ÍdolosO futebol cearense está carente de ídolos nascidos aqui na terrinha. De certa época para cá, torna-se quase impossível a presença de um ídolo local, visto que os grandes talentos cedo são levados para os clubes do Sul/Sudeste ou do exterior. Cito caso claro: Dudu, que já foi algumas vezes convocado para a Seleção Brasileira. Ele nem tempo teve de se identificar com clubes locais, pois logo levado por empresários para outras praças. Nos últimos dez anos, o único ídolo cearense nato, que teve seu nome cantado em coro nos estádios, foi Clodoaldo. Nesse período, não houve outro capaz de arregimentar multidões. Fica parecendo apego ao passado quando se recorre aos ídolos cearenses de décadas anteriores como Mozart, Alexandre, Pacoti. Mas não é isso. Hoje, os destaques no futebol cearense são de jogadores vindos de fora. Motivo simples: mínimas as oportunidadas dadas aqui aos valores da terra.
Tempo
Outro fator que contribui para o não surgimento de maior número de ídolos locais é o pouco tempo de identificação. O atleta passa curto período no clube e com ele não faz o que costumo chamar de fusão de imagens. Cito exemplo no tópicos seguinte.
Campeão mundialYarlei, jogador cearense de extraordinário talento, atuou pelo Uniclinic e pelo Ceará. Mas logo partiu em busca de sucesso lá fora. Alcançou glória maior no Boca da Argentina e no Inter de Porto Alegre, com os dois títulos mundiais que ganhou. Poderia ter sido ídolo permanente aqui.
HistóriaYarlei entrou para a história do Inter/RS campeão do mundo. Ídolo querido e aplaudido pelos torcedores do Internacional, visto ter participado do mais significativo momento desse time gaúcho. Yarlei também foi campeão aqui, mas demorou pouco e logo foi embora.
ParedãoOs destaques de fora são importantes. Nada contra a importação, desde que o jogador se integre ao futebol da gente. Adilson, o paredão, é destaque no Ceará. E, pela permanência continuada, ganhou perfeita identificação com o alvinegro.
Cem golsRinaldo é outro jogador de fora que conseguiu identificação direta com um clube cearense, o Fortaleza. Rinaldo é a cara do tricolor. Destaque tão importante que vai chegando ao centésimo gol pelo Leão. É a partir de situação assim que o atleta ascende à condição de ídolo permanente, desde que siga vários anos conjugando sua imagem com a do clube. É o caminho.
MemóriaO destaque se sobressai durante períodos, que podem ser longos ou curtos. Está sempre em evidência pela importância e boas atuações. Mas, se quiser chegar à condição de ídolo definitivo de um time, terá de demorar vários anos no mesmo clube, integrando-se à sua história de conquistas e ganhando espaço na memória dos torcedores.
PassagemClodoaldo jogou pelo Ceará, mas sua imagem está ligada mesmo ao Fortaleza, pela origem e pelo número de títulos que ganhou no tricolor. Ele sabia e sabe disso, como também todos os torcedores do Fortaleza igualmente sabem.
InseparáveisMesmo com a mágoa por Clodô ter ido um dia para o Ceará, a opinião da torcida do Fortaleza sobre a aceitação de um possível retorno ficou divida (50%). São, porém, inseparáveis na história as imagens de Clodô e do Leão.
AcenosHá possibilidade de Clodoaldo acertar com equipes de fora. Creio que será melhor assim. De certa forma, a resistência de parte da torcida do Fortaleza poderia não gerar situação favorável. Se Clodoaldo quer mesmo se recuperar, poderá fazê-lo num outro clube ou em outra praça.
ConclusãoSer ídolo é mexer com a galera até mesmo quando afastado dos gramados. Ser ídolo é gerar polêmica, quer em ação, quer fora de combate. Ser ídolo é mexer com as maiores torcidas do Estado, a favor ou contra. Perdi o número de mensagens que diariamente recebo desde que o Victor Hannover lançou o “SOS Clofoaldo.
"Jogador é pago para jogar. Planejamento é com a direção do clube".
Yarlei
Cearense atacante do Inter/RS