Matéria-516912

Leão avança

O Fortaleza, desde o primeiro instante, procurou a vitória. Foi impecável na etapa inicial. O Icasa, ao contrário, desligado. E pagou caro o preço da desatenção. Erandir, Simão e Lúcio assumiram o controle. Como decorrência da superioridade tricolor, Simão marcou 1 a 0. Não demorou muito, após belo serviço de Rômulo, Paulo Isidoro ampliou (2 a 0). Poderia ter saído o terceiro. Mas ficou nisso. Na fase final, Paulo Isidoro e Lúcio perderam chances para matar a partida. Play fez entrar Isac no lugar de Clodoaldo. Criou nova opção de gol. Marciano diminuiu aos 27 (2 a 1). O Verdão tomou gosto. Houve o lance polêmico sobre Esquerdinha. Pênalti ou não? Moita entendeu fora da área. Minutos depois, veio o tiro de misericórdia: gol de Paulo Isidoro, que converteu pênalti em Guto (3 a 1). Vitória de quem lutou mais. O Icasa só despertou no segundo tempo. Parecia mais focado na Copa do Brasil.

Observações

Melhor partida de Erandir. Mas estragou com mais uma expulsão. /// Qual o melhor: Simão ou Lúcio? Os dois. /// Zacarias e Kleber protestam contra a tabela e contra a arbitragem. Direito deles. Mas o Verdão não pode ficar tão desatento durante quase todo o jogo.

Dúvida

O lance no qual os dirigentes do Icasa reclamam pênalti de Simão em Esquerdinha gerou dúvida. Deu a impressão de que foi em cima da linha da área, mas o movimento de Esquerdinha, projetando-se, não permitiu ver com clareza o local de início da jogada. A conferir na tv.

No Clenilsão

O Ceará dominou todo o primeiro tempo. Abriu 1 a 0 (Chião). Inaugurou a fase final com 2 a 0 (Luís Carlos). Esquerdinha diminuiu (2 a 1) Vozão fez 4 a 1 (Maracanã e Reinaldo). Pronto. Imaginei que tudo estivesse resolvido. Acho que todos também pensaram assim.

Encolheu

A reação do Boa Viagem espantou. Inaceitável encolhimento alvinegro que tinha o jogo na mão. William (4 a 2) e Claudecir (4 a 3) espantaram. O Boa Viagem cresceu com Magno, William e Nozinho. Por pouco não prega uma peça. Sem explicação o pânico alvinegro.

Menções especiais

O melhor, disparado, foi Luís Carlos. /// Festa para Reinaldo após seu gol. O rapaz estava precisando. Bonita a atitude dos companheiros. /// Claudecir fez um golaço de falta. E, numa outra falta batida, obrigou Genivaldo a fazer bela defesa. Esse, sim, é o Claudecir bom de bola. /// Um primor o passe de Cleisson para o gol do Maracanã.

Liderança

Louvação ao Ferroviário, que assumiu a liderança do returno com nove pontos e 100% de aproveitamento. Aliás, eu não entendi como o Ferroviário, com um bom elenco, basicamente o mesmo que aí está, acabou fora do G-4 no primeiro turno. Hoje é líder, com mérito.

Excelente

É preciso, porém, que o grupo coral procure evitar euforia além dos limites. Cabe ao técnico Polozzi trabalhar isso. O Ferrão obteve resultados importantíssimos: bateu num grande (1 a 0 no Ceará), bateu no então líder, Horizonte (2 a 1), e ganhou três pontos fora de casa (2 a 1 no Itapipoca). Mas há muito obstáculo ainda.

Detalhes

Marco Túlio voltou a assinalar gols. Isso é bom. No jogo anterior ele deu sinais de que estava meio perdido no esquema. Agora, parece, ficou mais à vontade. Quanto ao Horizonte, carão no Raul. Sua expulsão matou o modelo que Argeu montara.

Conseqüência

Horizonte perdeu a liderança para o Ferrão. O time do Argeu não ficou abalado nem quando eliminado nos pênaltis pelo Leão na semifinal do 1º turno. Mas já é hora de o treinador dar uma chamada nos meninos. A perda de chances no primeiro tempo na Barra requer reparos.

Sucesso antecipado

No Salão Iracema, do Marina Hotel, aconteceu a festa de lançamento oficial do Campeonato Cearense Futsal 2008. Representação de todas as equipes que disputarão o certame. Evento do mais alto nível. Sílvio Carlos provou novamente seu poder de arregimentação. Será o maior certame de todos os tempos.

"Eu acreditei. Esse gol foi importante para mim e para meu trabalho nos próximos jogos".
Reinaldo
Atacante do Ceará