Matéria-474388

Sem segredos

Desta vez, nada de mistérios. Os técnicos do Ceará e do Fortaleza liberaram as escalações de seus times. Tudo muito transparente. Melhor assim. Costumo dizer, lembrando o técnico Ferdinando Teixeira, que o importante não é a formação que entra, mas a que vai sendo adequada às circunstâncias da partida. Técnico inteligente é o que faz a leitura do jogo e processa as mudanças táticas sem necessariamente queimar substituições. Assim, Heriberto da Cunha e Zetti, no instante em que tomaram suas deliberações com o antecipado anúncio dos times que mandarão a campo, também explicitaram um recado aos respectivos adversários: nada a esconder. Aliás, quando o certame caminha já para a reta final, não há como esconder nada. Todos sabem de cor a composição dos adversários, já pelo número de partidas realizadas. Nesta altura da competição, criar mistério não mais faria sentido.

Simplificação

Cada jogador em seu lugar. Heriberto simplificou. Marcinho na ala esquerda. Arlindo Maracanã na ala direita. Marcos Pimentel na expectativa. Tudo como manda o figurino. A propósito, Marcos Pimentel precisa ser mais regular nas suas apresentações.

Gols

O atacante Rômulo tem sido importante para o Ceará. Seu domínio de bola muitas vezes faz a diferença. Já marcou quatro gols. Teve início mais agudo, entretanto foi atrapalhado por algumas contusões. Chegou a jogar no sacrifício, fora de sua melhor condição física. É grande esperança de gols do Ceará hoje contra o Avaí.

Artilheiro

A propósito de gols, o artilheiro do Ceará, por mais paradoxal que pareça, não é um atacante senão um ala que algumas vezes atuou improvisado na meia. Trata-se de Arlindo Maracanã que já assinalou cinco gols. A rigor, o futebol cearense não anda bem em termos de artilharia na Série B. O melhor ainda continua sendo Rinaldo, ex-Fortaleza, com sete gols. E já faz tempo que Rinaldo foi embora.

Apoio

O melhor goleador do Fortaleza, depois de Rinaldo, é o atacante Cleiton, com cinco gols. Por motivo até hoje não devidamente explicado, Cleiton não teve oportunidade de dar seqüência ao seu trabalho no Pici. Perdeu a posição de titular. Depois, escalado algumas vezes, não mais demonstrou a segurança de antes. Creio ter lhe faltado acompanhamento psicológico adequado.

Ajuste correto

O técnico Zetti também simplificou. Basta ver o time que treinou e a escalação que ele antecipou. Juninho ao lado de César. Pronto. Dois jogadores que conhecem profundamente as condições da área no setor defensivo. Com uma vantagem que sempre cuido de lembrar aqui: a de ter César como opção no ataque, fazendo o papel de homem surpresa. César já marcou quatro gols.

Quarteto

Rogério, Léo, Cristian e Paulo Isidoro. Também por aí o técnico Zetti buscou o melhor disponível. Vejam Paulo Isidoro já entrando de início. Paulo a todos surpreendeu pela bela estréia, sem ter tido sequer tempo para treinar. Agora, com uma semana de treinos, poderá produzir muito mais ainda. A expectativa é boa sobre o desempenho do quarteto.

Afirmação

Quanto a William no ataque ao lado de Rogerinho, cabe uma observação: ao marcar no jogo passado seu terceiro gol com a camisa tricolor, William ganhou a confiança da torcida e de parte da crônica. Até então suas atuações eram alvo de comentários variados, alguns favoráveis, outros nem tanto.

Favorito

O aviador Victor Medeiros é o favorito no Rally das Igrejas, 2ª prova do Campeonato Cearense de Aeronaves 2007. Victor é o atual líder com 20 pontos. A prova, que cobrirá o circuito Aquiraz/Cascavel/Aquiraz, terá início às 10 horas. As aeronaves sobrevoarão as igrejas da região, marcando tempo predeterminado.

"Não existe frescura, somos seres humanos. Estamos jogando no limite".
Souza, criticando a maratona de jogos, Meio-campista do São Paulo