Matéria-485912

Muro das lamentações

A Série B nacional com certeza seguirá despertando muito interesse até a 38ª rodada, a de encerramento. Haja suposição. Haja elucubração. Haja projeção. Um acha isso, outro acha aquilo. Um lamenta os pontos perdidos em casa; outro lamenta os pontos roubados lá fora. Assim, neste vale de lágrimas, eterno muro das lamentações, cada um geme as dores da frustração. O Fortaleza, de Zetti; o Ceará, de Heriberto. Quem chegará? Pelo menos um conforto: este ano não houve a ameaça de rebaixamento até a última rodada. Estão salvos do vexame. Estão salvos da descida. Se não chegarem ao céu, também não descerão ao inferno. Purgatório à vista. Lugar de expiação. Vocês conhecem aqueles alunos que não estudam durante o ano e querem aprender tudo nos últimos meses para evitar a ´segunda época´, hoje chamada de recuperação? Qualquer semelhança com os times aqui da terrinha não será mera coincidência...

Conjunto

A Série B é constituída de 38 rodadas. O Fortaleza estreou no dia 11 de maio, uma sexta feira, quando ganhou da Portuguesa por 3 a 1. O Ceará estreou no dia 12 de maio, quando ganhou do Ituano (em Itu) por 3 a 2. Começo muito bom. Pena não ter sido mantido.

Tempo

Fortaleza e Ceará tiveram, portanto, todo o tempo do mundo para montar equipes sólidas, visando a subir para Série A. Depois, as turbulências foram acontecendo e terminaram comprometendo a campanha. Ainda guardam sonhos. É possível. mas tudo muito difícil.

Resultados

Na rodada de hoje pela Série B: Santa Cruz x Ponte Preta e Portuguesa x Barueri, toda a atenção dos cearenses. A cada resultado, uma nova avaliação. Interdependência completa, num entrelaçamento onde ninguém consegue abrir distância suficiente para chegar tranqüilo à rodada seguinte.

Morosidade

Caso assim, como o do julgamento da perda de pontos pelo Marília, jamais poderia ter ficado, como ficou, para as últimas rodadas. Motivo simples: a maledicência popular sempre encontrará argumentos para, independente do resultado, dizer que houve manobra de bastidores, a favor ou contra.

Desconfiança

A celeridade do andamento dos processos, em grau de recurso ou não, é uma exigência da sociedade, quer no âmbito esportivo quer fora deste. As procrastinações (a maioria desnecessária), além de emperrarem a boa seqüência do feito, geram desconfianças que poderiam ser evitadas.

Conteúdo

Tenho recebido mensagens de torcedores que querem críticas incisivas contra os dirigentes do futebol cearense. Alguns pedem para lançar verdadeiro libelo. Calma, amigos. Não é a palavra agressiva que torna a crítica construtiva senão o conteúdo do comentário. Calculem se os times cearenses estivessem na zona de rebaixamento...

Provocações

A moderação ainda é a melhor maneira de analisar as questões. Quem tem a responsabilidade de assinar uma coluna jamais pode se inflamar, mesmo diante das provocações, insinuações ou outras manifestações favoráveis ou desfavoráveis.

Advertência

Fortaleza e Ceará foram alvo de críticas de minha parte, tudo no devido tempo. Já agora, creio, pouca valia terá qualquer rasgo de comentário contundente, pois quase nada poderá ser modificado. Foi o que foi. É o que é. E seja o que Deus quiser.

Revolta

O pesquisador Airton Fontenele ficou revoltado com a inglesa Associação de Estatísticos de Futebol (AFS) que usou a matemática para escolher os melhores jogadores do mundo. Concordo com Airton: não há fórmula matemática capaz de medir o verdadeiro talento de um atleta.

Notas & notas

A bonita Priscilla Aguiar completa hoje 15 anos. Seus pais, Mariana e Rogério (meu amigo de aviação), felizes da vida. Comemoração hoje, às 21 horas, no Lulla´s Buffet. Parabéns./// Amanhã, sábado, Confraternização Marista - Turma 1977 (30 anos). 8h - Missa; 10h Aula da Saudade; 13h - Encontro no Sítio Keka.



'O Pan foi orçado em R$ 414 milhões e acabou custando R$ 3,7 bilhões'.

José Inácio Werneck, advertindo sobre os custos com a Copa 2014
Na Gazeta Esportiva.Net