Matéria-475971

Desafio alvinegro

Vem aí o Ipatinga, vice-líder da Série B. Na equipe mineira, nada de extraordinário. Agora mesmo, na terça-feira passada, dentro do Ipatingão, sofreu para empatar com o Avaí. Estava perdendo por 2 a 0 e passou sufoco para chegar aos 2 a 2. Diz a crônica de lá que o responsável pela reação foi o atacante Alessandro. Olho nele, então. O técnico Émerson Ávila não gostou do que viu e reconheceu que seu time esteve mal. Pois é esse Ipatinga que o alvinegro receberá em Casa. No visitante, alguns jogadores bem conhecidos dos cearenses. Cito dois: Duílio, que jogou no Ceará, e Augusto Recife. Com a goleada sofrida pelo líder, Coritiba, diante do Fortaleza, e com o sofrido empate, em casa, do Ipatinga (vice-líder) diante do Avaí, provado está que não há times extraordinários na Série B. Os resultados e a produção estão variando a cada partida. Impossível prever qual será a bola da vez amanhã.

O time

A base do Ipatinga é esta: Fred; Márcio Gabriel, Léo Oliveira, Duílio e Beto; Henrique, Leandro Salino, Augusto Recife e Gérson Magrão; Diego Silva e Alessandro. Faz ótima campanha, mas tem tropeços significativos. Exatamente aí deve entrar o Ceará.

Números

Nos jogos fora de casa, o Ipatinga ganhou apenas três. Bateu no São Caetano (0 x 1), na Portuguesa (2 x 3) e no Criciúma (0 x 1). Dois empates: 0 a 0 com o CRB em Alagoas e 2 a 2 com o Ituano, em Itu. Foram sete derrotas fora de casa. Portanto, dá para o Ceará fazer a sua parte.

Produção

A afirmação acima dependerá, porém, da seguinte observação: se o time atuar como em Maceió, tudo bem; se semelhante ao jogo diante do Avaí, correrá risco. Explicando melhor: diante do Avaí, o Ceará ganhou (1 a 0), mas jogou mal. O resultado foi injusto para o visitante.

Preferência

Como próprio Heriberto da Cunha explicou, ele gosta mais do modelo 4-4-2, ou seja com dois zagueiros. Entretanto, como o grupo não vem correspondendo quando atua assim, ficou implícita a determinação do técnico de entrar com três zagueiros. Sendo dessa forma, a volta de Erivelton acontecerá num momento adequado ao que pretende o treinador.

Modelo

Sou admirador do 4-3-3, que muita gente diz estar superado no tempo e no espaço. Outro adepto do 4-3-3 é o técnico César Morais (o Guri), autor da velha frase: ´Se seu time está na UTI, é só chamar o Guri´.

Astral

Fortaleza em alta. O astral está muito bom. Quando a torcida sabe de cor a escalação, inclusive com as possíveis substituições, é porque o time está próximo da automação definitiva. Léo, Rogério, Cristian, Paulo Isidoro e companhia. No ponto.

Especial

Quem viu o jogo do Avaí diante do Ceará, observou que o time catarinense, a despeito de estar na zona de rebaixamento (17º), tem alguns valores que merecem especial atenção. Cito três: Rodrigo Galo, Muriqui e Vandinho. O time jogou bem aqui e quase bate o Ipatinga dentro do Ipatingão. Serve de advertência ao Fortaleza.

Seis jogos

Outro dado importante que o Fortaleza tem de levar em consideração: o Avaí conta com seis jogos em casa para afastar-se de vez da zona de rebaixamento. São 18 pontos que os catarinenses pretendem trabalhar para sair do sufoco. Para eles, tropeço em casa será ´caixão´.

Proveito

O Avaí, em casa, receberá Fortaleza, Gama, São Caetano, Portuguesa, Coritiba e Ituano. Como o Avaí terá de assumir riscos, ou seja, subir ao ataque, o Fortaleza terá tudo para disso tirar proveito: velozes jogadores de ligação, pegando aberta a guarda adversária. Poderá ser por aí.

Ao vivo

Amanhã, às 21 horas, mais um show de transmissão ao vivo da TV Diário. Direto de Itarema, com exclusividade, Ceará x Fortaleza, campeonato Cearense de Futsal. Desde ontem o repórter Victor Hannover encontra-se em Itarema. Nas matérias, ele vem mostrando o quanto o evento movimenta a cidade e municípios da região.


'O Corinthians chegou à porta do inferno e não parece com força de reação´.
Flávio Prado, na Gazeta Esportiva.Net
Comentarista