Matéria-514336

Liderança em jogo

Horizonte vive momento de euforia. O time só perdeu nos pênaltis a vaga para a decisão do primeiro turno. Estreou no returno com vitória sobre o Ceará e, já agora, é líder da fase classicatória, tal como foi líder do G-4 na fase primeira. Tem na liderança a companhia do Quixadá, com igual número de pontos e saldo de gols. Além disso, a liberação do Estádio Clenilsão também animou os desportistas de lá. Seu adversário, o Icasa, chega com o moral elevado em razão do título de vencedor do turno. Essas equipes foram as duas primeiras colocadas no G-4 do turno passado, numa prova inequívoca do planejamento correto. No jogo de ida, em Juazeiro do Norte, houve empate: 0 a 0. Mais um dado que indica o equilíbrio dos adversários. A vantagem do Horizonte, logo mais, será o retorno ao Estádio Clenilsão, após a suspensão do veto temporário deste. Vale a liderança. A TV Diário mostra ao vivo, a partir de 16h20min.

Força

Raul entrou muito bem no Horizonte, quando da vitória sobre o Ceará. Inclusive marcou belo gol. A temporada de Raul em Goiás foi benéfica. Ele se mostrou senhor da situação. Ampliou o leque de ótimas opções para o técnico Argeu dos Santos. Raul é muito bom.

Contratação

Na Taberna do Gude, em Queimadas, Horizonte, Edilson José e Heriberto da Cunha almoçaram e acertaram os detalhes finais da contratação do treinador pelo Fortaleza. Além do lado financeiro, pesou a vantagem de Heriberto já conhecer todo o grupo do Pici.

Organização

O novo treinador do Fortaleza terá a seu favor a certeza de um clube altamente organizado, tanto no aspecto administrativo quanto no financeiro. Desde a gestão de Ribamar Bezerra, houve a modernização física e operacional de todos os segmentos. Apoio logístico não faltará.

Foco

Mesmo com as oscilações, reconheço que o elenco do Fortaleza oferece ótimas alternativas. Caberá ao treinador buscar o modelo mais adequado para obter aproveitamento consistente e continuado. A queda de rendimento na fase final não está de todo afastada, haja vista o que aconteceu na partida com Boa Viagem.

Receio

Em certos momentos, considerei Rogerinho o melhor do certame, quando então ditava o ritmo e assinalava golaços. Mas, depois que ele voltou da contusão, parece manter algum receio. E não vem rendendo o mesmo que antes. Hora de uma conversa com o rapaz.

Desgaste

De certa forma, procede o protesto de Zacarias Silva contra o vaivém que desgasta o Icasa. Decidiu o turno no domingo, viajou na segunda, estreou diante do Guarani na quarta, viajou ontem e já hoje enfrenta o líder, Horizonte. Maratona mesmo.

Desencontro

O que está acontecendo no time do Ceará nada mais é senão o natural reflexo dos desarranjos no alto comando. Eugênio Rabelo, em razão de seus múltiplos afazeres, não conseguiu acomodar as ações. Daí a visível perda de controle em variados momentos.

Problema

Os jogadores alvinegros sentem as conseqüências e, em ambientes assim, os problemas de ordem pessoal são acentuados. Daí a greve que aconteceu, gerando mais incompreensões. De lá até esta parte, mais visíveis ficaram os ranços, na medida em que os bons resultados não aconteciam. A eliminação na semifinal pesou.

Variações

Entre licenças e mudanças (Eugênio já se licenciou uma vez), observa-se o quanto está sendo difícil uma ação incisiva que salve dos solavancos o Ceará. Ainda bem que Castelinha Camurça foi incisivo hoje ao afirmar que, no Conselho Deliberativo, ele cumprirá seu mandato inteiro.

Condições

De nada adiantará a alteração na comissão técnica alvinegra se não for oferecido ao novo treinador as condições necessárias para o sereno exercício da função. Se as turbulências administrativas e financeiras continuarem, não haverá em campo a calma necessária para produção convincente como a torcida quer.

"Meu corpo dá sinais de que está muito cansado, já sofreu muito e agora pede descanso."
Ronaldo Fenômeno, admitindo encerrar a carreira em razão da contusão
Atacante do Milan