Matéria-519048

Obstáculos

Faltam apenas 19 dias para terminar a fase classificatória do returno. O Ceará terá de lutar contra o tempo para alcançar o G-4. A distância que o separa do quarto colocado, o Boa Viagem, é de quatro pontos. Mas há ainda a diferença no saldo de gols, que é grande: o Ceará tem menos quatro; o Boa Viagem, saldo positivo de dois gols. O alvinegro terá como adversários Guarani, Itapipoca, Quixadá, Icasa e Uniclinic. Recebe em casa os dois primeiros. Enfrentará fora Quixadá e Icasa. Fecha a campanha com o fraco Uniclinic. O objetivo para chegar ao G-4 exigirá combinações de resultados nas duas próximas rodadas. De imediato terá de ganhar do Guarani, torcer por derrota do Quixadá para o Horizonte e por derrota do Boa Viagem para o Icasa. Além disso, terá de reduzir sobremaneira a diferença do saldo de gols. Como faltam cinco jogos, haverá tempo para alcançar o G-4, desde que se recomponha em tempo recorde.

Sucesso

Rogerinho, depois do golaço que marcou no Ceará, é alvo de todas atenções. Tem jeito de um jovem de 16 ou 17 anos. Ele disse que sua família, no Maranhão, acompanha toda a trajetória dele através da TV Diário, única no Nordeste a mandar imagem para todo o Brasil.

Artilheiro

Esquerdinha tem tido uma bela participação no atual campeonato. Assumiu, com 11 gols, a artilharia do certame. Note bem: o Boa Viagem marcou até aqui 25 gols. Quase a metade de Esquerdinha. Segundo Dacildo Mourão, Esquerdinha é um jogador que se cuida.

Habilidade

Enquanto Adilson, o Paredão, não se recupera, Rodrigues vai seguir fazendo a parte que lhe toca. Ouvi algumas críticas ao goleiro Rodrigues que largou duas bolas em cobranças de falta feitas por Rogério. Tudo bem, ele precisa mesmo ficar mais atento. Mas é bom lembrar que os zagueiros também devem estar mais atentos aos rebotes.

Atenção

Cristóvão, atacante do Guarani, é bom. Mas, ultimamente, anda errando nas conclusões. Já o vi com desempenho muito melhor, inclusive quando defendeu o Icasa. Está perdendo chance que, há algum tempo, era bola na rede mesmo.

Vitória

O Guarani vem enfrentar o Ceará no Castelão. Tiago Santos é o melhor homem da articulação do rubro-negro juazeirense. Outro destaque é o goleiro Deivid. A importância desse jogo de quarta-feira cresceu na medida em que o Ceará, pelas circunstâncias, ficou na obrigação de ganhar.

Muito mais

Dimas Filgueiras, pelo curto tempo disponível, não conseguiu estruturar o alvinegro como ele queria e quer. Pode ser que, neste segundo jogo, já se note a influência de Dimas. Mas é preciso que Marquinhos, Daniel e o próprio Zacarias joguem muito mais do que apresentaram domingo passado.

Definição

Outro detalhe: o Ceará precisará de Cleisson o jogo inteiro. E, claro, também terá de definir melhor qual será mesmo a função do Arlindo Maracanã. Confuso, entre ser ala ou meia, Arlindo termina não fazendo bem nem um coisa nem outra.

Problema

Este é o momento em que Dimas Filgueiras pega o time em pior situação. Não com relação à classificação ou à tabela, mas porque dispersos os valores. Quando falta conjunto, sobrecarrega a parte física, pois cada um assume o papel de querer resolver tudo sozinho.

Advertência

O Icasa pode priorizar a Copa do Brasil. Mas não pode perder totalmente o interesse no certame estadual. Isso pode, de forma inconsciente, reduzir demais o ritmo. Tal situação, não raro, faz com que a equipe sinta dificuldades em readquirir o padrão na hora da decisão do título.

Manutenção

Ritmo quem vem mantendo é o Horizonte. Segue na competição tal como começou, sustentando o padrão e até com proposta de atingir o melhor ponto exatamente na reta final. Léo Jaime e Eusébio que o digam. Mas a parte psicológica tem de ser trabalhada para não acontecer o apagão que deu na decisão por pênaltis.

"Temos de resolver, sem afobação, os problemas do Ceará. É o único caminho".
Dimas Filgueiras
Técnico alvinegro