Matéria-495546

Time da garotada

O slogan do Fortaleza está mais que bem aplicado nesta turma do sub-18. São jovens que estão de olho no futuro e sabem que terão três oportunidades seguidas: decisão do Campeonato Cearense, Copa São Paulo e, posteriormente, Copa Ibiza na Espanha. Mas não se pode perder de vista o seguinte: em competições como a Copa São Paulo os olheiros internacionais também marcam presença. É exatamente em instantes assim que os assédios acontecem. Não raro, os jovens tomam rumos inesperados, dando guinadas imprevisíveis. Foi em competições dessa natureza, mas acontecidas no Rio, que Jardel descobriu o caminho para a fama. Cantarelli lá não ficou porque a saudade bateu no peito e ele não suportou. Aos tricolores cabe fazer o possível para preservar no clube valores como o atacante Marcos Bambam. Inadmissível que craques, crias de casa, tenham passagem efêmera nos clubes de origem.

SOS

A propósito de apoio às bases, não posso deixar passar sem registro a pedido de socorro feito pelo técnico Petróleo, do Ceará. Quando perdeu a chance de ir à final do certame cearense sub-18, ele disse que o Ceará precisa oferecer melhores condições de trabalho.

Lamentos

Na ocasião, Petróleo queixou-se da falta de apoio. Lamentou não ter sequer um campo bom para treinar. Petróleo entende que pode ser dado incentivo financeiro aos garotos, tal como faz o maior rival. O correto pedido de Petróleo deve ser analisado por Eugênio Rabelo.

Seqüência

A vitória do Horizonte sobre o Ferroviário é prova inequívoca de que quem se preparara primeiro leva vantagem sobre os concorrentes. E observem que a diferença de tempo de atividade entre essas equipes é mínima. Horizonte vem no embalo porque boa parte de seus jogadores continuou na terceira divisão o trabalho feito na segundona.

Diferença

Agradável a entrevista de Edson Palomares, coordenador do Fortaleza. Ele acredita que o Fortaleza já na metade do primeiro turno conseguirá tirar a diferença favorável aos clubes do interior que começaram a preparação primeiro.

Destaque

Palomares reconhece que os clubes interioranos terão boa vantagem inicial e que apostarão tudo no primeiro turno. Mas há uma programação de recuperação no Fortaleza, visando a reduzir ao máximo essa diferença. Outra intenção tricolor é olhar para as bases. Silas quer revelar novos valores.

Redução

Há um ditado que diz: tudo demais é veneno. Oliveira Canindé percebeu isso. Cuida de reduzir de 40 para 25 o número de jogadores no elenco. Atitude correta. Elenco grande demais termina trazendo problemas pela luta interna de espaço entre os próprios jogadores. Vale qualidade, não quantidade.

Foi assim

A propósito, em 1966 a então CBD divulgou a primeira lista de convocados para a Copa do Mundo, constando 43 jogadores. Vicente Feola teve que observar toda essa gente para a lista final. Resultado: o Brasil terminou perdendo a Copa.

Expectativa

Termina hoje, dia 14, o prazo de inscrição de chapas para as eleições do conselho deliberativo e da diretoria executiva do Ceará. O pleito acontece no dia 17. Há no alvinegro um clima de expectativa em tudo. Decisão mesmo, para valer, só depois da confirmação de Eugênio para mais um mandato.

Encontro

Amanhã, um jogo no Campus da UFC marca o 5º Encontro dos ex-atletas do Jurandir Branco. Logo após, haverá confraternização na Churrascaria Maia, no Montese. Estarão os atuais técnicos Marcelo Vilar e Jorge Veras, os ex-jogadores Sasso Neto, João e Aníbal, dentre outros.

Merece vaga

Na minha opinião, Dudu Cearense, que aqui está de férias, tem vaga na atual ´Canarinho´. Ele já atuou 12 vezes pela Seleção Brasileira principal (4 com Parreira e 8 com Dunga). Nove vitórias, um empate, duas derrotas. Campeão da Copa América 2004. Campeão mundial sub-20 2003. (Dados de Airton Fontenele).

"Clodoaldo é assim: às vezes desaparece do jogo, mas aparece na hora certa e faz o gol".

Sérgio Pinheiro
Comentarista da TV Diário