Favorito absoluto
A lógica mostra que o Corinthians entrará em campo, hoje, tendo a seu favor todas as circunstâncias: joga em casa, pode até perder por 1 a 0 e demonstrou no Castelão nítida superioridade técnica sobre o tricolor cearense. Portanto, nenhum cronista ou torcedor teria coragem de entender diferente os fatos que aí estão explícitos, todos inclinados para o time paulista. No Castelão, Perdigão fez desfilar a sua categoria no comando do Coringão. Mesmo assim, diante de toda vantagem, o técnico Mano Menezes jamais admitiu o ´já ganhou´, numa prova inequívoca de respeito e prudência. Mano conhece as muitas histórias da Copa do Brasil. Pululam pelos anais registros de times que, teoricamente derrotados, deram a volta por cima. Nenhuma outra competição é tão marcada por zebras monumentais como a Copa do Brasil. O Fortaleza está em desvantagem em tudo. É verdade. Mas não está eliminado, gente.
ObjetivoAssumir riscos será obrigação do Fortaleza. Terá de buscar dois gols na casa do adversário e não sofrer nenhum. Difícil, sim. O Leão terá de trabalhar em cima de uma realidade, ou seja, tornar possível o quase impossível. É a missão. No futebol tudo pode acontecer.
O melhor
O técnico Argeu dos Santos dá belo exemplo de competência e dedicação, dirigindo o Horizonte. Analisando os dois turnos, ele pode ser considerado o melhor do ano, ainda que perca o título estadual. Motivo: não tinha os recursos financeiros dos grandes e não teve, como os demais tiveram, o direito de disputar os jogos decisivos em casa. Assim mesmo, fez até agora o maior número de pontos do certame: 39. Se o sistema fosse por pontos corridos, já teria sido campeão.
AscensãoDepois da assunção de Dimas Filgueiras ao comando alvinegro, houve como que um pacto entre os atletas. Todos fecharam em torno do treinador e querem dar o título a ele. O time cresceu na resta final do certame, numa marcha ascensional impressionante. Outro dado importante: Dimas conhece as limitações de sua equipe e sabe como neutralizá-las.
ConfiançaApós retornar de uma contusão, Leonardo fez seu segundo jogo pelo Ferroviário. Gradualmente vai mostrando a segurança de quem deixa de lado os naturais receios de um atleta em situação assim. Poderá ser muito útil aos corais nestes dois jogos diante do Fortaleza.
LembreteO pesquisador Airton Fontenele encontrou no ´Jogada´, de 10.10.2006, a manchete: ´Deficiência Técnica Tira Seis do Leão´. Foram afastados Márcio Luiz (goleiro), Emerson e Glauber (zagueiros), Patrick (ala), Nunes (atacante) e Michael (meia).
VoltasNo futebol como na vida, fiquem atentos às voltas que o mundo dá. Pois, hoje, o meia Michael, naquela época dispensado pelo Fortaleza, é destaque no campeonato paulista, elogiadíssimo pelo crônica. Michael brilha no Guaratinguetá. Na rodada passada, sua bela atuação dominou a mídia.
DadosMichael nasceu em São Bernardo do Campo no dia 21 de janeiro de 1982. Está com 26 anos de idade. Tem 1,69 metro e pesa 55 quilos. Com seus dribles sensacionais vem rompendo as robustas defesas dos times paulistas. Foi dele o gol da vitória do Guaratinguetá sobre o Sertãozinho.
NotasNa passagem de Michael pelo Leão na Série A, foram oito jogos (de 16/06 a 23/09.06). Em todos, recebeu boas notas da Placar.
LucidezCleisson se estabeleceu como a lucidez da meia-cancha do Ceará. Dos seus pés saem as principais jogadas de ataque. Não por outro motivo foi o responsável em campo pela reação que levou o Ceará à terceira colocação na fase classificatória. E será fundamental o seu papel nestas semifinais diante do Horizonte.
RecordandoHá dias, lembrei que Pelé conquistou seu primeiro título mundial quando tinha 17 anos de idade. Hoje, lembro que o brasileiro Emerson Fittipaldi, ao vencer o GP da Itália, em Monza (10.09.72), pilotando um Lotus, tornou-se o mais jovem piloto do mundo a conquistar o mundial de Fórmula Um. Ele tinha apenas 24 anos, oito meses e 29 dias. Mas, no dia 25 de setembro de 2005, no GP Brasil, o espanhol Fernando Alonso derrubou o recorde de Emerson e sagrou-se o mais jovem campeão da história da Fórmula 1. Alonso tinha 24 anos e 56 dias quando conquistou o título mundial.
"Cem frases que resumissem a sabedoria universal tornariam dispensáveis os livros."Carlos Drummond de Andrade
Escritor e poeta