Matéria-464800

Largada

O Ceará começou o retuno tal como começara o turno, ou seja, com vitória sobre o Ituano. A diferença foi apenas no placar: em Itu, o alvinegro ganhou por 3 a 2; no Castelão, 3 a 0. O Fortaleza não teve a mesma sina. Aqui, aplicou 3 a 1 na Portuguesa; no Canindé, o Leão foi roubado. Perdeu por 1 a 0. O gol de pênalti foi arranjado pelo árbitro baiano, Jailson Macedo Freitas: primeiro, Juninho sofrera falta de Diogo, que puxou a camisa do zagueiro tricolor. Esse puxão, o árbitro não viu. Na seqüência do lance, Juninho puxou a camisa de Diogo. Aí o árbitro viu. Lembrei da velha frase do Amando Marques: ´Há coisas que o árbitro vê e há coisas que o árbitro não vê´. No campo do adversário, os chamados ´árbitros caseiros´ (expressão usada pelo crítico Dacildo Mourão) só enxergam a favor do dono da banca. E assim o Fortaleza, nos minutos finais do jogo, sofreu mais uma derrota fora de casa. Desta feita, injusta.

Procedente

O desabafo de Zetti contra o árbitro baiano, Jailson Macedo Freitas, foi procedente. O técnico trabalhou a semana inteira, montado o modelo a ser desenvolvido. Aí, a incompetência do baiano estragou tudo. Não dá mesmo para silenciar diante de grave erro assim.

Alerta

O Ceará jogou bem no primeiro tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Ituano. Gostei da atuação de Arlindo Maracanã. Mas tem tudo são flores. No início da fase final, deu um apagão no Ceará. E o limitado Ituano chegou a incomodar. O golaço de Maracanã (3 a 0) acalmou.

Fora

Pelo futebol do Ceará no primeiro tempo diante do Ituano, com destaque para Leanderson, Maracanã e boa presença de Rômulo e Reinaldo, dá para se pensar em bons resultados na Ressacada e no Barradão, respectivamente contra Criciúma e Vitória. Com o futebol do segundo tempo, nem pensar...

Próximo

O Ceará pegará o Criciúma, que, embora líder, vem caindo de produção. E viu reduzida a dois pontos sua distância para o vice, Coritiba. O Criciúma não vence há quatro jogos. Sinal de que perdeu o pique. Hora de o Ceará tirar proveito.

Resultados

O Criciúma perdeu para o Paulista (3 a 1), Santa Cruz (2 a 1) e São Caetano (1 a 0), todos fora de casa. E empatou em casa com a Portuguesa (2 a 2). Não está mais aquele time arrasador, com seguidas vitórias.

Área

Rômulo e Reinaldo mostraram boa presença de área. Reinaldo fez dois gols no Ituano, enquanto Rômulo perdeu duas grandes oportunidades. Mas os dois estavam lá, importunando os zagueiros do Ituano. Alerta ao atacante Vavá que, não raro, tem problemas de contusão.

Revisão

Vi e revi o teipe do jogo do Fortaleza no Canindé. O Leão fez ruim primeiro tempo. Só por volta de 30 minutos, chutou sua primeira bola a gol (Ígor). Na fase final, melhorou e ousou mais com Rinaldo mais participativo, Rogerinho e Aldivan. Entrada de Cristian não alterou muita coisa.

Estréia

Mateus fez uma defesa espetacular no segundo tempo. Ali mostrou reflexo, rapidez de ação. Na fase inicial, quando Mateus já estava batido, Juninho salvou em cima da linha. É cedo para avaliação definitiva sobre Mateus. Tempo ao tempo. A conferir.

Adversário

O Fortaleza enfrentará o CRB. O time de Alagoas vinha numa significativa ascensão, mas foi surpreendido em casa pelo Santa André. Incrível. O CRB ganhara nove pontos seguidos (4 a 3 no Vitória, 3 a 1 no Ituano e 3 a 1 no Barueri (fora de casa). Dá para entender? Não.

Ao vivo

Hoje, às 09 da noite, a TV Diário mostra Boa Viagem x Horizonte, direto Boa Viagem. Farei a narração. Participações de Sérgio Pinheiro, Lúcio Filho e Dacildo Mourão. De olho na elite 2008.

Foi apenas um pequeno problema, não um desastre.
Lewis Hamilton, sobre o estouro do pneu de seu carro no GP da Hungria, Líder do mundial de Fórmula Um