Alerta geralHorizonte, o líder, abalado pela goleada imposta pelo Fortaleza (4 a 0); Icasa, o vice-líder, também abalado pela goleada sofrida diante do Ceará (4 a 0). O Verdão, mais ainda, posto ter também, no jogo seguinte, padecido derrota para o Quixadá (3 a 2). Portanto, os dois primeiros colocados na fase classificatória foram alertados para as dificuldades que terão nas semifinais, embora, nas decisões, as circunstâncias se desvinculem de tudo o que houve anteriormente. A campanha do Horizonte impressiona e o credencia, haja vista o que produziu até aqui. Afinal, embora estreante, chega à semifinal como líder. O Verdão, nos últimos anos, tem obtido bons resultados nas semifinais, quer de turno, quer do próprio certame. Em 2007, eliminou o Ceará. E agora pega novamente o alvinegro. Espécie de tira-teima. O Fortaleza, dono do melhor elenco, espantou de vez o apagão. E encheu-se de confiança.
CastelãoAgora, pelo menos temporariamente, o Castelão será o único cenário do futebol na capital. Ótimo pelo conforto e pela segurança interna. Mas ainda necessita de melhor cobertura policial, principalmente após a partida. A área externa continua sendo perigosa.
Novo astralO Ceará vem oscilando entre o bom e o mau astral. Tapas e beijos. Ainda bem a imagem de ontem foi a melhor dos últimos dias, inclusive com as declarações de Sérgio Manoel, já bem integrado e reconhecendo que reencontrou a alegria de jogar. O que passou, passou.
OportunidadeCom certeza, Genivaldo não esperava oportunidade assim no Ceará. Afinal, era o terceiro goleiro. Como imaginar ser titular? Adilson fora. Rodrigues em recuperação. Chances para Genivaldo. E ele vem cumprindo bem o papel. Importante observar agora seu comportamento num jogo importante como o de hoje.
Liderança
É bom frisar que, além de dar muita segurança ao grupo, o goleiro Adilson também exercia forte liderança no setor defensivo. Alguém tem de ficar atento a esta parte, pois Genivaldo, em vista das condições, ainda carece de tempo para exercitar essa liderança.
Duas derrotasPara o técnico Play Freitas chegou a hora da verdade. O Icasa foi bem na fase classificatória. Mas, nos dois últimos jogos, teve complicações. Sofreu uma goleada e, quer queiram, quer não, perder seis pontos seguidos é motivo de apreensão. Play, terá de comandar a retomada da confiança.
ValoresO Icasa tem bons valores. O goleiro Douglas é, no momento, o melhor do certame. Gilberto Matuto estabeleceu-se. Há jogadores de qualidade como Jonas, Tony, Serginho, Zé Augusto, Wanderley e Isac, além de Clodoaldo como opção. Não sei o que levou o Icasa a dois insucessos seguidos.
PresençaJogador de definição é aquele com o qual clube conta para fazer a diferença nos jogos decisivos. Vavá, que pisou na mola ao ausentar-se de jogos importantes, tem de entender que jovem artilheiro só pode assumir um compromisso: fazer gols. Ficar fora dos gramados será retrocesso sempre.
ConfiançaAté no semblante de Silas Pereira já se nota a confiança renovada. Jogar bem nos dois tempos da goleada sobre o Horizonte fez sumir o fantasma do apagão. Além disso, a chegada de Carlos Alberto, já marcando gol, abriu nova opção no ataque.
Camisas
O presidente do Fortaleza, Marcelo Desidério, quer consolidar em 48 horas a venda das mil camisas do Stella, que assinalam o início dos festejos de 90 anos do clube. Através do rádio e tv, ele pediu a colaboração da torcida. Solicitações pelo fone 3253-3000. Você recebe a camisa em casa.
Questionamento
Marcelo está questionando ainda a realização do segundo jogo em Horizonte. Entende que, por uma questão se segurança, o Ministério Publico deveria se manifestar. Apesar de reconhecer como legítimo o direito do Horizonte, ou seja, o de jogar no Clenilsão, Marcelo não perde de vista as mínimas condições do estádio.