Presença da torcida
Até agora não me convenceu nenhuma argumentação levantada para justificar a ausência da torcida do Fortaleza nos estádios. Alguns alegam a transmissão ao vivo pela tv. Outros citam a questão dos elevados preços dos ingressos e dos produtos vendidos no Castelão. Outros mais apontam a falta de segurança. E por aí vai. Ora, amigos, no ano passado, todas essas situações já existiam. E a torcida tricolor por diversas vezes lotou o Castelão. Na verdade, tem havido este ano uma espécie de chateação acumulada, já pela perda do título do primeiro turno para o Icasa e pela prematura eliminação na Copa do Brasil. Desde então a torcida passou a ausentar-se, tal a desconfiança daí decorrente. Agora, porém, tudo está a favor do Leão. Auto-estima recuperada. O grupo reconquistou a confiança. O time voltou a jogar bem. Torcedor que verdadeiramente ama seu clube marca presença nos estádios, máxime em momento decisivo.
ConvocaçãoJogadores do Fortaleza fizeram um chamamento à torcida. Eles conseguiram abrir vantagem sobre o Horizonte. Estão a um empate da decisão do campeonato 2008. Se desta vez a torcida do Fortaleza não comparecer, não haverá desculpa. Pretextos de lado, pois.
FirmezaSérgio Pinheiro e Alan Neto, em momentos oportunos, fizeram referência à liderança que tinha o inesquecível Fares Lopes. Realmente, na época do Fares, ele dava um tempo para os dirigentes fecharem um acordo. Esgotado o tempo, Fares resolvia a parada a seu modo.
OpçõesIzaquiel, o melhor lateral-direito do futebol cearense, tem sido festejado por onde passa. Em Horizonte, onde é carinhosamente chamado de Zequinha, ele estuda as opções que tem para o segundo semestre. Jovem ainda, deve estar atento às manhas do futebol, principalmente com relação às orientações fora de campo.
Três
A propósito de Izaquiel, para mim será surpresa se três jogadores não tiverem a unanimidade dos votos na escolha dos melhores do certame 2008: Douglas, goleiro do Icasa; Izaquiel, lateral do Horizonte; e Márcio Azevedo, do Fortaleza. Imbatíveis nas respectivas posições.
Objetivo
Hoje, Play Freitas dirige o Icasa em mais um amistoso no Cariri. Será o último da série que elaborou como preparação para as finais do certame 2008. Ele tem exatos seis dias para os ajustes finais. Seu objetivo maior: manter a saída em velocidade ao ataque, tal como Zé Augusto fazia.
ÍdoloIncrível como Adilson, mesmo a tanto tempo sem jogar, mantém intacta sua condição de ídolo maior do Ceará. Ele tem tanto crédito que, até mesmo no período em que cometeu algumas falhas, a torcida logo o perdoou. Carisma total.
CritérioRespeito o critério adotado para a dispensa de atletas. Afinal, cada comissão técnica tem sua maneira de avaliar os jogadores. Do grupo dispensado pelo Ceará, entendo que Juranilson e Flavinho deveriam continuar. Vida que segue.
AmadurecimentoArlindo Maracanã amadureceu muito. Depois daquela ida para o Sertãozinho, onde não cumpriram o que prometeram, ele passou a avaliar tudo antes de tomar a decisão que tomou. O melhor momento de Arlindo foi quando Heriberto da Cunha, então técnico do Ceará, descobriu o talento do atleta na meia-cancha, com total liberdade de movimentação.
SósiaPelo menos pela imagem na tv, Robson, que chegou para atuar no Ceará, é parecido demais com Júnior Cearense. E mais: até quando dá entrevista, grande é a semelhança entre os dois. Resta esperar a qualidade do futebol de Robson. Desejo-lhe boa sorte, sucesso.
Comemoração
O famoso ´Racha da Parangaba´ completa 37 anos. As comemorações acontecerão amanhã, sábado, às 16 horas, no Estádio Olímpico Elzir Cabral, do Ferroviário, na Barra do Ceará. O homenageado especial este ano será José Antônio, conhecido como Bitônio. Presença de ex-jogadores, amigos e desportistas.
"Futebol é um reino de lealdade humana, exercida ao ar livre".
Antônio Gransci
Marxista italiano, citado por João Ricardo na Gazeta Esportiva.Net