PosiçãoO Horizonte começou assombrando logo no primeiro jogo. E aí está na liderança do campeonato. Mantém a imagem de time surpreendente. Vem de trabalho continuado, fato que deu consistência à equipe. Nos dois últimos jogos, porém, vitórias apertadas: 1 a 0 no Itapipoca e 1 a 0 no Uniclinic, com gols salvadores de Júnior Cearense, que cresceu de produção no correr do certame. Agora a velha pergunta: irá o time administrar resultado para escolher adversário? Não creio. Ser primeiro do grupo tem a vantagem de jogar em casa a segunda partida. E, no Clenilsão, o Horizonte não perdeu de ninguém. Dos cinco jogos que fez ali, ganhou quatro e empatou um. Aplicou 5 a 1 no Ceará, 2 a 0 no Ferroviário, 4 a 0 no Boa Viagem, 1 a 0 no Itapipoca e empatou com o Guarani (1 a 1). Mas, nesta última rodada, o Horizonte pega o Fortaleza fora de casa. E o Leão precisando vencer. Nada fácil, pois.
GoleadaAté que ponto a goleada aplicada pelo Ceará no Icasa abalará a confiança do Verdão nas semifinais? O Icasa, antes líder invicto, viu cair ao mesmo tempo as duas coisas: a liderança e a invencibilidade. Precisará de personalidade forte para não se deixar abater.
LágrimasNão tinha visto Heriberto da Cunha tão emocionado como na entrevista que ontem repeti na TV Diário. Ele afirma, de forma incisiva, que há alguém trabalhando contra ele em Porangabuçu. Já é hora de o presidente Eugênio Rabelo ficar atento a tal denúncia.
ApuraçãoNão é a primeira vez que Heriberto revela a existência de obstáculos ao seu trabalho. Deixar passar sem apuração denúncia assim representará desídia do alto comando alvinegro, principalmente agora que o time disputará a desafiadora fase semifinal.
MúsicaJá que é tempo de Carnaval, lembrei da música ´Perdoar é Para Deus´, de Ary Frazão e Sebastião de Figueiredo, que o notável e inesquecível Orlando Silva, o Cantor das Multidões, gravou para o Carnaval de 1939. Num trecho dizia: ´Perdoar é para Deus e a gente só se arrepende depois que faz´.
PresençaVavá, Tiago Almeida, Mazinho Lima e Sérgio Manoel poderiam cantar tal música, formando o bloco do arrependimento. Aliás, Vavá, ídolo e jovem, deve ter cuidado nas futuras posições que assumir. Ele tem de estar em campo. Já basta o tempo em que foi prejudicado por ter ficado fora dos gramados.
Reação
Não sei a razão de tanta surpresa no empate do Fortaleza em Quixadá. Ora, a reação do Quixinha está na vista de todos. E começou dentro do PV diante do Ceará, quando ganhou de virada por 3 a 2. Portanto, o Icasa que se cuide. O Quixadá também ganhou do Horizonte, atual líder, por 2 a 0. Advertência feita.
Apagão
Com ou sem apagão, o Fortaleza recebe o Horizonte. E desta vez sem direito a tropeço, caso queira garantir a vaga, independe do resultado do Quixadá. Pelo elenco que possui, é constrangedor ver o tricolor na quarta posição e ainda sem passaporte carimbado.
TempoCom a classificação antecipada de Horizonte e Icasa, até aqui na 1ª e 2ª colocações, observa-se o quanto é importante iniciar os trabalhos mais cedo. Estão na frente exatamente os dois que se preparam antes dos demais concorrentes.
CobrançaJá é notória a pressão da torcida sobre o técnico Silas Pereira. Ele, que é do ramo, sabe como a afirmação de um treinador depende dos resultados. Tudo a ver, portanto, com o jogo de amanhã diante do Horizonte. Detalhe a favor de Silas: a criação de tantas oportunidades de gol.
DefesaSilas não é culpado se os atletas não ´matam´ o jogo, embora tendo chance para fazê-lo. O ataque do Fortaleza é o melhor do certame: 17 gols. O problema do Leão está na retaguarda que anda vacilando muito, principalmente no segundo tempo. Silas não conseguiu corrigir tal deficiência do time, fator que lhe é desfavorável.
"O América é a grande decepção do Estadual, com três clubes do interior na sua frente".
Everaldo Lopes, sobre o Campeonato Potiguar
Na Tribuna do Norte de Natal