PerspectivasBechara, Júnior Pipoca, Carlos Alberto. Esses jogadores, saídos do futebol cearense, têm boas histórias para contar. No Debate Bola (TV Diário), cada um expôs as experiências que estão vivendo e os desafios a enfrentar. Bechara está na gélida Dinamarca. Tem conseguido se destacar nas competições. É muito querido e aplaudido pelos dinamarqueses. Está fazendo seu pé-de-meia. Ainda pretende jogar mais sete anos. Seu sonho é voltar a morar em Fortaleza. Júnior Pipoca está muito bem na Suécia. Fala quatro idiomas. Não pretende mais voltar a morar no Brasil. Deve jogar no mesmo time de Bechara na Dinamarca em 2008. Júnior tem outros negócios em vista nos países escandinavas. Carlos Alberto descobre novos horizontes no Grêmio. Pensa em chegar ao time principal, mas dependerá de Wagner Mancini, novo treinador. Está muito mais maduro e consciente do que quando saiu do Maranguape no final da temporada.
TrabalhoO ex-goleiro China, que brilhou em vários clubes locais, faz trabalho social junto com o ex-jogador Helinho. China tem curso superior e está concluindo pós-graduação. Ele soube buscar alternativa certa, quando encerrou a carreira. Exemplo a ser seguido.
Elementos
Se Bechara e Júnior Pipoca tivessem ficado no futebol cearense, não estariam desfrutando o padrão de vida que desfrutam. E ainda dependeriam das oscilações financeiras tão comuns dos clubes daqui. Sem falar no desfile de malas tão tradicional no mês de dezembro.
Frieza
Por falar em desfile de malas, acho terrível demissão em dezembro, mês de grande sentimento cristão e de confraternização universal. Não combina com demissão. Quem, em plena chegada do Natal, demite sem ponderações, revela a frieza dos carrascos. E ainda tem a coragem de dizer: Feliz Natal.
VitóriaO técnico Argeu dos Santos está muito consciente do trabalho que faz no Horizonte. Ele me disse que respeita muito o Ceará, time pelo qual jogou e foi campeão. Mas está preparando o grupo para uma vitória sobre o alvinegro logo na estréia, dia 05 de janeiro, no Clenilsão.
ProveitoAlém da boa preparação do Horizonte, que tem jogadores como Jeffersson, Stênio, Júnior Cearense e Maurílio, o técnico Argeu quer tirar proveito da demora do Ceará na formação do time alvinegro, posto que tudo em Porangabuçu será feito em cima da hora, quase sem tempo para treinar.
Paz no LeãoO jantar de final de ano no Conselho Deliberativo do Fortaleza tem tudo para bater recorde de presença. Ao levar o encontro para o Sirigado Country, o presidente, Mário Henrique, quer todas as alas juntas e fará saudação de união em busca da Série A 2009
ProvidênciasO secretário Néo de Brito cuida dos convites para este jantar do CD leonino. É bom lembrar que o local escolhido tem como um dos sócios o ex-presidente do Conselho Deliberativo Tricolor, Sílvio Carlos Vieira Lima.
EspeciaisDois nomes especiais serão convidados para o jantar do CD do Fortaleza no dia 18 de dezembro: o goleiro Bosco, que foi ídolo do Leão na Série A nacional, e Ronaldo Angelim, que hoje brilha no Flamengo/RJ. Angelim também foi astro muito querido no Pici. Já está combinado que, se a data coincidir, ambos comparecerão ao Debate Bola (TV Diário).
ÊxitoVavá foi a frustração de 2007. Vítima de conflito de interesse de terceiros, ele, à margem dos grandes eventos, viu o ano passar. Agora, de contrato novo com o Ceará e com a parceria Vanor Cruz/Flávio Pinto, Vavá tem tudo para fazer de 2008 o ano de seu maior êxito.
´Canarinho´Airton Fontenele me manda retrospecto da Seleção Brasileira principal em 2007. Como a matéria é extensa, divulgarei alguns dados a cada dia. O time de Dunga jogou 18 vezes, ganhou 11, perdeu duas, empatou cinco. Assinalou 38 gols e sofreu 13. A maior conquista foi a Copa América, goleando a Argentina por 3 a 0.
"O jogador é como uma flor. Se ele não puder desabrochar, vai murchar".
Jürgen Klinsmann, citado pela Veja
ex-jogador e ex-técnico da Seleção Alemã de Futebol