Rumo ao returnoFabiano Gadelha foi do Fortaleza. Não deu certo. Mas está dando certo no Marília. Isso é comum no futebol. Acontece. Um acerta aqui, outro acerta acolá. Val Baiano, Edson Bastos, outros mais. Uma fila interminável. Não sei a razão por que aqui, às vezes, a dificuldade de adaptação é maior. Falta de paciência. Cobrança imediata. Pressa, eterna inimiga da perfeição. Tem jogador que padece mais que outros. Edilson José, conselheiro tricolor, lembrou-me como a torcida pegou Bileu pelo pé. E lá se foi o jogador. Hoje o Fortaleza tem missão de ganhar do Marília. Fabiano Gadelha pelo caminho. Não importa. Os tricolores estão avisados. O Zetti sabe o que terá pela frente: é o time de maior reação na atual Série B. Tomaram-lhe seis pontos, mas ainda assim já tem 32. Seria o líder, com 38. Todo respeito ao Marília, apesar do tropeço deste em casa, na rodada passada, quando perdeu para o Coritiba por 2 a 0.
AtacanteNo Marília está o atacante Alex Afonso, que passou temporada no Fortaleza. Alex alternou bons e maus momentos quando esteve no Pici. De qualquer forma, se ele enfrentar o Leão, a defesa tricolor deve redobrar a vigilância para evitar o efeito Marcos Denner/ Aleluia.
FériasO querido companheiro de trabalho, Paulo Karam, está de férias. Eu o substituirei nas colunas dominicais. Karam tem estilo incisivo, agudo. Gosta de polemizar. É sua maneira de ser, de encarar a vida. Vai recompor energias durante 30 dias, viajando pelo Nordeste. No roteiro, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e a cidade de Salvador que ele adora. Aproveite bem, amigo.
EsperançaO goleiro Douglas, que atuou na partida passada, ganhou ânimo novo na esperança de um dia alcançar a posição de titular no Fortaleza. No início do ano, houve uma matéria especial a respeito disso. Agora, na disputa limpa com Tiago e Mateus, chegou a hora de Douglas mostrar que está pronto para um desafio mais forte.
EscolhaEnquanto alguns dos novos contratados não podem ser utilizadas, o Fortaleza tem que resolver seu problema de gols com os que estão aí disponíveis. Rinaldo e Cleiton têm possibilidades mais definidas, já pelo tempo de ação em conjunto. Mas todos sabem que isso não significa certeza de posição intocável, até porque William também vai entrar nesta salutar disputa.
ObservaçõesNão analisei o jogo Santo André x Ceará, realizado ontem, porque a coluna fechou antes do término da partida. /// Fabiano Gadelha, quando veio para o Fortaleza, foi trazido pelo então técnico tricolor, Luís Carlos Cruz. ///No Marília, os principais artilheiros são Wellington Amorim (sete gols) e Fabiano Gadelha (seis gols).
DefiniçõesA segundona cearense está na fase de definição. Amanhã, às16h:30min, no Estádio Clenilsão, o líder e favorito absoluto, Horizonte, enfrenta Boa Viagem. Segunda-feira, às 21 horas, em Sobral (ao vivo pela TV Diário) Guarany x Crato. Se quiser continuar sonhando com a primeira divisão cearense, o Guarany terá necessariamente de ganhar, pois tem apenas um ponto.
Herói e vilãoO zagueiro Edson Borges viveu seu momento de herói ao marcar três gols na vitória do América/RN sobre o Santos dentro da Vila Belmiro. Aí ele foi recebido com festa em Natal. Depois vieram os fracassos. Edson foi dispensado. E, para aumentar o infortúnio, o STJD o puniu por 120 dias pela agressão contra Diogo Tardelli do São Paulo. Coisas da vida.
Favorito
O piloto Cristino Cordeiro está entre os favoritos na prova aérea que abre hoje o IV Campeonato Cearense (Rally de Aeronaves 2007). A decolagem será às 11 horas no Catuleve em Aquiraz, cobrindo o circuito Prainha/Aracati/Catuleve. Às 16h30min, haverá um show do aviador-sanfoneiro, Waldonys, com seu Rans-S9
RecordandoAconteceu no dia 29 de setembro de 1959 o famoso jogo em que o Bahia eliminou da Taça Brasil o Ceará. Nessa partida Gilvan Dias entrou para a história como autor da mais bela atuação de um goleiro na Fonte Nova. Times: Ceará - Gilvan, William e Alexandre; Cláudio, Claudinho e Carneiro; Carlito, Válter Vieira, Doca, Gilberto e Zezinho. Bahia: Nadinho, Beto e Leoni; Flávio, Vicente e Florisvaldo; Marito, Careca, Léo, Ari e Biriba. Tempo normal: 1 a 1. Gols: Biriba (Bahia) e Doca (Ceará). Na prorrogação, Bahia 1 a 0, gol de Léo. (Colaboração de Wagner das Graças Monteiro).
"Quando você está com jogador a menos, tem que saber parar o outro".
Joel Santana
Técnico do Flamengo