Luz acesaOs resultados da 27ª rodada da Série B foram animadores para o futebol cearense. Importantes vitórias de Ceará e Fortaleza. Tudo clareou. Há bem pouco tempo estava um breu. Desesperanças e medo de rebaixamento. Mas, para obter melhor folga, tudo dependerá dos próximos jogos. Se não houver uma seqüência significativa de vitórias, tudo não passará de paliativo. Por essa razão, nada de euforia. As vitórias devem estimular, mas não tirar o foco da realidade. As jornadas ainda serão muito difíceis, já em razão de os cearenses terem pontuado pouco na primeiro volta. O Fortaleza pega o Coritiba no PV e depois enfrentará o Avaí na Ressacada. Dois desafios muito perigosos. O Ceará pega o Gama no Mané Garrincha e depois recebe o Ipatinga. Portanto, as circunstâncias ainda são bem delicadas, a despeito dos satisfatórios resultados de sábado passado. Tudo bem. Clareou. Hora de manter a luz acesa.
GoleadorO Ceará experimentou momentos difíceis diante do Avaí. Adilson, mais uma vez, teve de mostrar serviço para segurar o barco. Reinaldo, do banco para a vitória. Deu o recado dele. Se o homem foi contratado para fazer gols e o time está precisando... Taí ele.
CruzamentosSérgio Manoel tem sido responsável por cruzamentos perfeitos. Dele, lançamentos que deixam os atacantes no ponto para marcar. Está bem. Reinaldo que o diga no caso do gol da vitória sobre o Avaí. Verdade que Reinaldo teve o mérito de antecipar-se ao zagueiro.
PersonagemHá jogadores que merecem referência especial. Lembrei que o famoso Nelson Rodrigues escrevia ´Meu Personagem da Semana´ na Revista O Cruzeiro. Dirão, talvez, ´É o Novo!´ Mas tudo bem. Pois escolhi como personagem da semana o meia Paulo Isidoro. A desenvoltura que deu ao Fortaleza é tão visível, notória, que ele foi louvado por todos.
MençãoNas entrevistas de Isidoro, observem o quanto é humilde e religioso. O primeiro agradecimento que faz é a Deus. Só depois analisa o jogo. Ganhou as graças da torcida. Claro que todos esperam dele um bom futebol, pois bem conhecido da nossa gente. Mas ele está superando as expectativas.
Queda
Guardadas as devidas proporções, a passagem do técnico Givanildo pelo Brasiliense lembrou a de Knevitz pelo Fortaleza: três jogos, nenhuma vitória. Diferença: Knevitz foi demitido. Givanildo antecipou-se e pediu logo o boné. É o Bobo!
AdversárioO Gama, quando enfrentou o Ceará aqui, levou uma goleada: 3 a 0. Mas ali havia uma situação. Hoje, o Gama tem 38 pontos e quer encostar na turma do G-4. No Estádio Mané Garrincha, o Gama costuma obter bons resultados. Foi lá que aplicou 3 a 1 no Fortaleza.
PequenoO PV será pequenininho, quase nada, para a grande massa de torcedores que irá ver o Fortaleza amanhã. Tudo é motivação. O Leão vem de duas vitórias (seis pontos) e pega o líder, Coritiba, a maior sensação do campeonato. Lamentável não ser no Castelão.
EquilíbrioNo jogo de ida, no Estádio Couto Pereira, o Coritiba aplicou 1 a 0 no Fortaleza, exatamente no dia em que Marco Aurélio fez a bobagem de não levar Rinaldo, punido por atitude que contrariou o treinador. Sem Rinaldo foi ótimo para o Coritiba. Certo teria sido levar Rinaldo, punindo-o no bolso.
ViceAs meninas do futebol brasileiro, sem estrutura, quedaram diante da Alemanha que tem todo um aparato profissional, com patrocínio, liga, campeonato, tudo. Mas as meninas da Canarinho merecem toda o respeito. Talvez a euforia do jogo anterior tenha atrapalhado um pouco.
TristezaVibrar com Marta, chorar com Marta. O golaço inesquecível contra os Estados Unidos. O pênalti perdido, quando poderia ter mudado a história da decisão contra a Alemanha. Marta não merecia situação assim. Lembrou Zico na Copa de 1986, no México. Não sei a razão por que tais coisas acontecem somente com craques.
"A cada vitória assim, passamos a ter ânimo novo. Tudo ainda é possível".
Fernando Lombardi, sobre a classificação na Série B
Zagueiro do Ceará