Matéria-528986

Primorosa exibição

Há muito não havia no Castelão produção tão perfeita quanto a do Horizonte, ontem. Em nenhum momento deixou o Ceará assumir o controle. Comandou de forma tão superior que ficou difícil escolher qual o melhor, se Reginaldo, Raul, Júnior, Piva ou Stênio. Um baile. Os gols foram conseqüência da avalanche de oportunidades criadas pelo time de Argeu, que fez 2 a 0 (Stênio e Léo Jaime) logo no primeiro tempo. Na fase final, quando o Ceará tentou reagir com Flavinho e Maracanã, a resposta do Horizonte ao gol de Cleisson (2 a 1) veio fulminante: Raul (3 a 1) e Júnior Cearense (4 a 1). Quando Cleisson reduziu para 4 a 2, lance seguinte Stênio fez (5 a 2). O visitante sequer permitiu ao Ceará melhor aproximação. Na reta final do show do Horizonte, as cenas de Chicão: o gol (5 a 3) e, pouco tempo depois, a expulsão. Ele foi embora mais cedo. Assim como mais cedo foi embora também o próprio Ceará.

O melhor

Refleti. Analisei a importância individual e coletiva de todo o grupo. Optei por escolher Stênio como o melhor da partida. Os gols mais importantes foram dele: o de abertura (1 a 0) e o que matou a possível reação do Ceará que tinha reduzido para 2 a 1. Stênio fez 3 a1.

Superioridade

Ontem, o Horizonte fez cinco gols, meteu três bolas na trave e perdeu incontáveis chances. Superioridade insofismável ao longo do campeonato. Começou no Clenilsão (5 a 1) e terminou ontem. Foram três vitórias do Horizonte e um empate. Marcou 14 gols, sofreu seis.

Desastre

A apresentação do Ceará foi um desencanto. A defesa confusa, a meia-cancha sem conseguir marcar o adversário. Pior ainda: só um para criar jogadas: Cleison. Este foi o único que salvou seu nome diante de tanta humilhação. Fez dois e ainda tentou servir aos companheiros. O Ceará mais parecia um barco de papel arrastado pela correnteza.

Equilíbrio

Terá agora o Horizonte a personalidade necessária para dobrar o Fortaleza, que o eliminou nos pênaltis no turno passado? Grande desafio. No certame, duas vitórias para cada e empate numa prorrogação. Horizonte mais conjunto. Fortaleza mais matreiro. A conferir.

Artilheiro

Esquerdinha, mesmo estando o Boa Viagem fora do certame, vai mantendo a posição de artilheiro isolado do Campeonato Cearense 2008, com 14 gols. Independente de confirmar ou não essa posição, já o inclui na ´Seleção´ que estou elaborando.

Óbvio

Prevaleceu a maior categoria do Fortaleza na confirmação da vaga para disputar as finais do turno. O Ferroviário iniciou mais afoito, mas a sua visível afobação não permitia a calma para organizar melhor a chamada ´última bola´. E daí os repetidos erros de conclusão.

Consciente

O Leão, até mesmo quando mais acossado, beliscou com melhor definição e perigo, máxime com Rômulo e Juninho. Na fase final, houve mais emoção, pois as oportunidades nos minutos finais ficaram divididas e mais claras, mormente uma em que Wescley, sozinho, perdeu a chance de levar o jogo para a prorrogação.

Passou

Em nenhum momento vi o jogo fora do controle do Fortaleza, embora o tricolor não tenha jogado bem. Reclamações de possíveis pênaltis em Isidoro e Rômulo sumiram com a confirmação da vaga. Se não fosse isso, daria muito o que falar.

Verdão

Embora momentaneamente fora dos holofotes, o Icasa vai ajustando o time para a grande decisão. A questão é saber se, sem jogos oficiais durante tanto tempo, o Verdão conseguirá o ritmo necessário para acompanhar o adversário que virá no embalo dos jogos semifinais.

Ao vivo

Com exclusividade a TV Diário mostra ao vivo, hoje, às 21 horas, Fortaleza x Sobral, válido pelo Campeonato Cearense de Futsal. O jogo acontece no Ginásio da faculdade Católica. Narração de Luís Carlos Amaral, comentários do campeão do mundo, Cacá, com reportagens de Ana Cláudia Andrade. E tome audiência!

"Mandamento principal: primeiro marca; depois, joga".
Argeu dos Santos, no intervalo do jogo de ontem
Técnico do Horizonte