PolêmicaDocumento é coisa séria. Apesar de todos os transtornos sofridos por alguns clubes, ainda há repetição de erros em documentos, fato que tem tirado pontos e prejudicado equipes. Não vou longe. Vejam a situação do Marília. Punido pelo STJD, o time viu sumir no tapetão importantes pontos que ganhara em campo. Pontos que poderiam ter classificado o Marília para a Série A 2008. Agora mesmo, no futebol cearense, taí o caso Itapipoca, Wescley, Maranguape. Polêmica para todo lado. O presidente do Itapipoca, Eudi Assunção, jura inocência e diz que está sendo vítima da situação, pois tudo foi feito de acordo com a legislação vigente. Já o auditor do TJD, Aderson Maia, tem opinião diferente. O assunto vai para o pleno do TJD na próxima quinta-feira. Sempre guardo reserva quando não tenho acesso aos autos para formar melhor juízo sobre a questão. Espero que tudo seja esclarecido da melhor forma.
CuidadoOs clubes, através de seus departamentos jurídicos, deveriam ter acompanhamento constante na regularização dos atletas. Evitariam assim surpresas desagradáveis. Às vezes, a inobservância de uma data traz prejuízos irreparáveis. Cuidado também com a grafia.
NomesLembro de um caso em que os jogadores tinham nomes e sobrenomes parecidos. Aconteceu no Ceará. Coisa simples, que poderia ter sido resolvida na hora do jogo. Por essa falta de atenção quase que o Ceará se arrebenta. Faz algum tempo que isso aconteceu.
HorizonteArgeu dos Santos é um dos melhores técnicos do futebol cearense. Há alguns anos, fez tanto sucesso no Quixadá que ficou a um ponto para ser escolhido o técnico do ano. Com Argeu, Horizonte certamente terá grupo forte. Júnior Cearense está lá. Ele está muito entusiasmado. Os times grandes que se cuidem.
ParceriaVanor Cruz e Flávio Pinto, que tiveram estremecimentos haja vista conflito de interesses no caso Vavá, agora são parceiros de um mesmo objetivo: fazer do Uniclinic um time vencedor. Fico feliz quando há entendimento.
Vontade
Se esse entendimento tivesse acontecido há mais tempo, o centroavante Vavá não teria penado tanto nem interrompido sua carreira, tal como aconteceu. Agora, o próprio Vavá poderá ser beneficiado, porquanto os interesses passaram a ser recíprocos e convergentes. Voltas que o mundo dá. Triste de quem depende da vontade de terceiros.
IncógnitaRinaldo não foi feliz no Goiás. Aliás, Paulo Bonamigo também lá não se deu bem. Os dois saíram do Fortaleza, quando ainda festejados pela conquista do título estadual. Os objetivos se diversificaram e nenhum alcançou na verdade o que pretendia. As mudanças no futebol são sempre uma incógnita.
EleiçãoComo diz o comentarista Sérgio Pinheiro, até o dia seis de dezembro, data das eleições no Ceará, tudo ficará acertado, mas não concretizado. Em outras palavras: valores serão combinados, tempo de contrato estabelecido, mas assinatura mesmo, para valer, somente após a posse do presidente.
DívidaGostaria de entender como os advogados calculam os valores que os clubes devem aos atletas, quando estes vão cobrar através da justiça. De repente, tudo sobe a milhões de reais. Cálculo assim meio esquisito.
Núpcias
Meu querido amigo, Orlando Mota, liderança incontestável no Conselho Deliberativo do Ceará, terá dia especial hoje: sua filha, Marina, casa-se com Bruno, às 19h30min, na Igreja do Cristo Rei. Desejo aos noivos paz, amor, saúde. Tudo no melhor sentimento cristão.
Notas & notasAlô, Vanderilo Paula Pessoa! Não encontrei o material para o Recordando. /// De hoje a domingo, no Catuleve em Aquiraz, pára-quedismo, aeromodelismo e show aéreo no FERA - Fortaleza Encontro Regional de Aviação. Veja amanhã, às 15 horas, a final do Campeonato Cearense de Aeronaves, ao vivo, no site www.tanaarea.net
"O grupo para 2008, com gente jovem, terá o amor e o compromisso que faltaram este ano".
Vanor Cruz
Presidente do Uniclinic