Matéria-515680

Vitória minguada

Clássico longe do melhor futebol. Ferroviário e Ceará alternaram momentos de domínio. Na fase inicial, o Ferrão mais insinuante, com apoio de Júnior Moura e trabalho coordenado de Stênio, Dedé, Alex e Guto. Assim criou situações de gol que Túlio e Alex desperdiçaram. Reação alvinegra veio com Tiago Gaúcho, que entrou muito bem. Cresceu o Ceará e apertou. Reinaldo, sozinho, perdeu grande chance. E Tiago meteu bola na trave do Ferrão. Fase final, Vavá começou muito bem. Concluiu com perigo aos oito minutos e, aos nove, acertou o travessão. Polozzi apostou na habilidade de Ely. Flávio Lopes, na velocidade de Daniel. Equilibrou. Habilidade de Guto obrigou Marcelinho a cometer pênalti. Na cobrança de Wescley, em que Genivaldo fez parcial defesa, uma irregularidade: Ely invadiu a área. O árbitro não viu o ato irregular de Ely, que fez 1 a 0. No mais, administração de resultado. Minguada vitória.

Resultado

América 0 x 0 Fortaleza. Leão melhor no primeiro tempo. Na fase final, Simão, mais uma vez expulso. Que intimidade com os cartões! Prejuízo para o Leão que, com um jogador a menos, teve reduzida a possibilidade de vitória. O empate acabou sendo bom.

Vantagem

No Romeirão, o Icasa fez 3 a 2 no Bahia. Tem a vantagem do empate para o jogo de volta, mas os dois gols tomados em casa preocupam. Importante largada do Verdão, que, com a volta dos titulares que ficaram fora no jogo em Horizonte, reencontrou seu melhor futebol.

Permanência

Só três treinadores permanecem firmes e fortes no comando de suas equipes: Argeu dos Santos, no Horizonte; Play Freitas, no Icasa; e Cícero Ramalho, no Quixadá. Isso prova o quanto é vulnerável a função. Fica a depender sempre dos resultados.

Saíram

No Itapipoca, Júlio Araújo cedeu seu lugar para Marçal. No Uniclinic, Erasmo Forte foi substituído por Marcos Magalhães e este por Arnaldo Lira. No Boa Viagem, Erasmo Nicássio foi substituído por Danilo Augusto. No Ferroviário, Oliveira Lopes foi substituído por Polozzi. No Fortaleza, Silas Pereira foi substituído por Heriberto da Cunha. No Ceará, Heriberto da Cunha foi substituído por Flávio Lopes.

Tempo

Diante do exposto, resta saber agora quantos treinadores conseguirão se manter no cargo até o fim do certame. Claro, todos dependerão dos resultados, mormente no turno da morte.

Exemplo

Sala de imprensa como a dos melhores clubes do país; moderno CT sendo trabalhado em Maracanaú; e o Estádio Alcides Santos pronto para ser palco de jogos oficiais. Já se vê o quanto o tricolor cuida com zelo de seu patrimônio. No CT, a obstinação de um dirigente notável, Ribamar Bezerra.

Retorno

A propósito, Ribamar Bezerra, que é jornalista, trabalhou na Rádio Verdes Mares e na TV Diário. Quando eleito presidente do Fortaleza, afastou-se e disse que daria um tempo. Mergulhou, como se diz. Pergunto: já terá chegado a hora de Ribamar voltar ao rádio e tv, sua paixão?

No conselho

Sacha Jucá explicou-me a razão por que optou por permanecer apenas no Conselho Deliberativo do Ceará, ao lado de Castelinho Camurça. Entende que assim não haverá interrupção nas ações que ambos vêm desenvolvendo no setor.

Apoio

O médico e professor da Faculdade Medicina, Ronaldo Silva, é admirador de Gildo, o maior ídolo alvinegro. Ao ver na TV Diário a matéria sobre o problema no joelho do ex-jogador, Ronaldo tomou a iniciativa de acompanhar o atleta e já encaminhou tudo para a cirurgia.

Ídolo e fã

Ronaldo Silva é filho do ex-goleiro Romualdo, que, na década de 60, brilhou no Calouros e foi campeão pelo Ceará. Publiquei algumas fotos do Romualdo no Recordando. O médico Ronaldo disse que sempre foi fã de Gildo, razão por que está muito feliz por poder nessa hora chegar junto, visando a devolver a saúde ao jogador.

"Eu tentei de todas as formas ser compreendido. Mas vi que foi impossível"
Sérgio Manoel, explicando no Belmino, sua saída do Ceará
Ex-meia alvinegro