonato 2008´, disse.

Para valer

Play Freitas, técnico do Icasa, fez todas as anotações sobre o Fortaleza. Na entrevista ontem à noite no Debate Bola (TV Diário), Play mostrou-se consciente das dificuldades. Embora o Icasa venha apenas de amistosos, que não motivam, ele entende que nas finais seu time voltará a produzir o futebol que o fez campeão do turno.

Recordando

Morreu Evandro, o Diabo Louro, que foi ídolo na década de 60. Começou no Ferroviário. Depois atuou pelo Ceará, São Paulo, Náutico e CRB. Eu vi em ação esse notável volante. Ele deu show de bola pela Seleção Cearense, que foi terceira colocada no Campeonato Brasileiro de 1962, atuando ao lado de Haroldo Castelo Branco e Charuto. Evandro encerrou a carreira jovem demais, aos 28 anos. Para mim, seu melhor momento foi no Ceará e na Seleção Cearense na época do técnico Janos Tatray. Resta a saudade de um jogador brilhante. E de um ser humano admirável.

"O Jefferson foi bem. Mas eu também fiz a minha parte. Coloquei o Fortaleza na decisão".
Tiago Cardoso
Goleiro do Fortaleza