Matéria-480527

Rodada dramática

A atual fase da Série B está empolgante. E não é apenas com relação ao G-4. Também a turma de baixo, que corre com medo do rebaixamento, entra nos derradeiros procedimentos para evitar o dramático fim. Ainda bem que o futebol cearense, depois de alguns momentos de pânico e descrença, já agora olha para o G-4 e vislumbra a possibilidade de lá chegar, embora reconheça a gravidade dos percalços. Cuido de alertar mais uma vez sobre a interdependência dos resultados. É preciso que o grupo da frente também tropece. E, além disso, que os dois representantes daqui reduzam a diferença de pontos com relação aos concorrentes. Tudo ainda permanece difícil, a despeito da confiança readquirida, principalmente pelo Fortaleza que ganhou 13 pontos nos seus cinco últimos jogos. O Ceará, embora não tenha encaixado ainda um seqüência de três vitórias seguidas, espera fazê-lo logo mais.

Alçapão

Modéstia à parte, posso falar com propriedade sobre o PV, pois moro pertinho dali desde 1947. São 60 anos. Já vi de tudo. É alçapão. O Fortaleza poderá tirar ótimo proveito disso. Mas a torcida precisa ajudar. Deve ter muita paciência, caso o gol não saia logo.

Característica

Às vezes, num estádio tipo ´alçapão´, a situação torna-se desfavorável ao time da casa quando o torcedor mais inquieto antecipa qualquer protesto. O momento é delicado e o jogo tem característica de clássico regional. Portanto, requer calma, dentro e fora de campo.

Responsabilidade

Jogadores que têm condições de chamar para si a responsabilidade de comandar o time nas horas dos grandes desafios. No Fortaleza, há alguns nomes talhados para isso nos seus respectivos setores. Cito, por exemplo, César, Rogerinho e Paulo Isidoro.

Liderança

No Ceará, indiscutível a liderança e segurança que Adilson transmite ao grupo. Erivélton também sabe comandar o seu setor, tal como fez no jogo passado. Mas, como já citei em outras ocasiões, nesta fase aguda da competição caberá a Sérgio Manoel, pela experiência e pelo talento, assumir o controle do grupo em campo.

Cautela

Oportuna a advertência fez Heriberto da Cunha com relação ao São Caetano, que é experiente, perigoso. O lugar ocupado pelo Azulão (16º, 38 pontos), não traduz o verdadeiro potencial dessa equipe. Não é fácil ganhar de paulista lá, principalmente quando pendurado como está o Azulão.

Embalo

Lembrei a declaração de Zetti segundo a qual, se ganhasse do Ipatinga, o Fortaleza subiria para a Série A. Opinião válida para hoje: se o Leão ganhar do Vitória, ninguém mais o deterá. Irá no embalo.

Esperança

Se o Ceará ganhar do São Caetano, encaixará a terceira vitória seguida, fato ainda não conseguido pelo Vozão nesse certame. Aí, o alvinegro ingressará também no embalo, mormente porque terá dois jogos em casa, onde poderá fazer a festa

Campeão

Desde a década de 60, acompanho a Fórmula-1. Meu ídolo primeiro, Jim Clark. Depois, Emerson Fittipaldi. Mas o que mais me impressiona é o inglês, Lewis Hamilton. Na história da categoria, nenhum outro piloto ganhou tantos GPs logo no primeiro ano de participação. Nem Clark, nem Emerson, nem Senna, nem Michael Schumacher... Torcerei por Lewis amanhã.

Moré

O narrador Gomes Farias costuma dizer em tom de brincadeira: ´Quem tem Moré não precisa de Pelé´. Pois olha aí o cearense Moré metendo gol na vitória do Bahia sobre o Vila Nova de Goiânia, dentro de Goiás. E amplia as esperanças de o Bahia voltar para a Série B em 2008.

Imperdível

Hoje, às 21 horas, imperdível a transmissão da TV Diário, ao vivo, Afagu/Russas x Ceará, pelo Campeonato Cearense de Futsal. Narração: Luís Carlos Amaral. Comentários: Cacá (bicampeão mundial). Reportagens: Paulo Edson. No primeiro jogo, deu empate, 1 a 1. Se novo empate, a vaga será definida numa prorrogação.


'Ele deve ter ficado um pouco triste, mas o planejamento era muito claro´.

Celso Roth (sobre Romário, que ficou no banco na derrota para o Mengo
Técnico do Vasco/RJ