ContrasteFortaleza e Ceará caminham para a despedida. São três jogos que faltam para o fim da caminhada 2007. Hoje, há apenas uma espécie de cumprimento de tabela. O Ceará enfrenta o Barueri em São Paulo. O Fortaleza, em casa, recebe o São Caetano. Vejo as coisas do futebol cearense bem parecidas com as colocações feitas pelo Padre Antonio Tomás na parte final do famoso soneto Contraste: ´Os desenganos vão conosco à frente; e as esperanças vão ficando atrás´. Conversei com vários amigos a respeito da atual situação. O ex-presidente da FCF, Joseneas Barroso, meu amigo de longos anos, lamentou a não ascensão dos clubes alencarinos. Já o diretor comercial do Diário do Nordeste, Francisco Ribeiro, entende que, sem estrutura, foi melhor mesmo não subir. ´Isso evitará vexames´, diz. Tem razão o Ribeiro. Subir somente quando houver estrutura para lá se sustentar mediante boas campanhas.
DecepçãoDe que adianta subir sem estrutura? vejam a humilhante situação do América de Natal, hoje na lanterna com apenas 17 pontos. Da euforia da ascensão, com festas, ao funeral do rebaixamento. Vergonha para seus torcedores e motivo de gozação para os rivais.
TreinadorO técnico Oliveira Canindé teve ótima participação na TV Diário, quando da transmissão do jogo Maracanã 1 x 1 Messejana. Como convidado especial, Oliveira fez análise da partida. Demonstrou profundo conhecimento da matéria. Estuda. É atualizado. Ele disse que, com muito capricho, está preparando o Ferroviário 2008. Há algum tempo, Oliveira fez excelente trabalho no Limoeiro.
EliteGostaria muito de ver os clubes cearenses na Série A, mas tendo participação digna. O Fortaleza, quando se manteve na elite nacional, após um ano de disputa, até correspondeu e deu satisfações à torcida. Depois, já pela falta de estrutura, acabou voltando para a Série B. De certa forma, a saída da Serie A causou frustração.
SugestãoO primeiro passo para 2008 é a formação de um time desde o Campeonato Cearense. Aí já ingressará pronto no Campeonato Brasileiro. Erro repetido, nos últimos anos, tem sido a tentativa de montar duas, três ou quatro equipes. No final, após dezenas de contratações, o alto comando descobre que não conseguiu sequer montar um time, embora tenha gastado muito dinheiro.
PrecipitaçõesRogerinho precisa se policiar mais quanto a entradas desnecessárias. Aquela falta que motivou sua expulsão em Belém era perfeitamente evitável. Ele e Simão são bons jogadores, mas, não, raro, deixam o time no prejuízo em razão de precipitações.
CartãoVeja também o caso de atleta que toma cartão no primeiro minuto de jogo. Faz sentido? Claro que não. Caso específico de Arlindo Maracanã. Jogador que pega cartão logo no início gera instabilidade, pois sequer poderá fazer falta providencial, em última instância. Inconcebível situação assim, principalmente quando o atleta se diz profissional. Não é por aí, gente.
Notas & NotasHoje, às 19 horas, no Olimpo Praia Hotel, mediante consenso, Ari Josino será eleito novo presidente do Catuleve - Clube de Aviação Desportiva. Compõem a chapa única Walder Ary Júnior vice), Valentim Neto (tesoureiro) e Raumiro Maia (vice-tesoureiro). Serão nomeados Assis Sampaio (secretário), Gilberto Costa (diretor técnico), José Garcia (diretor social) e Walden Prata (diretor de patrimônio).
No GuaraniDaniel Frasson está otimista com relação ao trabalho que fará no Guarani de Juazeiro. Frasson participou do Debate Bola. Conversamos muito. Ele disse que amadureceu bastante. Considera ter alcançado o momento ideal para avaliar e decidir com serenidade. O Guarani pode ter certeza de que contratou um excelente treinador.
RecordandoO colaborador, Cristiano Santos, tocou num assunto interessante: a primeira transmissão de um jogo de futebol realizada no Estado do Ceará. Ele afirma que a Ceará Rádio Clube foi inaugurada por João Dummar no dia 28 de agosto de 1931. Só oito anos depois, ou seja, no dia 24 de dezembro de 1939, a emissora fez a primeira transmissão de uma partida de futebol. Cobriu a vitória do Estrela do Mar por 4 a 1 sobre o Maguari. Segundo Airton Fontenele, o locutor Zé Cabral de Araújo narrou esse jogo que foi realizado ainda no Campo do Prado. O PV só foi inaugurado em 1941.
'Não vai ter dinheiro público nas coisas básicas desportivas da Copa 2014'.
Ricardo Teixeira, à Veja desta semana
Presidente da CBF