Matéria-513977

Tropeço

Para o Boa Viagem, um empate em pleno Castelão foi ótimo. Para o Fortaleza, péssimo. Mais preocupação no Pici. O tricolor vinha da frustração pela perda do turno. E recomeçou com tropeço em casa. Jogo ruim. Na primeira fase, melhor o Leão. Além de marcar 1 a 0, gol de Rômulo, boa estréia de Alex Alves. Na fase final, o visitante cresceu com Nozinho, Polozzi e Jardel. O Fortaleza voltou a cair de produção. A entrada de Lúcio, Simão e Osvaldo nada mudou. Resultado: o Boa Viagem chegou ao merecido empate através de Didi, em lançamento perfeito de Airton. Pior ainda para o Fortaleza a expulsão de Leandro. Nos acréscimos, o polêmico pênalti a favor do Fortaleza. A princípio, acho que não houve, pois mão involuntária de Diego. Mas prefiro rever o lance na TV. Renato pegou o pênalti que Isidoro bateu. Seria injusto o Boa Viagem perder. Após o jogo, Edilson José, diretor de futebol tricolor, deixou claro: cabeças rolarão.

Estréia

Muito boa a estréia do técnico Polozzi no Ferroviário. Ganhar do Itapipoca no Estádio Perilo Teixeira não é fácil. Polozzi já estreou vencendo ali. Mais que o resultado, o técnico ficou exultante com a produção do time. Agora espera pelo clássico com o Ceará.

Superação

O Horizonte mostrou que não se abateu com a perda da vaga na final, nos pênaltis, para o Fortaleza. A determinação do grupo na vitória sobre o Ceará (3 a 1) não deixa dúvida de que o time de Argeu dos Santos tem mesmo potencial para lutar pelo título. E com superação.

Incógnita

O que mais me chama atenção no Ceará é a irregularidade de produção. O time fizera ótima apresentação no tempo normal diante do Icasa, em Juazeiro, na semifinal do primeiro turno. Quando todos imaginavam que o time engrenara, eis a recaída na derrota para o Horizonte.

Sova

Analisar o Ceará é para quem domina a arte da adivinhação. Impossível dizer qual é a do Vozão. O time ganhou do Icasa por 2 a 0 dentro do Romeirão. Jogou bem e ganhou do Horizonte no primeiro tempo aqui. Voltou tão mambembe para a fase final que acabou levando outra sova do Horizonte. Dá para entender?

Saída

Heriberto da Cunha pediu para sair. Mas ninguém pode dizer que ele não lutou para pôr o time em ordem. Heriberto trabalhou muito. Foi incompreendido muitas vezes. Após a derrota para o Horizonte, sentiu que não tinha como continuar. Homem sério, dedicado.

Tempo

O Ceará terá de começar tudo outra vez. Corre contra o tempo. Se o campeonato já é tiro curto, calculem um turno? Faltam apenas oito jogos (37 dias) na fase classificatória. Tempo mínimo para o novo técnico acertar definitivamente o Vozão.

Ajustes

Considerando as comemorações pelo título do turno, o empate do Icasa com o Guarani ficou de bom tamanho para o Verdão. Já o Guarani está em fase de transição, sob os ajustes do técnico Oliveira Lopes.

Recado

O Quixadá está na seqüência da ótima reação empreendida no final do primeiro turno. Não de agora o atacante Joãozinho vem confirmação sua boa condição. Desde 2007, observei o quanto ele se movimenta bem. O time de Cícero Ramalho cresce em conjunto. Já ganhou do campeão do turno, o Icasa, do Ceará e empatou com o Fortaleza. Cuidado com o Canarinho!

Ídolo

Gildo, o maior ídolo do Ceará em todos os tempos, está bem, graças a Deus, com sua graciosa família. Mas uma contusão, que sofreu na época de jogador, agora o incomoda. O problema no joelho é sério. Ele está sem poder dirigir seu carro. Terá de submeter-se a uma cirurgia.

Emoção

Numa entrevista exclusiva, mostrada pela TV Diário, Gildo falou emocionado de seu amor pelo Ceará. Também falou sobre seu problema no joelho. Precisa colocar uma prótese para evitar o agravamento. Disse que o médico Vanor Cruz há tomado providências. Vamos acompanhar o fato. Afinal, ele é o maior ídolo dos alvinegros.