Matéria-529731

Popularidade de Lula

Quem não conhece Lula Pereira? O ato de ontem não passou de simples formalidade. Mas, diferente do que ocorre com o presidente Lula da Silva, que tem aprovação em alta, a popularidade de Lula Pereira junto à torcida do Ceará está dividida. Alguns senões na última passagem dele pelo alvinegro criaram resistências. Cabe ao Lula quebrar as arestas. Tudo dependerá do resultado inicial de seu trabalho na Série B. Se ganhar os primeiros jogos, abrirá caminho. Desnecessário comentar sobre o conhecimento que Lula tem, inclusive com estágios no futebol europeu. Investimento que ele fez do próprio bolso, visando ao aprimoramento que considerava necessário. Nesta nova versão, Lula Pereira deve evitar as parcerias de risco como aquela dos portugueses que terminou em piada. Nada de contratar uma enxurrada de jogadores. A responsabilidade é grande. A avaliação maior ainda. Boa sorte.

Exemplo

Júnior Cearense, numa entrevista ontem no programa do Belmino (TV Diário), disse que, quando esteve no Ceará, Lula não o aproveitou porque havia jogadores demais para a mesma posição. Por isso, não teve chance, apesar de Lula ser admirador do futebol do meia.

Sem seqüência

Júnior Cearense admite que não deu certo no Ceará pela falta de seqüência no trabalho. O excesso de jogadores na sua posição impediu que o próprio técnico do Ceará, na época Lula Pereira, avaliasse melhor o potencial desse atleta que hoje brilha no Horizonte.

Revisão

Admiro o técnico Lula Pereira como treinador e como ser humano. E, exatamente por isso, gostaria de vê-lo novamente vitorioso em campo. Mas, para tanto, não custa nada o próprio Lula fazer uma revisão de conceitos, mormente examinando os motivos que o conduziram a equívocos na sua última passagem pelo Vozão.

Convidado

Lula Pereira é convidado do Debate Bola de domingo próximo, às 10 da noite, na TV Diário. Um bombardeiro de perguntas o aguarda. Como sei que Lula não foge de entrevistas, já estou antevendo como o programa será quente. Torcida alvinegra terá muito a perguntar.

Para frente

Um leitor me contestou, quando antes do primeiro jogo Ceará x Horizonte afirmei que a vocação do Horizonte era e é jogar para frente, agudo. Ele até brincou: ´Ainda bem que o Argeu não leu a coluna´. Depois do que houve domingo, será que o leitor ainda tem como contestar?

Vocação

Entendo também que o Fortaleza é, igualmente, um time com vocação ofensiva. Márcio Azevedo, Rogério (seus tiros fortes de fora da área são sempre um perigo), Simão, Erandir, Paulo Isidoro, Lúcio e Rômulo têm por acaso característica defensiva? Mesmo jogando atrás, Erandir não raro sobe.

Intenção

Característica de jogar atrás, na marcação tem Dude. Pouco se aventura nas subidas ao ataque. Quando Heriberto quer fechar, a primeira opção é Dude. Daí entendo que, quando opta por jogadores mais hábeis para incursões no ataque, Heriberto confirma sua intenção de colocar o time para frente.

Lição

Argeu dos Santos mostra que, para montar time competitivo, não é preciso gastar os tubos de dinheiro. Nada de farra com grana alheia. Basta contratar certo, observando o critério técnico. Um dia os grandes aprendem.

Livro

´Da Bola de Pito ao Apito Final´, livro escrito pelo colunista Everaldo Lopes, da Tribuna do Norte de Natal, é a memória viva do futebol potiguar. Um primor. A foto do Estádio Juvenal Lamartine quase me fez chorar, tal a lembrança das coberturas que fiz para a Rádio Uirapuru nos anos 60.

Notas & notas

Se vivo fosse, o querido Mestre Hélio Guedes, da Mansão dos Inocentes, estaria completando 88 anos. Hoje, às 20 horas, encontro de saudade na Rua Paula Rodrigues, 303, Bairro de Fátima. /// Quem mais vibrou com a contratação de Lula pelo Ceará foi seu fiel amigo, Joãozinho das Castanhas.

"O Fortaleza é um time que tem todo um Horizonte pela frente."
Marcos Rocha Lima Xenofonte
Colaborador