Matéria-487568

Fim de linha

Pifou. Nem Fortaleza. Nem Ceará. Tantas as oscilações que houve momento em que se temeu o rebaixamento e houve momentos em que se vislumbrou o G-4. Os times trafegaram entre a esperança e a desesperança, entre a crença e a descrença. No final, a decepção antecipada. A Série B sequer terminou, mas já se extinguiu o sonho. A dura realidade revelou-se inteira em Porangabuçu. A dura realidade revelou-se inteira no Pici. Adiada para 2009 uma possível subida para a Série A. Isso se os rumos forem corrigidos. Nada de caça às bruxas. Não existem culpados sozinhos no universo do futebol. Cada um tem sua participação no insucesso, até mesmo a imprensa da qual faço parte. Muitas vezes perdi a chance de ser mais incisivo nas críticas. O eufemismo não toca o dirigente que somente se incomoda com críticas azedas. Fica a lição de 2007, um ano enganador e desenganador. Fim de linha.

Responsabilidade

Até onde me foi dado sonhar, escrevi sobre esperanças. Recebi críticas à minha posição. Algumas até diziam que a imprensa enganava o torcedor, alimentando utopias. Uma coisa é falar como torcedor. Outra coisa é falar com a responsabilidade de cronista.

Apoteose

O futsal cearense teve 2007 extraordinário sucesso. Uma verdadeira apoteose. Sílvio Carlos, que tem todos os motivos para estar sorrindo, foi o homem que promoveu a retomada desse esporte, dando-lhe dimensão de grande disputa, na medida em que estimulou a participação dos município. O exemplo de Granja e Horizonte deve ser seguido. Em 2006, Russas já ganhara o título estadual. A TV Diário promete cobertura ainda maior no próximo ano. E tome audiência.

Ao vivo

Por falar em TV Diário, hoje o Canal 22 mostra, direto de Maracanaú, Maracanã x Messejana pela ´Série C´ Cearense. Maracanã promove a estréia de Flávio Araújo, o melhor técnico de 2007 na minha opinião. Narração de Luís Carlos Amaral, comentários de Sérgio Pinheiro, reportagens de Paulo Edson, crítica de arbitragem com Dacildo Mourão.

Reclamação

Há informações de que Heriberto da Cunha poderá acertar com um time do interior paulista para o campeonato estadual de lá. Possivelmente seja o Sertãozinho para onde deverá ir Erivélton. Aliás, não sei a razão por que o Ceará não permanece com Erivélton.

Seguro

A propósito, Erivélton foi o mais seguro zagueiro alvinegro. Na reta final, até aperfeiçoou sua participação como homem-surpresa, assinalando três gols. Melhor seria ficar com Erivélton, que vinha subindo de produção nesta reta final, do que arriscar nova contratação.

Planejamento

Louvável o planejamento do Vitória da Bahia. Foi humilhado ao cair para a Série C. No lugar da prostração moral, resolveu elaborar um projeto de retomada. Recomeçou do zero. Deu certo.

Exemplo

Em um ano, subiu para a Série B. E agora para a Série A. Fortaleza e Ceará deveriam buscar o modelo aplicado pelos baianos neste objetivo alcançado com tanta dignidade. Lá o cearense Índio. E gente que passou por aqui como, por exemplo, Apodi.

Dignidade

Depois da vitória sobre o Fortaleza, o técnico Amauri Knevitz (ex-treinador do Leão), fez um desabafo. Disse de sua decepção pela forma como foi demitido do Pici, mas afirmou que não guardava mágoas. Ele tem objetivos ousados para provar sua competência.

Reflexos

Revi as duas defesas consecutivas que Rodrigues fez na cobrança do pênalti batido por Rodrigo Paulisa, do Barueri. Na cobrança, Rodrigues fez defesa parcial. Paulista aproveitou o rebote e chutou novamente. Rodrigues rebateu outra vez. Só na terceira conclusão Rodrigo Paulista fez o gol. Que reflexos do Rodrigues!

Recordando

Em 1965, comecei na Rádio Uirapuru, que então pertencia à Organização José Pessoa de Araújo. O prédio onde a emissora funcionava ainda mantém o mesmo formato de um rádio. Fica na esquina da Rua Clarindo de Queiroz com Rua General Sampaio, na Praça Clóvis Beviláqua. Às vezes, tenho vontade de entrar nesse prédio, mas não conheço ninguém da firma que hoje ali funciona. Foi lá que conheci o Mena Barreto, operador responsável pelo arquivo de gols do ´Revivendo a Rodada´. Esse arquivo perdeu-se no tempo depois que a Uirapuru foi vendida. Lamentável.

'O meu discurso já não ajuda mais a equipe a buscar resultados. Por isso resolvi sair'.

Zetti
Ex-técnico do Fortaleza