Matéria-524957

Cruzamento

Trecho de música gravada por Roberto Carlos: ´Daqui pra frente, tudo vai ser diferente´. Agora, nas semifinais, também será assim. Como no dizer de Camões, ´Cesse tudo quanto a antiga Musa canta´... Ferroviário terminou líder com 20 pontos, mas, ontem, diante de um misto do Icasa, não brilhou quanto o fez na goleada sobre o Quixadá. O Horizonte, ao ganhar do Fortaleza, confirmou a sua condição de líder na contagem geral de pontos: 39. E a certeza de que, se fizesse os jogos das fases decisivas em seu estádio, onde é quase imbatível, teria ampliadas as chances de chegar ao título. O Ceará garantiu a terceira colocação. No returno, foi do alvinegro a reação mais significativa: cinco vitórias consecutivas e a retomada da auto-estima. O Fortaleza, que trabalha em duas frentes, poupou jogadores. Apesar de derrotado pelo Horizonte por 2 a 0, meteu três bolas na trave. Tem munição.

Corridos

Impressionante: se o certame fosse por pontos corridos, o Horizonte já teria sido campeão e dado a volta olímpica, pois somou 39 pontos no apurado dos dois turnos. Digno de todos os elogios, principalmente porque é um estreante na primeira divisão cearense.

Técnico

Embora decorrente de fatores e pessoas que dão apoio, o mérito maior do êxito do Horizonte cabe ao técnico Argeu dos Santos. Ele montou a equipe desde a segundona cearense. E a cada dia vem aprimorando mais o desempenho do grupo. Chegou a hora da verdade.

Ajustes

Como era de se esperar, o Ceará passou por cima do Uniclinic. Dimas Filgueiras poupou Marcelinho, Rafael e Cleisson. Desta vez quem brilhou foi Tiago Gaúcho, que entrou no lugar de Juranilson, herói dos dois anteriores. Gaúcho marcou dois belos gols. São visíveis os ajustes do time após Dimas Filgueiras ter assumido o comando técnico.

Qualidade

Ouvi a entrevista de Fernando Polozzi após o empate coral com o time misto do Icasa. Polozzi estava tranqüilo, apesar de compreender que sua equipe poderia ter produzido muito mais. Stênio, Guto e Dedé melhoraram um pouco no segundo tempo. Mas têm potencial para mostrar qualidade bem superior.

Padrão

Agora uma espécie de tira-teima entre Ferroviário e Fortaleza. No clássico passado, o Ferrão implodiu. Está aí nova chance. Se quiser vencer, terá de apresentar padrão mais elevado do que o de ontem na Barra.

Desgaste

O Fortaleza poupou jogadores diante do Horizonte, fato já esperado. Agora terá forte desgaste no meio de semana, quando enfrentará o Corinthians em São Paulo. Nesse jogo, o Leão terá de administrar energias, pois aqui o seu adversário, Horizonte, ficará de ´férias´ durante uma semana.

Artilheiro

Esquerdinha, do Boa Viagem, fechou os dois turnos com 14 gols, artilheiro isolado. Seus concorrentes diretos continuarão em ação. Paulo Isidoro, Rômulo, Vavá, Luís Carlos com 11 gols. E Stênio, do Horizonte, com 10 gols. Desvantagem de Esquerdinha: seu time, Boa Viagem, não jogará mais.

No Geral

Horizonte, 39 pontos; Fortaleza, 38 pontos; Ceará, 37 pontos; Icasa, 36 pontos; Ferroviário, 33 pontos. Esta aí a Prova inequívoca de que os pontos corridos retratam melhor o desempenho dos times no transcorrer de uma competição.

Salvo

O Itapipoca permaneceu na primeira divisão cearense. O Ita, do Eudi Assunção, teve muita garra nos últimos dois jogos. No anterior, ganhou do Horizonte, time de maior pontuação do campeonato. E ontem, bravamente, segurou o empate com o Guarani, dentro do Romeirão.

Vagas

Boa Viagem e Quixadá fizeram campanhas regulares e garantiram por antecipação sua permanência na elite cearense. Com a queda do Guarani de Juazeiro e do Uniclinic, estão abertas duas vagas para 2009. De Sobral, Luís Torquato prega aviso: o Guarany já executa sério planejamento para voltar à elite. E tem condições.

"Não tínhamos que escolher adversário. Quem quer ser campeão tem de encarar tudo".
Fernando Polozzi
Técnico do Ferroviário