Matéria-512787

Verdão na final 2008

O Icasa, com todos os méritos, sagrou-se campeão do primeiro turno. Juntando-se as fases (classificatória, semifinal e final), o Verdão marcou 24 pontos, quatro a mais que o vice, o Fortaleza. No jogo de ontem, o time do Cariri administrou com extrema competência a vantagem do empate. Suportou a pressão tricolor e optou pelos contra-ataques. Num desses, Marciano aproveitou passe de Wanderlei e fez Icasa 1 a 0. Daí para frente, com um sistema defensivo bem articulado, o Verdão resolveu segurar o resultado. Acho até que recuou demais. O Leão fez uma blitz, principalmente no segundo tempo, mas esbarrou no melhor goleiro do certame: Douglas. Embora muito atrás, o Icasa voltou a preocupar, máxime depois da entrada de Clodoaldo e Isac. O Fortaleza, com Lúcio, mandou bola na trave. E Isidoro empatou já nos acréscimos. O Verdão deu um show de equilíbrio, serenidade, segurança e determinação.

Gigante

Goleiro Douglas. Incontáveis defesas espetaculares. Perdi a conta de quantas eles fez em chutes de Lúcio, Paulo Isidoro, Rômulo e Cleiton. Parece que tem braços de elástico e voa como as gaivotas. Foi buscar bolas que com certeza iriam para as redes. O melhor disparado.

Técnico

Play Freitas também foi o melhor do primeiro turno. As substituições que promoveu foram perfeitas. Ontem, acertou todas. Fez entrar Clodoaldo, Rafael e Roberto no momento certo. Dois para segurar e Clodoaldo para inquietar e cavar faltas lá na frente, Perfeito.

Conjunto

A força do Icasa está no conjunto. Defesa compacta com Gilberto, Tiago ou Rafael, Cleiton Mineiro e Esquerdinha. Da meia-cancha para frente vale a solidariedade no combate e na criação, com Jonas, Tony, Serginho, Zé Augusto, Vanderlei, Marciano, Clodoaldo e Isac.

Luta

Apesar do natural protesto da torcida, ninguém pode dizer que o Fortaleza não lutou. Lutou, sim. E muito. Criou no mínimo cinco situações de gol. E concluiu as jogadas elaboradas. Mas, num dia de goleiro abençoado, a bola só entra no último minuto dos acréscimos, quando não há mais tempo para reação.

Carão

Erandir teve uma recaída. Voltou a apelar sem necessidade. E prejudicou o Fortaleza. fez um pênalti que Sampaio errou em não marcar. Erandir tem bom futebol e não precisa de expedientes assim como o que resultou na sua justa expulsão. Está na hora de o comando dar-lhe um pito.

Senões

A propósito de arbitragem, Marco Antonio Sampaio teve alguns senões que poderiam ter resultado num situação desconfortável para ele. No pênalti claro, cometido por Erandir, Marco Antonio estava próximo do lance. Até agora não sei a razão por que não marcou.

Contestado

Mais uma vez o técnico Silas teve seu trabalho contestado. No jogo anterior, até fiz observação que lhe foi parcialmente favorável. Ali entendi o que pretendeu com as mudanças. Mas, ontem, deixar Simão no banco na hora do ´tudo ou nada´ foi equívoco dos maiores. Poderia tê-lo feito entrar no lugar de Michel.

Revisão

O Fortaleza terá de passar por uma revisão completa. Tem um bom elenco, mas a resposta em campo não corresponde. Foi apenas o quarto na fase classicatória. Na semifinal, só conseguiu a classificação nos pênaltis. Ontem perdeu o título.

Comando

Zacarias Silva e Kléber Lavor merecem todos os elogios. Eles, com desprendimento, vêm mantendo o Icasa na linha de frente do futebol cearense. Há muito o Icasa já merece um título estadual em campo. Tem um no tapetão, em 1992, ao lado do Ceará, Fortaleza e Tiradentes.

Comemoração

Juazeiro do Norte fez uma festa, com carreata, foguetório, o povo em comemoração nas ruas e praças. O repórter Victor Hannover, que está em Juazeiro, mostrará hoje imagens exclusivas, a partir de 11 horas, no ´A Grande Jogada´, programa comandado por Sebastião Belmino na TV Diário. Parabéns aos juazeirenses.


"Ganhamos o turno. Vamos lutar pelo título do campeonato. E avançar na Copa do Brasil."

Zacarias Silva
Presidente do Icasa