Trauma
O Icasa foi a sensação como campeão do primeiro turno cearense. Após a conquista desse título, entrevistei Play Freitas e Zacarias Silva no Debate Bola (TV Diário). Eles estavam seguros quanto ao planejamento que seria executado, mesmo tendo que trabalhar em duas frentes: o segundo turno do ´Estadual´ e a ´Copa do Brasil´. O time pifou nos dois. Agora, após o vexame para o Criciúma (6 a 1), os dirigentes do Verdão acordaram. Tinham afrouxado demais. Alguns jogadores relaxaram dentro e fora de campo. Questão agora é saber se, sem jogos oficiais até o dia primeiro de maio, ainda conseguirá retomar o ritmo. Os concorrentes estão jogando nas semifinais. O Icasa ficará apenas treinando. Freitas preocupado. Perder o ritmo na reta final do certame é dar vantagem a quem vem no embalo. E o torcedor do Verdão não mais aceita a síndrome de eterno vice-campeão. Pode virar trauma insuperável.
VantagemO Icasa ainda é o único certo na decisão 2008. Não creio que um time se desmanche de vez. Há atletas qualificados como Douglas, Gilberto, Serginho, Esquerdinha, Vanderley, Isac, Ciel, Clodoaldo. Mas há urgente necessidade de retomar o compromisso. De verdade.
TransparênciaConversei muito com o presidente do Ceará, Evandro Leitão. Ele fala com otimismo do modelo de gestão adotado agora no Ceará. Não abre mão de duas coisas: participação e transparência. Evandro me disse que gosta de manter reservas nas informações, liberando-as somente quando tudo concretizado. Aposta todas as fichas no engajamento da torcida através da Campanha Ceará Unido - Ninguém Segura Esse Amor.
DestaqueO Fortaleza tem as melhores alternativas do futebol cearense. Observem bem: quando optou por tirar Rogério, eis que ressurgiu Dude, com a eficiência que lhe é peculiar. E fez bem a parte que lhe cabia. E, durante todo o jogo, vistoso o futebol de Victor, que construiu com perfeição o lance do gol de Rômulo.
TrunfosUm dos trunfos de Heriberto da Cunha é saber quando o time precisa dosar energias, mormente os mais veteranos como Lúcio e Paulo Isidoro. Foi assim no segundo tempo do jogo com o Ferroviário. Tem agora alguns dias para recompor. Saiu da maratona da Copa do Brasil (viagens, aeroportos, hotéis) e concentra esforços para a decisão. Mão na vaga.
RecadoDe Mozart Gomes (mozartgomes@hotmail.com): ´Discordo quando você diz que o Horizonte joga melhor no modelo ofensivo. O Horizonte é claramente de contra-ataque, com dificuldades na organização do jogo. Que o Argeu não leia sua coluna hoje. Se aceitar seu argumento, no próximo jogo será peia com certeza. Abraço do leitor´. Taí o recado.
Notas & notasO Viller Esporte Clube, fundado a 02 de março de 1987, representa a comunidade da Boa Vista (Castelão) no Intermunicipal de Clubes 2008. /// De Aline Viana (alinevianathd@hotmail.com): ´Fortaleza e Ceará são míopes. O ala Panda, que não servia para eles, subiu com o ABC/RN para a ´B´ nacional. Ele fez o gol do título do 1º turno 2008 do ABC, que já quer levar do Ita Neto e Renato Frota. Aline mora em Itapipoca.
Liderança
O trabalho do Polozzi no Ferrão em teste definitivo. Alguém terá de assumir a liderança do grupo dentro do campo. Jogadores bons como Guto, Dedé, Wescley e Stênio dão a impressão de pedir socorro nas situações adversas. Hora de mostrar personalidade é agora.
DefiniçãoPelos dois insucessos diante do Fortaleza, o técnico do Ferroviário, Polozzi, deve entender que sua equipe peca pela afobação. O Fortaleza, mais técnico e calculista, mata o jogo. O Ferroviário, pela pressa e falta de serenidade, não há conseguido definir sequer os lances favoráveis. Repito: carece de uma liderança em campo.
RecordandoEm 2007, Dedé, do Ferroviário, foi vítima de um assalto, sendo atingido por uma bala, que ainda está no seu corpo. Ele vem jogado normalmente. Em 1909, o zagueiro Dinorah, do Botafogo/RJ, também tinha uma bala no corpo, atingido na tragédia passional que envolveu o irmão dele, Dilermando, e o escritor Euclides da Cunha. Euclides morreu. Dilermando e Dinorah saíram baleados. Exatos 15 dias depois, Dinhorah marcou um gol na goleada do Botafogo sobre o Madureira (24 a 0). Dinorah atuou até 1911. Morreu afogado no Rio Guaíba em 1921. (Dados de Airton Fontenele).
"Teria de fazer uma corrida de concentração, sem errar, precisando levar o carro para casa".
Felipe Massa, após vencer o GP de Bahrein
Brasileiro da Ferrari F-1