Portões fechadosA música ´Porta Aberta´ fez sucesso na voz de seu autor, Vicente Celestino, em 1946. O Ituano enfrentará o Fortaleza no Estádio Novelli Júnior, que terá seus portões fechados. Com o Ituano lanterna, pouca diferença faz. A torcida já seria minguada mesmo. O comparecimento tem tudo a ver com a campanha do time. A do Ituano é pífia. E há times que, mesmo com boa campanha, ainda assim não têm torcida. Ironia: em Itu tudo é grande, mas a torcida é pequena. Não gosto da decisão da Justiça Desportiva que manda fechar os portões dos estádios. Pune a maioria dos torcedores que não têm nada a ver com o problema. O inocente paga pelo pecador. Melhor para o Fortaleza que por certo tirará proveito da situação. O Leão, motivado, chega à sintonia fina na reta final. Ótimo. Para mim, estádio sempre deveria ter porta aberta. Assim como na famosa música do Vicente Celestino.
DetalhePara as novas gerações, lembro que Vicente Celestino, considerado A Voz Orgulho do Brasil, nasceu no dia 12 de setembro de 1894 e morreu no dia 23 de agosto de 1968. Gravou incontáveis sucessos como ´O Ébrio´, ´Coração Materno´, ´Patativa´, ´Serenata´, ´Porta Aberta´.
EsperançaEvandro Leitão, diretor de futebol do Ceará, embora reconheça as dificuldades para chegar ao G-4, ainda mantém a esperança. Como dirigente, não poderia ser de outra forma. Ele tem a obrigação de manter viva a chama e passar isso para os demais. O Ceará terá seis jogos pela frente, ou seja, 18 pontos. Portanto, um longo caminho.
RealidadeDepois dos dois recentes empates do Ceará (2 a 2 com o São Caetano e 1 a 1 com o Marília), observei que a cruel realidade aponta ser utopia chegar ao G-4. É verdade que o futebol não permite afirmações definitivas antes de fechadas todas as possibilidades. Mas a experiência gradualmente vai revelando quando um time tem ou deixa de ter poder de reação.
Dúvidas
Cansei de frisar a necessidade de o alvinegro encaixar uma seqüência de vitórias para ganhar confiança, certeza de seu poder de fogo, de ação e reação. Até hoje sequer a seqüência de três vitórias aconteceu. Quando mira a terceira consecutiva, vem o empate. A falta de uma ascendente continuada acaba deixando dúvida sobre a força do grupo. E assim ingressa na reta final.
Força mentalEmbora a realidade mostre obstáculos difíceis, a esperança faz parte dos que não quedam antes da hora. A força mental é qualidade que muitas vezes supera adversidades tidas como intransponíveis. O Ceará situa-se exatamente nessa condição. Se for se preocupar com números, percentuais, probabilidades e tudo mais que está sendo dito, não sairá do canto. Só lhe resta jogar, jogar, jogar. E Seja o que Deus quiser.
ElencoA vantagem do Fortaleza está nas opções que o técnico Zetti tem quando algum jogador se contunde ou sofre punição. Taí o Edenilson , que agradou nos treinamentos. E olhe que o centroavante Cleyton já marcou cinco gols no atual certame. Rodrigo Broa recuperado. Será mais uma opção para quando o time voltar de São Paulo.
ArbitragemMais do que nunca, Fortaleza e Ceará devem estar atentos às arbitragens. É nesta fase de definição onde muitas vezes os chamados ´árbitros caseiros´ colocam tudo a perder. Não esquecer também de alertar os jogadores sobre bobagens que resultam em expulsões.
Rally do Aviador
Amanhã, às 11 horas, com decolagem no Catuleve - Clube de Aviação Desportiva, em Aquiraz, o ´Rally do Aviador´, 3ª etapa do Campeonato Cearense de Aeronaves 2007. Demerval Diniz e Victor Medeiros, que dividem a liderança com 37 pontos, Cristino Cordeiro (30 pontos), Régis Medeiros (23), Sílvio Rui (20) e Gilberto Costa (19) têm maiores chances de vitória. A prova é uma homenagem a Santos Dumont pelo 101º aniversário do primeiro vôo do 14-Bis no dia 23 de outubro de 1906 em Paris. Patrocinam o evento Easy Táxi Aéreo, TAF Linhas Aéreas, Uirapuru Táxi Aéreo e Aeroposto.
'Independente das outras equipes, o Corinthians tem de fazer a sua parte´.
Gustavo Nery, sobre a luta para sair da zona de rebaixamento
Lateral esquerdo do Corinthians