Reta finalMomentos de definição. Ceará (9º) e Marília (10º) estão grudados na classificação. Objetivos e dificuldades semelhantes. Situação pouco melhor para o alvinegro cearense. Voltam Marcos Pimentel, Ademar e Rômulo. Ótimo. Reinaldo está conferindo bem, marcando gols. Ah se suportasse o jogo todo! Lamentável a ausência de Sérgio Manoel. Mazinho Lima terá missão de assumir a função de Sérgio. Suportará o ritmo? Creio que garantirá pelo menos 60 minutos. O Marília está há quatro jogos sem vencer. Sua última vitória foi diante da Ponte Preta por 2 a 1. Depois disso, empatou com São Caetano (1 a 1), Paulista (2 a 2) e CRB (2 a 2). E perdeu para o Barueri (4 a 3). Nada de assombros, pois. Mas ainda causa inquietação a forma como o Ceará tem tomado gols incríveis. A vulnerabilidade é visível nesta parte. Cuidado com o Fabiano Gadelha, artilheiro do visitante. Ele já marcou onze gols.
Ponto finalPara crônica paulista, o Marília, em casa, praticamente deu adeus à classificação no empate de sábado com o CRB (2 a 2) em pleno Estádio Bento de Abreu. De qualquer forma, o visitante ainda mantém alguma esperança. Uma derrota do Marília, hoje, será ponto final.
VitóriaAté pelo que já foi explicado, o Ceará também não pode pensar noutro resultado que não seja vitória. Empate ou derrota em casa também representará para o alvinegro cearense um ponto final. Sonhos e esperanças de times que se entrelaçam num chamado jogo de seis pontos.
AdversáriosO Fortaleza terá percalços. Mas Portuguesa, Ipatinga, Vitória e Criciúma, que estão à sua frente, terão também algumas pedreiras. O Vitória, por exemplo, pega o Criciúma no Barradão. Criciúma que tem apenas dois pontos a menos que o Vitória. Já o Vitória enfrentará o Coritiba no Paraná, no Estádio Couto Pereira. Bota pedreira nisso.
Resultado
O Criciúma, além de pegar o Vitória no Barradão, enfrentará a vice-líder, Portuguesa, no Canindé em São Paulo. Duas pedreiras. São concorrentes diretos do Fortaleza. O melhor para o tricolor cearense será um empate entre Vitória e Criciúma, pois nenhum abrirá maior distância sobre o Leão.
Dificuldade
De adversários mais difíceis, a Portuguesa terá Coritiba e Criciúma pela frente. Contra o Coritiba será no Estádio Couto Pereira. Mas receberá em casa, no Canindé, o Criciúma. Com um detalhe: exatamente na última partida, a que definirá a vaga.
Situação favorávelTeoricamente, o Fortaleza terá percalços menores, já pela fragilidade dos adversários. São os quatro da zona de rebaixamento (Santo André, Paulista, Remo e Ituano) e três da faixa intermediária (Barueri, São Caetano e Marília). Desses, o Barueri é o mais perigo porque ainda na briga pelo G-4.
MensagemDe José Amilton Pereira ao técnico Zetti: ´Você não tem necessariamente que gostar de seus jogadores, mas, como líder, deve amá-los. O amor é lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização. E isso tem sido notado atualmente no elenco do Fortaleza. Parabéns Zetti´.
Mensagens II
De Luiz Carlos B. de Oliveira: ´O Ceará está perdendo a vaga para ele mesmo. É só fazer um levantamento das partidas que começou ganhando e permitiu o empate ou a virada do adversário´.
RecordandoCristiano Santos mandou-me foto do ex-lateral-direito Zé Mário, que foi campeão pelo Fortaleza em 1959. Zé Mário também brilhou na Seleção Cearense. Muito moço, Zé Mário deixou futebol e foi assumir emprego público no Rio de Janeiro. Publicarei a foto brevemente.
Notas & notasCumprimentos especiais ao Cmte. Tarcílio Silva, juiz de Direito e piloto, que, por pura coincidência, aniversaria no Dia do Aviador. Parabéns. /// O futebol de mesa ganha evento especial, dia 27, sábado próximo, com o ´I Torneio Galinha Choca´. Será às 14 horas, na sede da AFUTMECE. Telefones 9989.4080 e 9637.9161.
Belo idealAo homenagear os queridos pilotos Cristino Cordeiro (E) e Sabino Freire, que em abril deste ano realizaram o inédito vôo de ultraleve Fortaleza/Lakeland - Estados Unidos/Fortaleza, estendo as felicitações a todos os aviadores militares e civis (profissionais e desportivos) pela passagem hoje do Dia do Aviador. Avante com o belo ideal de Santos Dumont.
"Eu vou viver a minha vida como sempre vivi. Não vai mudar nada".
Kimi Raikkonen
Novo campeão mundial de Fórmula Um