É a sina
Novamente, como nos anos anteriores, as contas já estão sendo feitas. Acompanhei diferentes projeções sobre as possibilidade de os times cearenses ainda chegarem ao G-4. Algumas mais pessimistas; outras, nem tanto. Há quem entenda o contrário: a luta agora visa a não descer para a vala comum do rebaixamento. Seria o caso de esquecer a classificação. Pregoeiros do pessimismo de volta. A situação é delicada, mas não de total desespero. Na Série B nacional, exceto dois ou três clubes, não há time tão superior aos concorrentes. Até mesmo o Criciúma, que pintou como sensação do certame, já gora experimenta perigosa queda livre. Alguns mostram crescimento de produção. É o caso da Portuguesa de Vágner Benazzi e o caso do Coritiba. Este até assumiu a liderança. Prefiro dar um pouco mais de tempo, pouco mesmo, para avaliação definitiva. É a sina do futebol cearense: aperto, ano após ano.
ZagaComo mexer na zaga Juninho/Preto, que se comportou tão bem no clássico, garantindo a vitória do Fortaleza? Ficaria César no banco. Ora, isso não é problema Ruim é quanto falta especialista e o técnico parte para improvisações. Tendo sobra, é ótimo para o treinador.
TranqüilidadeA vitória do Fortaleza sobre o Ceará deu ao técnico Zetti ambiente favorável para realizar seu trabalho com tranqüilidade. Antes dessa vitória, Zetti encontrou o time numa turbulência para a qual não contribuiu, ou seja, no período em que Getúlio Vargas foi dispensado. Depois, enfrentou a crise com Simão/Léo/Rogerinho. Complicou-se com a derrota para o CRB. Mas vitória sobre o maior rival tem o condão de afastar qualquer crise.
GoleadorA vantagem de César sobre Preto e Juninho está no fato de César ser mais goleador. Ele já tem quatro gols na competição. Mais do que César, no Leão, só Cleiton com seus cinco gols. É bom frisar que Rinaldo, autor de sete gols, não mais está no Leão. Zagueiro goleador é sempre uma opção a mais, principalmente quando usado como homem surpresa.
EstréiasParral e Silvy já estrearam pelo Fortaleza. Mas descarto a primeira partida de cada um como instrumento de avaliação. Parral, no jogo anterior, foi expulso. E Silvy só entrou na fase final do clássico. Portanto, oficialmente estrearam, sim, mas prefiro dar tempo ao tempo para formar um juízo mais seguro sobre o assunto.
SacrifícioEstá na hora de Vavá encarar todo sacrifício para fazer a parte que lhe cabe na Série B. Há uma carga pesada sobre os ombros de Rômulo que, sozinho, sente dificuldades. O ônus tem de ser dividido com alguém e a pessoa ideal é o atacante Vavá.
Seis mesesVavá perdeu seis meses de jogo em razão da incompreensão de seus procuradores ou empresários. Agora, a continuar neste entra-e-sai, acabará perdendo o restante do ano. Para um jogador profissional isso é péssimo.
Tempo e janelaA vida de jogador é curta demais. Se ele não aproveitar rápido o tempo disponível, melhor será ir logo cantando a música de Chico Buarque: ´O tempo passou na janela, só Carolina não viu´.
Notas & notasHoje, às 19 horas, no Estádio Presidente Vargas, missa pela alma do saudoso Gilvan Dias, inesquecível desportistas. Familiares e amigos em oração./// Corrida e Caminhada (16 km), dia 16 de setembro, domingo. Largada às 07h30min da Cidade Fortal. Informações através dos telefones 3242.5475 ou 87760396.
ArgumentosO técnico Heriberto da Cunha apresentou argumentos que merecem reflexão. Disse que não se pode julgar o Ceará pelo insucesso diante do Fortaleza, mas pelo trabalho de recuperação como um todo. Concordo. O Ceará antes de Heriberto era um desarranjo. Só após a chegada de Heriberto ganhou qualidade, consistência.
RecordandoRecebi com alegria e-mail do ex-goleiro George, que brilhou no Ceará e Ferroviário nas décadas 60/ 70. Ele está com 66 anos bem vividos. Mora em Porto Seguro, Bahia, após alguns anos fora do Brasil. Ele cita o Ceará do seu tempo: ´George, William e Alexandre; Zezinho, Benício e Carneiro; Carlito, Gildo, Ivan Carioca, Ernani e Expedito´. Diz que minha voz lembrava a do Ivan Lima e que o Sebastião Belmino é amigo dele: ´Bicho do mato´, ex-goleiro da escolinha do Ceará dos tempos de Harry Carey´, o maior goleiro que viu em ação. E-mail do George: jornal-porque@uol.com.br
"Estou gozando o que de bom a vida me deu: a alegria de ser EU MESMO".
George
ex-Goleiro do Ceará e Ferroviário