Estádios
Conheci pessoalmente a promotora de Justiça, Roberta Coelho Maia. Ela esteve no Debate Bola da TV Diário. Explicou as razões pelas quais alguns estádios foram vetados. Roberta é muito simpática. Disse ser apaixonada por futebol. Ótimo. Daí sua presença em todas a s reuniões onde são debatidos assuntos ligados ao esporte e que tenham o interesse do Ministério Público. Ela demonstrou inclusive preocupação com o aspecto social, porquanto, com a interdição dos estádios, ambulantes perderam temporariamente os meios de sustento de suas famílias. Pelo que ouvi da promotora, os ajustes solicitados para a liberação das praças esportivas já estão quase todos atendidos. A solução será rápida. A lição serviu. De agora em diante, creio, os dirigentes dos diversos segmentos esportivos saberão antecipar-se aos fatos, providenciando vistorias e laudos. E não mais correrão o risco de novos vexames.
MissãoNovas esperanças no Ceará com a chegada do técnico Flávio Lopes. A missão dele é muito espinhosa, pois pega o time embaraçado por tantos problemas, dentro e fora de campo. Não é fácil ajustar a equipe a pouco mais de um mês do fim da fase classificatória.
ResultadoEugênio é aberto, comparece aos programas, tenta esclarecer os pontos polêmicos. Mas ele sabe que toda sua capacidade de argumentação se esgotará se o Ceará não obtiver imediatos resultados em campo. Artilheiro vive de gols; técnico, de vitórias; dirigente, de títulos.
Volta por cimaSem título, dirigente desaparece na história. O que marca num clube é a conquista de campeonatos. Claro que Eugênio já conquistou título estadual pelo Ceará e até numa situação bem adversa. E exatamente por isso diz ainda acreditar numa volta por cima.
EstádioSe Horizonte, como tudo indica, chegar novamente à fase semifinal, outra vez não terá o Clenilsão como palco. Como já ganhou do Ceará e do Fortaleza no Castelão, não há como se assustar caso os grandes da capital também se classifiquem. Mas, desta vez, Argeu terá de treinar os meninos para cobranças de pênaltis. Foi ridícula a série de cobranças que seu time perdeu.
SubstitutoNo momento em que mais estava afinado na meia-cancha, Zé Augusto deixou o Icasa. Play Freitas terá que trabalhar duro para encontrar alguém que se encaixe de forma tão perfeita quanto o Zé. Grande perda, muito sentida no jogo passado.
TravadoEm certo momento do certame, Rogerinho, do Fortaleza, foi disparado o melhor do campeonato. Mas venho notando que, após a contusão que sofreu, não mais rendeu a mesma coisa. Há algo, que não consigo explicar, travando o atleta.
PerfilCabe ao Heriberto da Cunha examinar a situação. A volta de Rogerinho à perfeita forma tem tudo a ver com o projeto de retomada tricolor, missão dada ao novo técnico. O perfil agudo do Leão passa pelo reencontro de Rogerinho com seu melhor futebol.
ProblemaOutro que também me parece meio travado é Paulo Isidoro. Já rendeu muito mais e melhor, mormente nas arrancadas em velocidade na direção do gol. Nos jogos mais recentes, ele até tentou, mas não tem conseguido. Paulo é jogador da confiança de Heriberto. Com certeza será um dos agentes da reação tricolor.
EuforiaArgeu dos Santos nos braços da torcida. Sua popularidade em Horizonte tem índice que muitos aproveitariam para ingressar na política. Mas Argeu, sereno como é, conhece a sua praia. De política quer apenas o apoio ao seu grupo de jogadores para chegar ao título. E nada mais.
ClássicoAtrações de quarta-feira no Castelão: estréia do técnico Polozzi diante de sua torcida aqui em Fortaleza. Estréia do técnico Flávio Lopes, do Ceará. O novo Ferrão fez bonito em Itapipoca. Hora de ver Dedé, Guto, Amoroso, Teles e Marco Túlio diante de desafio mais forte. Como é dito no jargão esportivo: clássico nivela.
"Não há como negar que a beleza do atleta ajuda na publicidade"
Erich Stamminger, citado na Veja
Presidente mundial da indústria esportiva Adidas