PreparaçãoViro o foco para o Campeonato Cearense 2008. Para mim, tapetão à parte, a Série B já perdeu seu encanto. De qualquer forma, fica a expectativa no espernear do Marília. Opto pelas pré-temporadas dos clubes locais. No ano passado, o Ceará queixou-se muito porque não fizera adequada preparação. O Ferroviário há muito vem cuidando de sua parte. Oliveira Canindé tem 43 jovens talentos sendo trabalhados na Barra. A opção coral é a prata de casa. Não de hoje essa vocação. O Ceará tem sucessão pelo caminho. O Fortaleza pretende reformular o programa que não vingou no certame nacional. A atual fase de transição é difícil para o cronista. Vacas magras. Não tardará bomba daqui, bomba dali. Nada. Sensacionalismo. Certos estão os time do interior, que se preparam de forma discreta. Vão dar trabalho em 2008. Não se surpreendam se este ano o título for para um time fora da capital.
TimesAí estão Icasa, Boa Viagem, Guarani (J), Horizonte, Itapipoca e Quixadá. Desses, apenas o Icasa tem um título de campeão profissional cearense, mas conquistado no tapetão, em 1992, proclamado que foi ao do Ceará, Fortaleza e Tiradentes numa polêmica decisão da FCF.
RegulamentoFlávio Araújo, quando treinava o Icasa, disse que um clube do interior só conseguirá ser campeão (em campo) cearense da primeira divisão, se tiver direito a pelo menos um mando de campo nos dois jogos finais do certame. Em 2008, isso já está garantido e aprovado pelo regulamento, mas Flávio irá trabalhar fora do Estado.
Vice
A propósito, o Icasa já tem quatro títulos de vice-campeão cearense: 1993, 1995, 1999 (com o nome de Juazeiro) e 2005. É bom que se frise: em todos esses anos, o Icasa não teve o direito de fazer uma partida final em seu estádio, o Romeirão. Já agora, se chegar à decisão do certame diante de um time da capital, o primeiro jogo será obrigatoriamente no interior.
Sem restriçõesNão vi no regulamento qualquer restrição quanto à capacidade dos estádios do interior. Portanto, independente do número de torcedores que abrigar, o regulamento autoriza a realização de um dos jogos finais do certame no interior. Lembro que, em 2007, havia restrição, tanto assim que foi vetada a proposta de Eudi Assunção que quis colocar arquibancada móvel para ampliar a capacidade do ´Perilo Teixeira´.
TreinadorDunga está sendo alvo de críticas variadas. Terá de aprender a conviver com situações assim. Apontem-me um treinador que não passou vexame no comando da Canarinho? Até o Telê Santana, endeusado por muitos, passou aflições. Telê foi bom no São Paulo, na Seleção Brasileira, nada. Não ganhou sequer um título.
CampeãoParabéns ao integrantes do Barbalha, atletas e dirigentes, pelo título antecipado da terceira divisão cearense. Agora, começará o desafio maior: buscar uma vaga na elite em 2009. Se conseguir tal objetivo, ampliará o número de representantes do Cariri. Barbalha tem experimentado visível progresso.
NúmerosEm disputa de jogos eliminatórios, o Brasil jamais perdeu vaga numa Copa do Mundo. /// Embora haja vantagem de 11 vitórias do Brasil em 70 jogos com o Uruguai, os dois estão empatados em eliminatórias: uma vitória para cada e quatro empates. /// Em Copas do Mundo, enfrentaram-se apenas duas vezes: Uruguai 2 a 1, na final da Copa de 1950, e Brasil 3 a 1 na semifinal da Copa de 1970. (Dados de Airton Fontenele).
O melhorLuzimar Siqueira, o melhor árbitro do futebol cearense deste ano, tem tudo para vôos mais elevados em 2008. Se a Comissão Nacional de Arbitragem usar de critério justo, com certeza Luzimar terá boas oportunidades. Ele é melhor do que os ´sopradores-de-apito´ que prejudicaram Fortaleza e Ceará na Série B 2007.
RecordandoSobral, pólo de desenvolvimento. Estive lá segunda-feira passada. Participei das comemorações dos 80 anos da minha querida tia Aldenora. Bela festa que minha prima, Maria Albene, preparou na surdina. Nos papos, durante o encontro, não faltou lembrança do Guarany de Sobral dos bons tempos de Luís Torquato, na primeira divisão cearense. O Guarani de Valdir, Barrote, Teco-Teco, Osmany, Tangerina, Fefeu, Frota, Damião... O Guarany revelador de valores. A cidade de Sobral está muito bonita. Inadmissível, com o potencial que tem, estar fora da elite do futebol cearense.
"Tive muitos problemas de lesões, mas estou com uma boa seqüência de jogos no Chelsea".
Alex
Zagueiro da Seleção Brasileira