Rodada final
Termina a manhã a fase classiticatória do returno. A composição do G-4 já se sabe, mas falta definir as posições. Daí a importância da rodada. Com relação ao primeiro turno, houve agora a surpresa da queda de produção do Icasa e ascensão do Ferroviário. Aquele pela queda de produção; este pelo crescimento sob o comando de Fernando Polozzi. No mais, a presença de três times que também disputaram a semifinal no primeiro turno: Horizonte, Fortaleza e Ceará. Há claro entrelaçamento de interesses. A maioria dos cronistas afirma que o time de melhor qualidade técnica é o Fortaleza. Também assim considero. Mas, na fase decisiva, haverá necessidade de juntar mais garra à técnica. O Fortaleza sabe disso, pois foi eliminado diante do Icasa no primeiro turno. Agora, na hora de definir posições, a expectativa aumentou. Se o Horizonte ganhar do Fortaleza, o clássico Ceará x Fortaleza só poderá acontecer na fase final.
MudançaO Fortaleza oscilou muito nas mãos de Silas Pereira, que acabou caindo quando o Leão perdeu o primeiro turno. Já com o técnico Heriberto da Cunha, o time ganhou nova fisionomia. O Leão demonstra agora estar bem mais preparado para as semifinais.
ConfiançaJuninho Cearense tem conseguido mostrar que, gradualmente, vem readquirindo seu melhor futebol. No jogo com o Uniclinic, Juninho revelou desenvoltura que lembrou os velhos tempos. Tudo a ver com o apoio e a confiança que vem recebendo do técnico Heriberto.
VontadeDimas Filgueiras sabe despertar nos atletas a vontade de jogar. A despeito da resistência de alguns, ele acreditou no potencial de Juranilson. E rápido teve resposta positiva. Juranilson deu as duas últimas vitórias do Ceará, encheu-se de confiança e ganhou as graças da torcida. Antes disso, Juranilson era olhado com desdém
OtimismoMarcelinho e Flavinho andavam contrariados no Ceará. Mas retomaram a vontade de jogar mediante as palavras persuasivas ditas por Dimas Filgueira. Assim Dimas vai motivando um grupo que esteve confuso e desacreditado, mas, já agora, apesar das limitações, recuperou o otimismo.
Pirarucu
Peixe da bacia amazônica. Pirarucu é o maior peixe de escamas do Brasil. Sua língua é usada para ralar o guaraná e a escama para lixar unhas. Pirarucu é o nome escolhido por Dimas para qualificar os jogadores por ele escolhidos para os grandes desafios.
O melhor
Na opinião de Sérgio Pinheiro, o Ferroviário é o melhor conjunto deste segundo turno, a despeito da derrota coral para o Fortaleza, quando o time de Polozzi jogou muito mal, tendo um verdadeiro embotamento. Mas, mesmo assim, Sérgio reafirma sua opinião: ´O Ferroviário é o melhor´.
ConfrontoA propósito, no confronto direto entre Ferroviário e Fortaleza, o Leão tem boa vantagem: ganhou os dois jogos. No primeiro, aplicou 4 a 3, numa bela partida. No jogo de volta, o Fortaleza meteu 3 a 1.
Na estréia
Diante do golaço de Pato na sua estréia pela Canarinho principal, eis alguns nomes de jogadores que também estrearam fazendo gol pelo Brasil: Canhoteiro (1955), Mazolla (1957), Pelé (1957), Dida e Zagalo (1958), Zico (1976), Casagrande (1985) e Rivaldo (1993).
Diamante Negro
Vale frisar que Leônidas da Silva, o Diamante Negro, marcou dois gols na sua estréia pelo Brasil em 1932 em jogo válido pela Copa Rio Branco. E foi no Estádio Centenário, dentro de Montevidéu, diante do então poderoso time do Uruguai, campeão do mundo em 1930. (Dados de Airton Fontenele).