Tropeço
Para o Boa Viagem, um empate em pleno Castelão foi ótimo. Para o Fortaleza, péssimo. Mais preocupação no Pici. O tricolor vinha da frustração pela perda do turno. E recomeçou com tropeço em casa. Jogo ruim. Na primeira fase, melhor o Leão. Além de marcar 1 a 0, gol de Rômulo, boa estréia de Alex Alves. Na fase final, o visitante cresceu com Nozinho, Polozzi e Jardel. O Fortaleza voltou a cair de produção. A entrada de Lúcio, Simão e Osvaldo nada mudou. Resultado: o Boa Viagem chegou ao merecido empate através de Didi, em lançamento perfeito de Airton. Pior ainda para o Fortaleza a expulsão de Leandro. Nos acréscimos, o polêmico pênalti a favor do Fortaleza. A princípio, acho que não houve, pois mão involuntária de Diego. Mas prefiro rever o lance na TV. Renato pegou o pênalti que Isidoro bateu. Seria injusto o Boa Viagem perder. Após o jogo, Edilson José, diretor de futebol tricolor, deixou claro: cabeças rolarão.
EstréiaMuito boa a estréia do técnico Polozzi no Ferroviário. Ganhar do Itapipoca no Estádio Perilo Teixeira não é fácil. Polozzi já estreou vencendo ali. Mais que o resultado, o técnico ficou exultante com a produção do time. Agora espera pelo clássico com o Ceará.
SuperaçãoO Horizonte mostrou que não se abateu com a perda da vaga na final, nos pênaltis, para o Fortaleza. A determinação do grupo na vitória sobre o Ceará (3 a 1) não deixa dúvida de que o time de Argeu dos Santos tem mesmo potencial para lutar pelo título. E com superação.
IncógnitaO que mais me chama atenção no Ceará é a irregularidade de produção. O time fizera ótima apresentação no tempo normal diante do Icasa, em Juazeiro, na semifinal do primeiro turno. Quando todos imaginavam que o time engrenara, eis a recaída na derrota para o Horizonte.
SovaAnalisar o Ceará é para quem domina a arte da adivinhação. Impossível dizer qual é a do Vozão. O time ganhou do Icasa por 2 a 0 dentro do Romeirão. Jogou bem e ganhou do Horizonte no primeiro tempo aqui. Voltou tão mambembe para a fase final que acabou levando outra sova do Horizonte. Dá para entender?
SaídaHeriberto da Cunha pediu para sair. Mas ninguém pode dizer que ele não lutou para pôr o time em ordem. Heriberto trabalhou muito. Foi incompreendido muitas vezes. Após a derrota para o Horizonte, sentiu que não tinha como continuar. Homem sério, dedicado.
TempoO Ceará terá de começar tudo outra vez. Corre contra o tempo. Se o campeonato já é tiro curto, calculem um turno? Faltam apenas oito jogos (37 dias) na fase classificatória. Tempo mínimo para o novo técnico acertar definitivamente o Vozão.
AjustesConsiderando as comemorações pelo título do turno, o empate do Icasa com o Guarani ficou de bom tamanho para o Verdão. Já o Guarani está em fase de transição, sob os ajustes do técnico Oliveira Lopes.
RecadoO Quixadá está na seqüência da ótima reação empreendida no final do primeiro turno. Não de agora o atacante Joãozinho vem confirmação sua boa condição. Desde 2007, observei o quanto ele se movimenta bem. O time de Cícero Ramalho cresce em conjunto. Já ganhou do campeão do turno, o Icasa, do Ceará e empatou com o Fortaleza. Cuidado com o Canarinho!
ÍdoloGildo, o maior ídolo do Ceará em todos os tempos, está bem, graças a Deus, com sua graciosa família. Mas uma contusão, que sofreu na época de jogador, agora o incomoda. O problema no joelho é sério. Ele está sem poder dirigir seu carro. Terá de submeter-se a uma cirurgia.
EmoçãoNuma entrevista exclusiva, mostrada pela TV Diário, Gildo falou emocionado de seu amor pelo Ceará. Também falou sobre seu problema no joelho. Precisa colocar uma prótese para evitar o agravamento. Disse que o médico Vanor Cruz há tomado providências. Vamos acompanhar o fato. Afinal, ele é o maior ídolo dos alvinegros.