Matéria-470321

Duas frentes

Aqui, o Fortaleza em busca de consolidar o otimismo gerado pela importante vitória sobre o Ceará no sábado passado. Em Maceió, o Ceará enfrentará o CRB (9º), tentando sair da situação de desconforto em que se meteu, desde o resultado adverso diante do Leão. O Fortaleza, em circunstâncias bem favoráveis, enfrenta o Gama (13º). O Ceará pega desafio maior, pois terá de contornar fora de casa os desgastes internos sofridos durante a semana. Duas frentes bem distintas. A Série B do Campeonato Brasileiro não tem dado segurança aos que tentam fazer prognósticos. Tantas as surpresas, tantas as oscilações, que nem mesmo os treinadores se mostram seguros do que podem aprontar ou sofrer a cada rodada. Aliás, as declarações dos técnicos são basicamente a mesma, embora ditas com palavras diferentes: não há jogo fácil nesta competição. É verdade. Tanto faz fora como em casa.

Resultados

Depois que o CRB ganhou do Fortaleza no PV, não mais soube o que é vitória. Empatou com o Santa Cruz (2 x 2), perdeu para a Ponte Preta (2 a 1) e sofreu uma goleada do Ipatinga (4 x 0). São três seguidos resultados sem vitória, intrigando o adversário do Ceará.

Retorno

Amanhã, após período de férias, Paulo Karam estará de volta à sua coluna dominical. Sempre polêmico, incisivo nas suas manifestações, Karam mexe com a galera. Ninguém fica indiferente. E assim ele trafega entre as manifestações que variam da admiração à contestação. Karam não abre mão do seu jeito de criticar, analisar, embora saiba que as reações serão as mais diversas possíveis. É da natureza dele.

Sem vitórias

O Gama, adversário do Fortaleza, está há dois jogos sem vitória. Empatou com o lanterna Ituano (1 x 1) e perdeu para o Brasiliense (2 a 1). Mas contabiliza bom resultado diante do Coritiba, atual líder da competição. Empatou (1 x 1) dentro do Estádio Couto Pereira. Serve de advertência aos tricolores cearenses.

Contribuição

O médico Henrique César procurou dar sua contribuição ao Ceará na esfera administrativa. Assumiu o comando do clube numa situação emergencial. Nobre seu esforço ao ingressar numa área onde não tinha a experiência necessária para conter paixões. Melhor mesmo para Henrique César é ficar na parte específica de sua formação superior, sem risco de desgastes.

Cuidado

Quando Parral estreou, observei a boa qualidade do seu futebol. Todos de olho na sua primeira partida. Estava convencendo, agradando mesmo. Não sei bem o que se passou na sua cabeça, quando fez a bobagem que resultou na expulsão. Agora, nesta segunda oportunidade, espero que Parral tenha mais tranqüilidade e no futebol repita o padrão apresentado.

Núpcias

Hoje, às 20 horas, no Blue Tree Hotel, em cerimônia ecumênica, o casamento dos meus queridos amigos Carla Fernandes (bela repórter e apresentadora da TV Verdes Mares) e Luís Carlos. Apadrinhar o casal é motivo de grande felicidade para mim e para a Bete. Aos noivos, a proteção de Deus. Sempre.

Dedicação

Hoje, faz 60 anos que o pesquisador Airton Fontenele colabora com artigos esportivos para rádio, jornal e tv. Seu primeiro trabalho, a convite do saudoso Blanchard Girão, foi no semanário ´Gool´ (15.09.1947), sob o título ´O Brasil Precisa de Estádios´, engajado na campanha pela construção do Maracanã. Começou a ali sua jornada, que segue ininterrupta até hoje. Parabéns.

Ao vivo

Clodoaldo, o Baixinho bom de bola, ao vivo, hoje, às 21 horas, pela TV Diário. Ele defende o Ceará diante do Crateús (Campeonato Cearense de Futsal). Clodô está numa readaptação. É imperdível vê-lo no novo momento. Narração de Luís Carlos Amaral. Comentários do campeoníssimo Cacá. Reportagens de Andréia Monteiro.

"Ser campeão no Rio, não tenho nem palavras. Não estou nem acreditando ainda".
Luciano Correa
Meio-pesado brasileiros, ouro no Mundial de Judô