Nova imagemO Ceará inicia hoje a sua caminhada no segundo turno. Quer construir nova imagem a partir exatamente do confronto com o time que o humilhou na estréia, o Horizonte. Ainda atravessada na garganta alvinegra aquela derrota por 5 a 1. Hoje, as circunstâncias são diferentes. Naquele jogo, o Ceará não tinha sequer jogadores para completar o banco. Agora, Heriberto da Cunha tem a formação definida. Antes se queixava da falta da pré-temporada; agora já houve todo o primeiro turno para ajustes. Nenhuma desculpa caberá em caso de tropeço. Aí estão Marcelinho, Bruno Lourenço, Leandro Camilo, Ademar, Cleisson, Arlindo Maracanã, Sérgio Manoel, Vavá, Luiz Carlos... O Horizonte, que terminou líder da fase classificatória, manteve o ótimo grupo sob o comando de Argeu do Santos, um dos melhores técnicos do futebol cearense. E tem tudo para dar seguimento à bela campanha que fez no primeiro turno.
ConseqüênciaHora de saber até que ponto a frustração por ter perdido para o Fortaleza a vaga no final do turno comprometerá a produção do Horizonte na etapa que hoje começa. Tirando Maurílio, que pediu para sair após a semifinal, o restante do grupo é o mesmo. Por sinal, muito bom.
Destaques
No Horizonte, o goleiro Jefferson, um dos heróis da semifinal, quando na prorrogação criou o lance do gol de empate com o Leão; Izaquiel, notável lateral-direito; Piva, autor de um golaço no Ceará; e Júnior Cearense, o homem dos tiros longos, de fora da área.
ConjuntoA força do Horizonte está no conjunto. Isso ficou provado na fase classificatória, quando terminou líder com 17 pontos. A meia-cancha com Franciné ou Dino, Piva, Paulinho e Júnior Cearense trabalha muito bem a bola. Piva, não raro, também se apresenta para concluir.
GrandeO Ferroviário, outro time grande da Capital, enfrenta o Itapipoca. O Ferrão vem com significativas mudanças, a começar do próprio treinador. Saiu Oliveira Canindé. Entrou Polozzi. Outra esperança coral é Ely que, por embaraços com sua documentação, ficou fora do primeiro turno. Faço referências elogiosas a Dudé e Guto, além de lembrar os três gols de Marco Túlio no jogo com o Uniclinic.
Destaque
O Itapipoca, adversário coral, não mudou. De Eufrásio a Gildásio, o mesmo time que, no primeiro turno, terminou em 7º lugar a fase classificatória. Vitória sobre o Ceará (2 a 0) no jogo passado animou o time do Eudi.
ClássicoApesar dos protestos contra a tabela, que o obriga a pegar logo um clássico após o título, taí o Icasa cheio de empolgação para enfrentar o rival, Guarani. Zacarias Silva quer o título direto, arrastão. Os zagueiros do Icasa, Tiago, Rafael e Cleiton Mineiro, impressionaram-me pela segurança e ótimo sentido de colocação.
OportunidadeOs jovens atletas do Fortaleza, Marcos Bambam e Adailton, fizeram sucesso na Copa São Paulo. Com isso aumentaram as expectativas sobre o aproveitamento deles. Até agora só esperança e nenhuma oportunidade no time principal. E o Fortaleza precisando de gente que saiba fazer gols.
EstréiaAmanhã, o Fortaleza começa sua participação no segundo turno. O Leão é favorito absoluto diante do Boa Viagem, que está na zona de rebaixamento, vice-lanterna da fase classificatória, com nove apenas pontos.
AdvertênciaNão custa nada lembrar que esse mesmo Boa Viagem, hoje pendurado na zona maldita, reagiu na partida de ida. Após estar perdendo para o Fortaleza por 2 a 0, foi buscar o empate e no último minuto conseguiu fazer 2 a 2, numa bela atuação de Esquerdinha. Barbas de molho, pois.
PrestígioEm alta no Fortaleza o goleiro Tiago Cardoso. Embora o grupo tenha experimentado o natural desgaste da perda do turno, Tiago saiu-se bem da situação. Foi matéria nacional após pegar quatro pênaltis num jogo, fato raríssimo. E não teve culpa nos gols que tomou do Icasa nos dois jogos decisivos (Romeirão e Castelão).
"Ter um psicólogo ali, no seu espaço, para escutar o jogador e orientá-lo, isso é muito bom."
Muricy Ramalho
Técnico do São Paulo